CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Chat GPT: o que é, como funciona e como usar

gpt topo03/02/2023, por Wikerson Landim - Inteligência artificial promete ser uma revolução capaz de rivalizar até mesmo com o Google, mudando a maneira como nos relacionamos com a tecnologia. Se hoje você faz pesquisas e encontra sites usando o Google, pode ser que no futuro o Chat GPT seja a sua primeira opção. A ferramenta de inteligência artificial lançada no final de 2022 se tornou um sucesso e deixou os concorrentes assustados. Mas, afinal: o que é, como funciona e como usar o Chat GPT? Preparamos um artigo especial para tirar todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta. Ao menos por enquanto, o uso é completamente gratuito, mas planos pagos já estão sendo lançados. A inteligência artificial do Chat GPT pode ser integrada em diversos outros aplicativos e serviços, o que pode representar uma mudança de paradigma em muitos sentidos.

O que é o Chat GPT?

O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”. O algoritmo do Chat GPT teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, tendo sido criado com foco em diálogos virtuais. A ideia é que ele pudesse aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente. O sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.

A arquitetura do Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto.

E quem é o dono do Chat GPT?

A organização OpenAI, criada em 2015, em tese é sem fins lucrativos, e vem recebendo aporte financeiro de diversas empresas com objetivo de desenvolver a tecnologia. Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX, é também um dos cofundadores da OpenAI, mas deixou a empresa. Além dele, estão na lista Sam Altman, que está à frente das operações; Peter Thiel, cofundador do PayPal; e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros.

Leia também - A praga do email marketing

Como funciona o Chat GPT?

Como toda inteligência artificial, o Chat GPT se alimenta de informações que coleta na internet. Portanto, o que está disponível na internet atualmente é a base de dados do algoritmo. Baseado em padrões e no cruzamento das informações, o Chat GPT transforma as querys, os questionamentos dos usuários, em respostas. O grande diferencial aqui é que essas respostas podem ser criativas. Por exemplo, ao perguntar sobre um determinado assunto, diferente do que ocorre em um mecanismo de busca, que apenas retorna os resultados, o Chat GPT é capaz de contextualizá-los e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e assim por diante.

Além disso, o algoritmo pode ser integrado a outros aplicativos por meio de uma API, transformando a experiência do usuário. Em outras palavras, não será necessário acessar um determinado site e fazer as suas perguntas: elas podem ser incorporadas em serviços como o Microsoft Word, o WhatsApp, chatbots de atendimento e assim por diante.

Como usar o Chat GPT?

Se você nunca teve a oportunidade de testar o Chat GPT, aqui vai o passo a passo para usar a ferramenta. Vale lembrar que o Chat GPT já está disponível em português, o que facilita a vida dos brasileiros. Outra menção é importante é o fato de que a o Chat GPT é gratuito, mas devido ao grande volume de acessos o serviço tem encontrado algumas instabilidades.

Planos pagos já estão disponíveis e custam cerca de US$ 20 por mês – o equivalente a aproximadamente R$ 100, mais impostos. A principal vantagem de pagar é ter acesso prioritário ao algoritmo, mesmo em momentos nos quais a plataforma se mostra congestionada.

Passo 1. Acesse o site oficial do Chat GPT neste link: https://openai.com/blog/chatgpt/

Passo 2. Na página inicial, clique em “Try Chat GPT”.

gpt1a

Passo 3. Na tela seguinte, clique em “Log In” para fazer seu login na plataforma.

gpt2a

Passo 4. O sistema permite que você o acesse de três formas. 1) com uma conta Google; 2) com uma conta Microsoft; 3) criando uma conta na plataforma. Escolha qual das opções mais agradar.

gpt3a

Passo 5. Na tela seguinte, digite nome e sobrenome e clique em “Continue”. Ao fazer isso você concorda com os termos de uso do serviço e confirma que tem mais de 18 anos.

