QUALIDADE DE VIDA

Por que um nutricionista não recomenda o sal rosa do Himalaia

salima112/04/2023, por Julie Hambleton - O Sal Rosa do Himalaia tem realmente passado por um momento nos últimos anos. As pessoas parecem não se cansar disso, seja comendo ou comprando lamparinas de sal para ajudar a “purificar” o ar em suas casas. Embora o sal seja uma escolha popular ...

para muitas pessoas, os nutricionistas estão começando a alertar contra isso. Estas são as razões. O que é o sal rosa do Himalaia? É um tipo de sal marinho não refinado que vem do sopé do Himalaia no Paquistão. A cor rosa vem de minerais como magnésio, ferro, cálcio e potássio. Não é um sal comum, mas vem ganhando popularidade há anos. Tem muitos usos, incluindo cozinhar e desodorizar sapatos. Muitas pessoas também o utilizam na água do banho ou até mesmo para escovar os dentes. (1)

O sal rosa do Himalaia pode ser encontrado na maioria dos supermercados ou lojas de produtos naturais. Você pode até vê-lo na Amazon ou no eBay, onde os vendedores o oferecem para venda em grandes quantidades.

Quais são as alegações de saúde feitas sobre isso?

Os defensores afirmam que este sal tem mais minerais do que o sal de mesa regular porque contém menos cloreto de sódio (sal). Eles dizem que esses minerais podem ajudar a melhorar sua saúde e prevenir doenças. Os defensores também afirmam que o sal rosa do Himalaia é livre de aditivos e produtos químicos nocivos encontrados em outros tipos de sais marinhos não refinados. (2)

Como as pessoas usam esse sal?

As pessoas consomem sal rosa do Himalaia de várias maneiras. Algumas pessoas gostam de adicioná-lo à comida, enquanto outras gostam de usá-lo como sal de banho ou para cuidar da pele. Os defensores afirmam que esse tipo de sal pode ajudar a melhorar sua saúde de várias maneiras, incluindo:

Aumentar o metabolismo e os níveis de energia
Combatendo patógenos causadores de doenças
Protegendo contra os radicais livres
Ajudar com dores musculares e cãibras
Ajudando na perda de peso

Essas alegações, no entanto, não têm muitas evidências científicas para confirmá-las. Além disso, os especialistas estão começando a alertar as pessoas contra o consumo do sal.

Por que os especialistas estão começando a alertar contra isso?

Um dos motivos é que ainda é apenas sal - você deve limitar a ingestão de todos os tipos de sais de mesa porque eles podem ter alto teor de sódio e causar retenção de líquidos. Também sabemos que consumir muito sal pode causar hipertensão e doenças cardíacas, que é uma das principais causas de morte prematura na América do Norte. Uma segunda razão é que alguns especialistas estão preocupados com a possível presença de metais pesados como alumínio, silício e enxofre no sal rosa do Himalaia. Os metais pesados têm sido associados a sérios problemas de saúde, como a doença de Alzheimer, danos nos rins e câncer.

Quais são os perigos para a saúde de consumir metais pesados?

Consumir muito alumínio pode levar a danos cerebrais e até à morte em casos graves. Também pode causar perda de memória, convulsões e danos cerebrais.

O envenenamento por chumbo é outra causa comum de morte por toxicidade de metais pesados. Isso pode acontecer quando você ingere tinta com chumbo ou fumaça da queima de gasolina com chumbo. Finalmente, o cádmio tem sido associado a doenças renais e osteoporose porque pode liberar cálcio dos ossos.

Conclusão

As evidências de que o sal rosa do Himalaia é melhor para você do que o sal comum não são comprovadas e são anedóticas. Mais pesquisas agora mostram a ameaça potencial do consumo de metais pesados quando você come esse tipo de sal. Embora qual tipo de metal pesado e quanto está no sal sejam diferentes, por que correr o risco? Finalmente, o sal rosa do Himalaia ainda é sal. Ainda contém sódio. Só porque alguém diz que pode haver certos benefícios para a saúde, não significa que você pode usá-lo com abandono imprudente. No final do dia, o consumo excessivo terá o mesmo efeito em seu coração que qualquer outro sal. Portanto, talvez apenas siga o que todos sabemos ser um bom conselho: escolha sal de mesa comum e use-o com cautela.

Fontes

1 - “Passe o Sal (Mas Não Essa Coisa Rosa do Himalaia).” Medicina Baseada na Ciência. Hall Harriet. 19 de agosto de 2014.

2 - “Os perigos ocultos no sal rosa são bastante alarmantes…” Corpo e Alma. Melissa Méier. 26 de novembro de 2021.

Fonte: https://theheartysoul.com