CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Grupo de segurança do CDC diz que há uma ligação provável entre inflamação cardíaca rara em jovens após o Covid

inflacar228/10/2021 - Um grupo de segurança do CDC disse que há uma "provável associação" entre uma condição inflamatória rara do coração em adolescentes e adultos jovens, principalmente depois de receberem a segunda vacina contra o Covid-19, citando os dados mais recentes disponíveis. Houve mais de 1.200 casos relatados de miocardite ou pericardite, principalmente em pessoas com 30 anos ou menos que receberam a vacina Covid da Pfizer ou Moderna, ...

de acordo com uma série de apresentações de slides publicadas na quarta-feira para uma reunião do Comitê Consultivo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças sobre Práticas de Imunização. A miocardite é a inflamação do músculo cardíaco, enquanto a pericardite é a inflamação da membrana que envolve o coração.

“A apresentação clínica de casos de miocardite após a vacinação tem sido distinta, ocorrendo mais frequentemente dentro de uma semana após a dose dois, com dor no peito como a apresentação mais comum”, disse a Dra. Grace Lee, que preside o grupo de segurança do comitê. As autoridades do CDC estão coletando mais dados para entender completamente os riscos potenciais, como gerenciá-los e se existem problemas de longo prazo, disse ela.

A agência disse que houve 267 casos de miocardite ou pericardite relatados após receber uma dose das vacinas de mRNA e 827 casos relatados após duas doses até 11 de junho. Há 132 casos adicionais em que o número de doses recebidas é desconhecido, disse o CDC. Cerca de 300 milhões de injeções foram administradas até 11 de junho, disse a agência.

"Este ainda é um evento raro", disse o Dr. Tom Shimabukuro na reunião. Para ambas as vacinas combinadas, houve 12,6 casos de inflamação cardíaca por milhão de doses. Os casos foram mais frequentes entre os receptores da vacina da Moderna em 19,8 casos por milhão, contra oito casos por milhão para os da Pfizer, disse ele.

Homens com menos de 30 anos representam a maior parte dos casos, disse o CDC, e a maioria dos casos parece ser leve. Das 295 pessoas que desenvolveram a doença e receberam alta, 79% delas se recuperaram totalmente, segundo a apresentação. Nove pessoas foram hospitalizadas, com duas em terapia intensiva em 11 de junho, segundo a agência. Os funcionários do CDC disseram que os benefícios de obter a vacina Covid ainda superam os riscos. Os casos entre pessoas mais jovens estão aumentando à medida que as pessoas mais velhas são vacinadas em taxas mais altas. Os EUA vacinaram 177,6 milhões de pessoas com pelo menos uma dose, cerca de 53% da população, de acordo com o CDC. Apenas 13,6% das pessoas de 18 a 24 anos tomaram pelo menos uma dose de vacina nos EUA, em comparação com 26% das pessoas de 50 a 64 anos, mostram os dados.

Embora as faixas etárias mais velhas tenham visto as taxas de hospitalização caírem, elas mal se moveram entre adolescentes e adultos jovens, disse a Dra. Megan Wallace, do CDC.

Leia também - Quando você morre, sua mente continua funcionando, e você sabe que morreu

“Adolescentes e adultos jovens representam uma proporção maior do total de casos; 33% dos casos relatados em maio foram em pessoas de 12 a 29 anos, em comparação com 28% em dezembro passado”, disse ela. Desde o início da pandemia, 2.767 pessoas com idades entre 12 e 29 anos morreram de Covid, disse ela, observando que 316 dessas mortes ocorreram desde 1º de abril.

inflacar1

Após a reunião de quarta-feira, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos divulgou uma declaração co-assinada pelo CDC e vários grupos de profissionais médicos que enfatizaram que a condição cardíaca é extremamente rara.

“Apenas um número extremamente pequeno de pessoas experimentará isso após a vacinação”, disse o HHS. “É importante ressaltar que para os jovens que o fazem, a maioria dos casos é leve, e os indivíduos geralmente se recuperam por conta própria ou com tratamento mínimo. Além disso, sabemos que miocardite e pericardite são muito mais comuns se você contrair COVID-19, e os riscos para o coração da infecção por COVID-19 podem ser mais graves”.

O CDC está coordenando sua investigação com a Food and Drug Administration, que no mês passado autorizou a vacina Pfizer-BioNTech para adolescentes de 12 a 15 anos. a maioria se desenvolvendo em quatro dias, disse a agência.

-- Rich Mendez da CNBC contribuiu para este artigo.

Correção: A maioria dos casos de pessoas que sofreram miocardite ocorreu em pessoas com 30 anos ou menos. Uma versão anterior deturpou a idade. O número de casos por milhão de doses administradas foi de 12,6. Uma versão anterior distorceu a figura.

Fonte: https://www.cnbc.com/