Passo 6. Insira o seu número de telefone para verificação. Não se esqueça de adicionar o DDD e o código do país. Clique em “Send Code”. Você receberá o código de seis dígitos por mensagem de texto no seu celular.

gpt4a

Passo 7. Pronto! Agora é só digitar as perguntas que você desejar no campo de busca, localizado no rodapé da página.

gpt5a

Chat GPT não é perfeito, mas será aperfeiçoado

Ainda não é possível se basear no Chat GPT para tomar todas as suas decisões. Isso porque os próprios criadores da plataforma alertam que as respostas dadas por ele podem ser imprecisas e o mecanismo ainda se encontra em fase beta. Portanto, ainda que os resultados sejam próximos do ideal, erros podem acontecer.

Leia também - Híbridos de seres humanos com animais

Os textos escritos pela plataforma, especialmente em português, ainda têm uma qualidade abaixo do conteúdo produzido por um profissional. Entretanto, a expectativa é que a inteligência artificial evolua e com o tempo possa escrever textos mais complexos e mais difíceis de serem identificados como gerados por uma máquina.

gpt6a

O sistema conta ainda com recursos que impedem o uso da ferramenta de forma nociva. São evitados termos chulos e mesmo conteúdo que possa reforçar estereótipos ou aspectos de preconceito também não é aceito. O sistema foi alimentado com informações sobre o que ocorreu até 2021: eventos a partir dessa data, portanto, não são compreendidos pelo algoritmo, uma vez que ele não tem uma base de dados posterior.

Faça o teste: pergunte algo sobre a Copa do Mundo de 2022 e você verá que as respostas serão imprecisas, vagas ou incorretas.

gpt7a

Por que o Google está preocupado com o Chat GPT?

Líder no mercado de buscas há algumas décadas, a Google pela primeira vez vê seu principal produto ameaçado. O temor é de que as pessoas troquem o Google pelo Chat GPT, o que acendeu um sinal de alerta na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. Até mesmo Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, foram chamados de volta para atuar no dia a dia da empresa visando encontrar soluções que possam combater de imediato essa ameaça. A Amazon também não quer que seus funcionários compartilhem códigos com o Chat GPT.

A expectativa é que o Google incorpore a tecnologia do Chat GPT em seu mecanismo de busca ou, ainda, apresente uma alternativa similar, permitindo que os usuários “conversem” com o mecanismo de busca, além de fazerem as pesquisas convencionais. Vale lembrar ainda que usuários mais jovens têm deixado de lado o Google e feito pesquisas diretamente em redes sociais como o TikTok ou o Instagram. Portanto, podemos estar diante de uma mudança de paradigma com relação à forma como as pessoas buscam informações.

Por outro lado, empresas como a Microsoft veem no Chat GPT uma grande oportunidade de se diferenciar no mercado. A companhia de Redmond planeja incluir recursos de inteligência artificial no Windows 11 e em todos seus produtos já existentes, como o Bing, o Microsoft Word e o Microsoft Teams. Já a Meta preferiu desdenhar do Chat GPT, dizendo que ele não é nada revolucionário. Além disso, novos mecanismos de busca mais aperfeiçoados podem surgir. Na China, o Baidu também promete lançar a sua versão do Chat GPT.

Chat GPT vai transformar a maneira como escrevemos?

Ainda é cedo para fazer qualquer tipo de afirmação nesse sentido. As primeiras experiências com a tecnologia mostram que os textos produzidos ainda têm uma qualidade inferior àquela das publicações escritas por profissionais. Sites de notícia internacionais como o CNET fizeram experiências utilizando chatbots para escrever textos sobre relatórios financeiros e o resultado foi a publicação de textos com imprecisões, o que pegou mal para a empresa.

Por outro lado, o BuzzFeed anunciou a demissão de redatores e informou que utilizará mais o Chat GPT para criar conteúdos baseados em listas ou testes. A resposta do público à mudança não foi positiva, mas há que se aguardar os resultados para entender qual será o impacto da adoção desse tipo de tecnologia nas redações.

Por fim, escolas e universidades estão em alerta para evitar que estudantes utilizem o Chat GPT para fazer trabalhos escolares e acadêmicos. De fato, deixar uma inteligência artificial substituir o pensamento pode impactar negativamente no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes no futuro. Entretanto, os meios para se descobrir textos que foram criados na plataforma ainda não funcionam muito bem, dificultando o trabalho dos professores.

Como usar o Chat GPT para estudar para provas e concursos?

Listamos algumas sugestões de como usar o ChatGPT para estudar para provas e concursos. Sim, professores, o ChatGPT pode ser benéfico para os estudantes, desde que utilizado da maneira correta. Ele pode até mesmo ajudar você, professor, a preparar suas aulas. Fazer resumos, tirar dúvidas sobre livros, ter ideias para o TCC ou até mesmo criar simulados sobre temas específicos são algumas das possibilidades.

 

Entenda como o Chat GPT está acessível e pode ajudar os pequenos negócios

gpt8a

08/02/2023 - Do atendimento ao cliente ao uso nas estratégias de marketing, a ferramenta apresenta muitas possibilidades para os empreendedores. As novas tecnologias estão impactando cada vez mais o dia a dia das pessoas e podem ser uma aposta transformadora também para os pequenos negócios. Dessa vez, a sensação do momento é o Chat GPT, um algoritmo baseado em inteligência artificial que oferece ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas sobre os mais diversos assuntos.

A ferramenta foi criada por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”. Basicamente o recurso é capaz de realizar infinitas tarefas, desde escrever artigos e notícias e redações escolares até criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs em códigos, traçar estratégias de vendas, compor músicas e produzir teses acadêmicas.

Se engana quem pensa que essa inovação só pode ser usada por grandes empresas com nomes reconhecidos no mercado. Ao contrário, a facilidade de acesso e a possibilidade de consultar de temas simples até questões mais complexas traz uma gama de oportunidades para as micro e pequenas.

"O ChatGPT trará inúmeros benefícios para os pequenos negócios, reduzindo custos estratégicos e operacionais por meio desta tecnologia. Suas aplicações no campo do marketing, das finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas pode aumentar a sua receita e reduzir os custos”, opina a analista do Sebrae e engajadora do Ecossistema de Inovação no Brasil, Cristina Araújo.

Mas, como os donos de pequenos negócios podem surfar nessa onda tecnológica da inteligência artificial? A boa notícia é que existem várias maneiras de aproveitar a tecnologia de chatbots. O Sebrae listou algumas das possibilidades que podem ser exploradas pelos empreendedores:

• Atendimento ao cliente: uso de chatbot para responder a perguntas frequentes dos clientes e fornecer informações sobre seus produtos ou serviços.

• Marketing automatizado: os chatbots podem enviar mensagens personalizadas e ofertas especiais aos clientes.

• Processos internos: é possível automatizar tarefas repetitivas, como agendamentos e pedidos, por meio dos chatbots.

• Análise de dados: Coletar e analisar dados dos clientes para entender melhor suas necessidades e qualificar a experiência do cliente também pode ser uma estratégia.

• Integração de aplicativos: o chatbot pode ser integrado com outros aplicativos, como CRMs, para aprimorar a eficácia dos processos.

Para além dessas alternativas, Cristina destaca a tecnologia pode ser aplicada ainda na elaboração de conteúdo de marketing, brainstorming de ideias, automatização do processo de vendas e o aumento do envolvimento do cliente, levando a uma maior fidelidade e retenção.

Porém, como toda novidade tecnológica existem controvérsias em relação à regulação do uso da nova ferramenta. “Entusiastas da ciência e tecnologia dividem opiniões quando se fala sobre a substituição do homem pela máquina”, alerta a especialista do Sebrae. A tendência baseada em deep learning ou machine learning já é uma realidade em muitos setores da economia e já está gerando novas profissões e eliminando algumas outras.

 

Chat GPT: chegou o uso da Inteligência Artificial na sua mais moderna forma, fácil e prático

 

30/01/2023 - CHATGPT É um modelo super avançado para criação de textos. Você já pensou em interagir de verdade com um robô? Não aqueles chatbots feitos para para ajudar os usuários na interação com serviços ou aplicativos Web por meio de texto, gráficos ou voz. Estou falando do ChatGPT, serviço que utiliza IA – Inteligência Artificial de maneira incrivelmente a range te e rápida! CHATGPT É um modelo super avançado para criação de textos.

Vou explicar melhor: o GPT como vem sendo apelidado foi “treinado” com o uso de inúmeros tópicos e estilos para, assim, conseguir gerar textos escritos de forma autônoma, natural e coerente, com compreensão e capacidade de reproduzir o contexto, como se fosse escrito por um ser humano.

Ele pode responder perguntas, escrever histórias, descrever imagens, criar slogans, campanhas, roteiros legendas e muito mais. Uma de suas principais vantagens é a capacidade de entender e reproduzir o contexto de um diálogo, o que significa que ele pode entender o que foi dito anteriormente e responder de forma coerente e relevante. Além disso, ele também aprende com as perguntas e respostas e melhora a entrega se adaptando a diferentes situações e tópicos.

Acredito que num futuro breve o ChatGPT deverá incluir microfone e alto-falante, como evolução para o que entendemos hoje como assistente virtual.

O ChatGPT foi criado pelo unicórnio OpenAI, uma organização sem fins lucrativos baseada em São Francisco, que desenvolve pesquisas na área de Inteligência Artificial e tem o objetivo de desenvolver a AI de maneira responsável. A empresa foi fundada em 2015 por um grupo de empresários, pesquisadores e filantropos, incluindo Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman, Ilya Sutskever e Wojciech Zaremba. O projeto do ChatGPT está obtendo tamanho sucesso, que em uma semana teve 5M de downloads e deve receber um investimento de US$ 10 milhões da Microsoft.

Leia também - Cobra gigante engole dentista que pescava. Fatos extraordinários sobre a Sucuri

O ChatGPT é um chatbot autônomo super avançado com Inteligência Artificial, capaz de criar textos do zero que foi treinado com o uso de uma grande quantidade de textos disponíveis na internet, com notícias, fóruns, livro e muito mais, num total de 570 GB de texto, o equivalente a cerca de 40 bilhões de palavras. A Open AI usou uma técnica chamada “transfer learning”, ou seja, o modelo primeiro foi treinado em tarefas específicas como prever a próxima palavra em um texto, a partir da compreensão do significado das palavras e frases, para posteriormente ser adaptado para tarefas como responder perguntas ou criar histórias.

Ele foi projetado com base numa arquitetura chamada “transformer”, que inclui camadas de atenção e processamento de linguagem para entender o significado das palavras no texto de entrada e assim gerar o texto de saída de forma autônoma. Por ser altamente flexível e poderoso, tem sido utilizado em diversas aplicações, como: Assistente virtual Geração de conteúdo automatizado, Redação de relatórios, Tradução automática, Pesquisa Científica, Criação de roteiros entre muitos outros exemplos.

Como a Inovação é intrínseca a qualquer tipo de utilização de AI, este modelo é continuamente aprimorado para beneficiar cada vez mais inúmeros outros setores. Estamos diante de uma ferramenta valiosa para empresas e organizações de todos os tipos, que se tornará ainda mais poderoso com a ampliação de sua utilização em conjunto com a sua capacidade de aprender, compreender e reproduzir contextos.

Bem Vindos ao futuro!

Fonte: https://mundoconectado.com.br
           https://agenciasebrae.com.br/
           https://exame.com