UFOLOGIA

O incidente relacionado à ufologia em Trans-en-Provence

provenceufo topoHá 38 anos, em 8 de janeiro de 1981, um avistamento na França se tornou um dos casos mais minuciosamente registrados e enigmáticos de fenômenos aéreos não identificados. No entardecer daquele dia, aproximadamente às 17 horas, o agricultor Renato Nicolai, residente da localidade francesa de Trans-en-Provence, estava ocupado em suas tarefas no campo. De repente, ele ouviu um estranho zumbido e observou uma vasta estrutura voando e descendo lentamente na direção do solo. Seguindo seu relato, Nicolai conseguiu se aproximar a tempo de presenciar o pouso da misteriosa nave. Subitamente, o objeto começou a produzir um zumbido mais intenso e constante. Com grande rapidez, elevou-se novamente até a altura das árvores e partiu em direção ao nordeste, deixando vestígios de queimaduras no solo. Toda essa sequência de eventos ocorreu em um período de cerca de 40 segundos. De acordo com o relato de Nicolai, a embarcação tinha a configuração de dois pratos invertidos conectados por uma borda. Sua coloração assemelhava-se ao chumbo e suas dimensões correspondiam a aproximadamente 1,8 metro de altura e 2 metros de diâmetro. A estrutura também apresentava características que se assemelhavam a pés e dois círculos que possivelmente funcionavam como portas.

 
 
 

provenceufo1


Local em que o objeto teria pousado

Contudo, o agricultor não considerou a possibilidade de ter avistado seres extraterrestres. No dia subsequente, convencido de que se tratava de um artefato em fase de experimentação pelas forças militares, Nicolai comunicou o incidente às autoridades militares francesas, que coletaram amostras de solo e vegetação. Posteriormente, o caso foi encaminhado ao GEPAN (Grupo de Pesquisa de Fenômenos Aeroespaciais Não Identificados). A análise realizada pelo GEPAN revelou que o solo havia sido comprimido por um volumoso objeto com uma estimativa de peso de 4 a 5 toneladas, além de ter sido submetido a temperaturas que variaram de 300°C a 600°C. Também foram identificados traços de fosfato e zinco nas amostras.

As folhas examinadas pareciam ter sido submetidas a um impacto considerável, sofrendo danos notáveis – o teor de pigmento de clorofila nas áreas afetadas diminuiu em até 50%. Além disso, as folhas jovens apresentavam características bioquímicas semelhantes às de folhas mais maduras. Segundo as conclusões do GEPAN, não foram detectados indícios de radiação, mas sim de uma potente influência eletromagnética no local. De acordo com a interpretação do grupo, é necessário, no mínimo, reconhecer que um evento de grande magnitude ocorreu naquele local.

No entanto, o GEPAN admitiu que fenômenos atmosféricos ou geológicos poderiam ser responsáveis pelas alterações observadas nas amostras. Por outro lado, um relatório policial aventou a possibilidade de que a marca deixada no solo se assemelhava à impressão de um pneu de veículo. O caso de Trans-en-Provence, como ficou conhecido, permanece como um dos registros mais minuciosos de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados em toda a história. Apesar dos esforços investigativos empreendidos, nenhuma explicação definitiva foi alcançada, deixando o incidente envolto em mistério e sem solução até o presente momento.

REFERENCIAS: Aventuras na História

                        UFO HOJE

                        Blog alien