A pedra dos 12 ângulos de Cusco

    apedraanPor Gustavo Torres, 14/06/2013 - Um dos maiores atrativos de Cusco são seus muros de pedras Incas. Boa parte da cidade é formada de muros Incas abaixo das construções espanholas. Muito do charme da cidade vem dessas construções. Os Incas trabalhavam com as pedras de maneira impressionante, com cada uma delas sendo cortada em diversos ângulos diferentes, e ainda assim conseguindo encaixes perfeitos umas com as outras, e sem nenhum tipo de argamassa. Essas construções foram tão bem feitas que permaneceram firmes durante mais de 500 anos, enfrentando terremotos inclusive. Apesar dos diversos estudos, até hoje não se sabe exatamente qual a técnica utilizada pelo povo inca para cortar essas pedras.

    Leia também - Lago Maracaibo, o local mais elétrico da Terra

    Alguns dizem que o o corte era realizado usando pedras mais duras. Outros sustentam que os Incas teriam usado ferramentas a base de minérios de ferro ou até mesmo diamantes. Alguns estudiosos afirmam que os Incas poderiam fazer uso de alguma substância química que “amolecia” as pedras e facilitava o corte.

    pedra12 2

    Em volta de todo esse mistério é que a famosa pedra dos 12 ângulos ganha seu destaque. Com todos os seus 12 ângulos se encaixando perfeitamente com as outras pedras, ela representa ao máximo a perfeição da técnica Inca. E por isso virou uma das principais atrações de Cusco.


    Exímios Trabalhadores

    pedra12 5

    Os Incas eram exímios trabalhadores da pedra e ao contrário dos egípcios que talhavam o granito em ângulos retos e superfícies planas, os nativos dos Andes, poliam as pedras em curvas suaves, ângulos complexos sem com isso deixar de fazer encaixes perfeitos entre os blocos.

    pedra12 3

    pedra12 6

    Era uma técnica muito mais difícil de ser dominada do que a dos planos precisos usados pelos dos Egípcios. Um dos mais famosos exemplos dessas habilidades é a pedra de 12 ângulos, uma das atrações mais visitada em Cuzco, e que apesar das múltiplas facetas que tem, esta pedra está perfeitamente encaixada na parede do que foi o templo do Sol.


    Fonte: http://www.daportaprafora.com

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco