LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

A Floresta de Bambus de Kyoto

bambu4Um verde estonteante e uma suavidade no ar. Os turistas dizem não esquecer a experiência de visitar o fantástico lugar. O “bosque” transmite uma sensação acolhedora e pacífica e uma estética única. Localizado no bairro de Arashiyama, periferia da cidade de Kyoto, Japão, o local é um fascinante ponto para passeios e pessoas que buscam paz interior. Os passeios entre os bambus proporcionam uma vista incomum e pitoresca.  A árvore é usada pelos artesãos japoneses há séculos em copos, hashi (os famosos pauzinhos usados na alimentação ...

como talher) e diversos itens do cotidiano. A forma simples do bambu, porém estética, é alvo de designers e decoradores, além de ser usado em instrumentos musicais e em armas nas artes marciais. 

Leia também - A Vila de Haid Al-Jazil, no Iêmen

Por volta do século X o bambu já era utilizado como parte importante da cultura japonesa e considerado um “material fino e incomparável”, usado na época na construção das casas, lanças, flechas, ornamentação de panelas e até em apitos. A planta é classificada como incrivelmente forte e durável. Pesquisas demonstram que o bambu possui grande resistência à tração e fornece resistência à compressão quando misturado com concreto, além de ser “indigesto” para os cupins.Pesquisas em universidades japonesas demonstraram experimentalmente que casas construídas com bambus conseguem suportar terremotos de 9 graus na escala Richter.

bambu2

bambu3

Parece mentira, mas algumas espécies de bambus conseguem crescer 1,20 metro em apenas 24 horas! A planta consegue regenerar sua massa total em apenas 6 meses após ser cortada, enquanto árvores “comuns” levam de 30 a 50 anos. O bambu pode ser colhido de três em três anos sem provocar nenhum dano ao meio ambiente, pois a cada novo crescimento a planta torna-se mais saudável. Se ele conseguisse ter um período de vida de 500 anos, como é o caso do Pau-Brasil, seria possível cortá-lo mais de 166 vezes.


Fonte: http://www.jornalciencia.com/