A Peculiar cidade de Scamozzi na Itália

    scamo2Scamozzi, Palmanova, na Itália, é uma cidade peculiar. O lugar é mundialmente famoso devido à sua forma incomum de uma estrela, praticamente perfeita. Do chão, parece, apenas uma cidade comum e bonita do país, mas vista do alto, revela uma forma de estrela simétrica muito agradável do ponto de vista estético, matemático, e até mesmo estratégico. Se você estiver de passagem pela Itália, vale a pena dar uma visitada em Palmanova. A cidade, localizada no nordeste da Itália, foi construída durante o Renascimento. Seu idealizador a projetou para ser uma utopia. Palmanova foi construída no final do século ...

    16 pela República de Veneza, que era, na época, um importante centro comercial. Note sua forma estrelar praticamente perfeita vista do alto.As razões pelas quais a cidade foi construída nessa forma, além da estética, são filosóficas, religiosas e militares. A cidade conta com apenas cerca de 5.300 habitantes. A data de fundação da cidade (07 de outubro de 1593) comemorou a vitória das forças europeias (fornecidas principalmente pelos Estados italiano e pelo Reino Espanhol) sobre os turcos otomanos na batalha de Lepanto, durante a Guerra do Chipre.

    scamo3

    scamo4

    Utilizando as mais recentes inovações militares do século 16, esta pequena cidade era uma fortaleza em forma de uma estrela de nove pontas. Um fosso cercava a cidade, e três grandes portões guardados permitiam a entrada. Em 1960, Palmanova foi declarada um monumento nacional. As casas foram construídas para funcionar como micro usinas de energia elétrica, gerando mais energia do que consumindo. Sendo assim, a energia extra é compartilhada para a rede pública. Já as coberturas das casas contam com sistema de captação de água da chuva, utilizada para irrigação e uso sanitário.

    scamo5

    scamo6

    scamo7

    scamo8

    scamo9

    Em 2009 o número de pessoas que não usam carro chegou a 70% em Vauban. A maioria dos moradores opta pelos bondes que andam sobre a grama, caminhadas e uso de bicicletas para se locomover na comunidade, que possui ciclovias em praticamente todas as ruas, que contam também com coletores de resíduos para reciclagem.


    Fonte: : http://misteriosdomundo.org
               http://www.vauban.de/

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco