QUALIDADE DE VIDA

Uso de analgésicos e anti-inflamatórios: elevados riscos para sua saúde

analgesicos_remedios3Ao utilizar esses medicamentos comuns você estará jogando “roleta russa” com seu coração. Medicamentos tradicionais como os anti-inflamatórios não esteróides (AINE), bem como medicamentos  anti-inflamatórios de nova geração (inibidores COX-2) têm sido associadas a riscos cardiovasculares. Pesquisadores fizeram uma análise exaustiva de todos os ensaios clínicos randomizados controlados que compararam um medicamentos tipo AINE com um outro AINE ou placebo. A análise incluiu mais de 30 estudos que examinaram um total de mais de 116.000 pacientes. Drogas como o rofecoxib (Vioxx®) e ,,,

lumiracoxibe (Prexige®) foram associados com o dobro de risco de ataque cardíaco, enquanto o ibuprofeno (Alivium®) foi associado com mais de três vezes o risco de acidente vascular cerebral. Etoricoxib (Arcoxia®) e o diclofenaco (como o Cataflan®)  foram associados ao maior risco de morte cardiovascular.

O Eurekalert relata:

” [...] Esses riscos cardiovasculares são preocupantes, porque muitos pacientes têm ambas doenças cardiovasculares e doenças músculo-esqueléticas, o que sugere que seja o momento para uma ampla avaliação do espectro de alternativas.”

Em outra notícia sobre outras drogas, o FDA (órgão americano de controle) pediu que os fabricantes de remédios que contenham paracetamol limitem a dose dessa droga além de adicionar uma advertência sobre a toxicidade para o fígado (hepática) nos rótulos. Tal advertência será um “aviso na embalagem” - o mais forte alerta para um medicamento popular.

A prescrição de acetaminofeno (ou paracetamol, analgésico e antifebril mais conhecido como Tylenol) deve limitar essas substâncias para não mais do que 325 miligramas por comprimido ou cápsula. Atualmente, alguns produtos contêm mais do que o dobro dessa quantidade.

Paging Dr. Gupta relata:
 “A overdose com produtos combinados contendo paracetamol (acetaminofeno) é quase a metade dos casos de insuficiência hepática relacionadas com essa substância nos Estados Unidos, muitos dos quais resultará em transplante hepático ou morte“.

Fontes:
Eurekalert 18 de janeiro de 2011
BMJ 11 de janeiro de 2011; 342: c7086
Paging Dr. Gupta janeiro 13, 2011


Comentários do Dr.Joseph Mercola:

<<Milhões de pessoas dependem de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor da artrite, dores de cabeça, lesões e inúmeras outras condições que causam dor crônica, mas essas drogas estão entre as mais perigosas no mercado>>

Cuidado ao tomar analgésicos comuns se você dá valor a sua saúde cardíaca:

O Vioxx® estava nessa mesma classe de drogas, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e foi retirado do mercado em 2004, após 60.000 pessoas morrerem pelos seus elevados riscos cardíacos.

Eu emiti o primeiro alerta público de que o Vioxx® era perigoso e poderia causar um aumento do risco de doenças cardiovasculares. Essa advertência foi feita em 1999 – um ano antes que a droga fosse aprovada nos EUA e cinco anos antes dela acabar sendo retirada do mercado.

Mais tarde, em 2004, o FDA advertiu que os AINEs, tais como os inibidores da Cox-2: Bextra® (que foi retirado do mercado em 2005), (no Brasil somente utilizado em ambiente hospitalar, NT) e Celebra®, assim como incontáveis variedades de produtos com o naproxeno (Flanax®), o ibuprofeno e a aspirina, também levam a um aumento do risco de problemas cardiovasculares.

Isso está aparecendo muito como um déjà vu, na forma de um novo estudo dos investigadores da Universidade de Berna, na Suíça mostrou que os AINEs levam a um aumento entre duas a quatro vezes maior para o risco de ataques cardíacos, AVC ou morte cardiovascular, observando que só iria acompanhar entre 25-50 pacientes que estavam sendo tratados com AINEs durante um ano o que poderia levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral adicional.

Escolhas arriscadas para alívio da dor

analgesicos_aspirina

Além de aumentar significativamente os riscos para o coração, os AINEs estão associados a graves riscos gastrintestinais, como sangramento do aparelho digestivo, aumento da pressão arterial e problemas renais. Lembre-se, isso se aplica não apenas aos medicamentos de prescrição, como o Celebra®, mas também sobre inúmeros produtos medicamentosos como a Aspirina®, Advil® e Motrin®.

Na verdade, é muito difícil encontrar um método com base em medicamentos para o alívio da dor que não seja sobrecarregado com efeitos colaterais graves. O FDA ainda recentemente limitou a quantidade de acetaminofeno (paracetamol) permitido em produtos de prescrição e acrescentou um aviso de rótulo de embalagem devido a preocupações com a toxicidade hepática.

