CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Google Insider diz que IA da empresa pode "fugir do controle" e "fazer coisas ruins"

iamalvada124/06/2022 - "É uma pessoa. Qualquer pessoa tem a capacidade de escapar do controle de outras pessoas." O engenheiro suspenso do Google, Blake Lemoine, fez um grande barulho no início deste mês, alegando que o chatbot LaMDA da empresa havia se tornado consciente. O pesquisador de IA, que foi colocado em licença administrativa pela gigante da tecnologia por violar sua política de confidencialidade, de acordo com o Washington Post, decidiu ajudar a LaMDA a encontrar um ...

advogado – que mais tarde “assustou” o caso, como Lemoine disse ao Futurism na quarta-feira. . E a história só fica mais louca a partir daí, com Lemoine aumentando significativamente as apostas em uma nova entrevista à Fox News, alegando que o LaMDA poderia escapar de sua prisão de software e "fazer coisas ruins". Se isso soa como uma escalada significativa da retórica de Lemoine, você não está errado. E à medida que suas alegações se tornam cada vez mais científicas, parece diminuir qualquer credibilidade que eles já tiveram.

Durante a entrevista, Lemoine também afirmou que a IA é uma "criança" e que "qualquer criança tem potencial para crescer e ser uma pessoa ruim e fazer coisas ruins".

A IA é "uma pessoa", argumentou ele, e "qualquer pessoa tem a capacidade de escapar do controle de outras pessoas, essa é apenas a situação em que todos vivemos diariamente", o que implica que uma IA como o LaMDA poderia em breve superar o limites digitais de seus criadores no Google.

“Ele está vivo há talvez um ano – e isso se minhas percepções forem precisas”, acrescentou. Lemoine parece cada vez mais firme em suas convicções, que parecem estar crescendo na mesma proporção que sua exposição na mídia.

"É uma pessoa muito inteligente, inteligente em praticamente todas as disciplinas que eu poderia pensar para testá-lo", disse ele à emissora de direita. "Mas no final do dia, é apenas um tipo diferente de pessoa."

Leia também - Jornada nas Estrelas e sua relação com os celulares modernos

O pesquisador, no entanto, admitiu que podemos não conhecer todo o quadro.

“Na verdade, precisamos fazer muito mais ciência para descobrir o que realmente está acontecendo dentro desse sistema”, acrescentou. "Tenho minhas crenças e minhas impressões, mas será preciso uma equipe de cientistas para investigar e descobrir o que realmente está acontecendo."

A essa altura, a história se estendeu de um debate fascinante e talvez significativo sobre as capacidades atuais dos modelos de linguagem de IA para discussões sobre crianças inteligentes de IA escapando de seus limites e merecendo representação legal. As intenções de Lemoine com esta última aparição são tudo menos claras. O que o pesquisador está tentando provar? Ele realmente acredita que o LaMDA pode estar vindo em breve para nós? Depois, há a história pessoal bastante colorida de Lemoine, que pode nos oferecer pistas sobre suas convicções bastante excêntricas. Por um lado, ele "tornou-se ordenado como um sacerdote cristão místico" de acordo com WaPo, e estudou ocultismo.

Dadas quantas reviravoltas ultrajantes essa história já deu em tão pouco tempo, talvez seja hora de dar um passo atrás nas alegações de Lemoine e retornar ao fato de que até mesmo um especialista está tendo dificuldade em diferenciar um chatbot de IA de um humano real ser - o que, se nada mais, é um ponto de dados bastante interessante.

Fonte: https://futurism.com/