QUALIDADE DE VIDA

Neuropeptídeos e o alfabeto Emocional

neuropep2Imagine como o sistema imunológico tem que se defender ante o ataque constante a que se vê acometido. Se lhe parece que as bactérias assassinas, as enfermidades gerais e as gripes malignas são permiciosas, você se surpreenderá quando souber que as pesquisas médicas e clínicas concluiram que o inimigo mais temido pelo organismo...NÃO SAO OS MICRÓBIOS...MAS OS PENSAMENTOS E PALAVRAS DE CADA DIA. Quer mais?: há um nutriente de efeitos terapeuticos mais eficaz que as vitaminas, os minerais, as enzimas, os remédios naturais e as ervas medicinais. O AMOR.

O cérebro trabalha constantemente, todos os dias do ano e a toda hora, não fecha nos feriados nem tira férias. A principio, é o computador que dirige o organismo, e regula praticamente cada uma das funçoes do metabolismo e seu equilíbrio quimico.  Desde o sistema nervoso até a atividade sexual, passando por mil atividades que voce nao tem nem idéia, o cérebro é quem manda e esta constantemente criando, automatizando, regulando, equilibrando e mantendo todo o organismo a cada momento do dia.

A ciência ja descobriu que quando se tem um pensamento o cérebro produz substancias que abrem o que se poderia se chamar de janela para a atuação dos sentimentos.

Quando o pensamento é concluido a janela se fecha. Por exemplo, quando se ve a pessoa amada, essa sensação incrível que percorre o corpo nao é outra coisa que uma substancia química. quando se exita sexualmente o seu corpo é levado a liberar outra substancia química, e quando um alguem tenta lhe assaltar, e vem a vontade de reagir de ter consigo uma arma para desintegrar esse safado, esta ira que sente, esse ácido corrosivo que aparece no sistema circulatório, no estômago, essa sensação, é outra substancia enviada pelo cérebro.

Essas substancias segregadas pelos cérebro chamam-se NEUROPEPTÍDIOS.

A biologia leou anos pesquisando este campo e ainda continua.

O que sabemos até agora é que quando se tem um pensamento, o cérebro produz substancias que afetam a pessoa, e o que ela sente é produzido pela assimilação desses neuropeptídeos.

E é aqui que a coisa se torna inquietante:

A ciência médica fez uma descoberta transcendental na última década que passou praticamente despercebida.

Já era sabido que as células do sistema imonológico, como todas as demais, tem compartimentosde descarga em sua membrana para assimilar diversas substancias. O que se descobriu foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, virus, fungos, parasitas, câncer e de todas as enfermidades existe um ponto concreto de carga que recebe dos neuropeptídeos.

O que importa ao sistema imunológico é aquilo que PENSAMOS, por isso a importancia dos pensamentos !!!

O cérebro só cria a doença que conhece e nosso temor em ter uma uma doença é o precursor da criação dela. SOMOS RESPONSÁVEIS pelos nossos sentimentos mais interiores. AS PALAVRAS NOS AFETAM MAIS QUE AS ARMAS. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime nosso sistema imunológico.

ISSO NÁO É TUDO.

neuropep1Ja temos visto que o sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos, raivas, mágoas, as ofenças que escutamos, o amor que nos negamos, enquanto nenhuma célula ou órgão do organismo monitore e responda com uma ação concreta a estas pragas danosas as quais vão se acumulando no órgão que estiver mais fraco. A RESPOSTA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO ESTA CONDICIONADA AO PENSAMENTO. O sistema imunolótico não só escuta, mas REAGE de acordo com o pensamento a este diálogo emocional. As células que defendem nosso organismo tem pontos receptores de neuropeptídeos, as substâncias que produzimos no cérebro com cada pensamento. E a resposta do nosso organismo aos germes patógenos ou ofensas, varia dependendo de que se fortaleça ou debilite o amor por nos mesmos que dará força a nosso sistema imunológico para nos defender e nos manter saudáveis.

TUDO QUE FAZEMOS OU DEIXAMOS QUE NOS FAÇAM TEM CONSEQUENCIAS FÍSICAS !!!!!!!!

PORTANTO...

AME A SI MESMO E....

VIVA POSITIVAMENTE !!!!!!!!!

 

Alfabeto Emocional

 

O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles esta em suas CONDUTAS E ATITUDES.

cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo - explica.

As condutas "S": serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de SEROTONINA. Enquanto as condutas "R": ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências,facilitam a secreção de CORTISOL, um hormônio "CORROSIVO" para as células, que acelera o envelhecimento.

As Condutas "S" geram atitudes "A" - ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação, As Condutas "R" pelo contrário geram atitudes "D" - deperessão, desanimo, desespero, desolação.

Aprendendo esse alfabeto emocional lograremos viver mais tempo e melhor, porque o "sangue ruim" (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.

TENHA UMA EXCELENTE VIDA !!!!!!!!

PLENA DE SEROTONINA !!!!!!!!

 

Fonte: Tirado do livro Common Sense Health and Healing, pelo  Dr. Richard Schulze.
       Internet.