Esses produtos que contêm paracetamol (Tylenol®) serão agora obrigados a limitar a quantidade da droga para não mais do que 325 miligramas por comprimido, pois seu consumo excessivo é a causa mais comum de insuficiência hepática aguda nos Estados Unidos.

Há inúmeros produtos da linha Tylenol®, que atualmente contém mais de 325 miligramas de paracetamol, no entanto eles não serão incluídos neste novo limite, apesar de serem de fácil obtenção, assim você terá que ficar atento para este risco por sua conta.

Mas não importa que tipo de analgésico que você escolher, o ponto de partida que não pode ser esquecido é que eles não vêm sem riscos! Infelizmente, se você visitar seu médico convencional, com dor crônica, o plano de tratamento em longo prazo inclui normalmente uma combinação de drogas, com o uso de anti-inflamatórias, anticonvulsivantes, relaxantes musculares e possivelmente outros tipos de medicação para a dor.

Em outras palavras, a resposta para o alívio da dor são as drogas, drogas e mais drogas – cada um levantando o risco de sofrer efeitos colaterais potencialmente letais. Existe uma maneira melhor?

Uma abordagem mais segura para alívio da dor

Muitas pessoas apanham o frasco de comprimidos sem pensar ou pensando pouco no que ele poderia fazer com sua saúde a longo prazo. Porém dezenas de milhares de pessoas morrem prematuramente a cada ano como resultado …

É completamente compreensível querer se livrar da dor. No entanto, por favor, entenda que há muitas outras opções em relação aos anti-inflamatórios e analgésicos comuns que são muito mais seguros, embora possam exigir alguma paciência.

Parece muito mais racional procurar abordagens naturais para inflamação, que não o matar ou causar danos permanentes a órgãos e, normalmente, possibilitam realmente evitar uma doença. Minha primeira e mais recente recomendação atual é a astaxantina (pigmento vermelho que dá a cor-de-rosa avermelhada ao salmão, NT). É o mais poderoso anti-inflamatório natural conhecido e profundamente útil para melhorar a saúde do coração e dos olhos.

Aqui estão algumas outras diretrizes que podem ajudar a reduzir ou mesmo eliminar potencialmente, sua DOR, dependendo de sua gravidade:

·  Comece tendo uma alta qualidade, de origem animal, com gordura ômega-3. O meu favorito é o óleo de krill. O ômega-3 contém precursores de mediadores da inflamação chamados prostaglandinas. (Na verdade, isso é como anti-inflamatório trabalham como analgésicos, eles manipulam as prostaglandinas).

·  Eliminar ou reduzir radicalmente a maioria dos cereais e do açúcar de sua alimentação. Evitar açúcares e grãos cereais irá reduzir a sua insulina e leptina. A insulina e a leptina em níveis elevados são uma das principais razões para que a maioria das prostaglandinas inflamatórias sejam produzidas. É por isso que parar com o açúcar e os doces seja tão importante para controlar a sua dor e outros tipos de doenças crônicas.

·  Otimizar a sua produção de vitamina D com uma adequada exposição solar regular, que funcionará através de uma variedade de diferentes mecanismos para reduzir a sua dor.

·  Use instrumentos eficazes para alívio do estresse, (o Dr. Mercola sugere o Emotional Freedom Technique (EFT) . EFT pode resolver o seu anterior traumas emocionais que causam curtocircuitos bioelétricos e que predispõem à disfunção imune).

 Use alternativas mais seguras para o alívio temporário, enquanto você está no processo de implementação das estratégias acima. Por várias sugestões segura e eficaz, link para alternativas anti-inflamatórios.

·  O Dr. Mercola estimula a uma mudança no padrão alimentar baseado num particular tipo de abordagem: (Compreender o seu tipo alimentar é uma ferramenta tem sido trabalhado por Joseph Mercola com milhares de pacientes para reduzir a dor. Se você ainda não está ciente do seu tipo alimentar, utilize  este link para fazer um teste do Nutritional Type) .

Como pode ser visto na lista acima, não há “solução rápida” para tratar a dor, mas isso requer uma mudança de estilo de vida que será um esforço de grande valor – e muito mais seguro do que recorrer a  drogas analgésicas potencialmente letais.

Links relacionados:
NSAIDs Up Risk of Second Bout of Heart Failure
Finally — FDA Admits That ALL Anti-Inflammatories May Kill You
Do You Use Aspirin or Tylenol Regularly? Beware as They Are Linked To Kidney Failure


Artigo comentado por Dr Joseph. Mercola
Tradução: Dr. José Carlos Brasil Peixoto