LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Os lagos Plitvice na Croácia

lag6Por Monique Ribeiro, 21/10/2012 - Se você procura por paisagens naturais de tirar o fôlego, os Lagos Plitvice não irão decepcionar, pois são um verdadeiro fenômeno da natureza, com paisagens únicas e de extrema beleza localizados na Croácia Central. O Parque Nacional do lagos Plitvice, Também chamado de Plitvicka Jezera em croata, esse é o maior dos 8 Parques Nacionais presentes na Croácia, com uma área de praticamente 300.000 km².  Os Lagos Plitvice foram proclamados Parque Nacional em 1949 e em 1979 foram incluídos na lista da UNESCO de Patrimônios Naturais da Humanidade e ...

não é para menos, afinal as cachoeiras, cascatas e lagos presentes formam espetaculares paisagens, daquelas que dificilmente se esquece. São 16 lagos conectados por uma série de cachoeiras. As cores das águas são de cair o queijo, numa variação entre diversos tons de azul e verde.O Parque é formado por uma rica fauna e flora local. Já foram catalogadas mais de 1267 espécies de plantas, 55 tipos diferentes de orquídeas, 161 espécies de pássaros e 321 espécies de borboletas. O Parque Nacional dos Lagos Plitvice fica localizado na Croácia Central, cerca de 140 km do Aeroporto de Zagreb, um dos aeroportos mais próximos.

lag1

Apesar de o Parque Nacional dos Lagos Plitvice atingir sua maior visitação durante o verão, época em que os turistas normalmente escolhem a Croácia como destino, o Parque está aberto durante todo o ano com horários diferenciados durante cada estação. Durante o inverno há uma programação diferenciada, sendo que os lagos superiores normalmente ficam fechados e há a possibilidade de praticar Ski em algumas partes do parque.

lag3

Imagino que as paisagens devem ficar especialmente lindas nessa época do ano com as águas coloridas contrastando com o branco da neve além de cachoeiras e lagos congelados. Nevar é bem comum durante o inverno nos Lagos Plitvice, e essa região é uma das que possui maior queda de neve da Croácia. Janeiro é mês mas frio do ano e a temperatura mínima é de -5 ºC e a máxima de 6,8 ºC.


Um Pariso na Terra

lag5


Uma das maiores atrações turísticas do país, o famoso Parque Nacional Plitvice Lakes (Plitvicka jezera), na Croácia, desde 1979 integra a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO devido a sua importância geológica e ecológica. E não é à toa: em seus 30.000 hectares, montanhas de vegetação nativa abrigam 16 belos lagos de vários tamanhos ligados por cascatas. Devido à base calcária, a água dos lagos, que vem de numerosos riachos e córregos, são ricas em bicarbonato de cálcio, que é decomposto em carbonato de cálcio e se deposita com a ajuda de algas e musgos. Tudo isso permite o surgimento de barreiras de gipsita que criam represas naturais para a água, cuja cor varia de azul a verde. O processo geológico continua em andamento até hoje.

{youtube}5rCCYNrvxFg{/youtube}

Nos 22.000 hectares de densa floresta ao redor dos lagos vivem ursos, lobos e aves raras. De acordo com pesquisas do Central Bureau of Statistics da Croácia, de janeiro a setembro de 2009 o Parque foi a atração turística mais visitada do país, com 607.349 visitantes, dos quais 30.937 (5%) croatas e 576.412 (95%) estrangeiros. O Parque chegou inclusive à semifinal do concurso, iniciado em 2007, que elegerá as “novas sete maravilhas da natureza” até 2011 através do site New7Wonders.

Fonte: http://diarioradical.blog.br
          http://obviousmag.org/