LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Ilha de Thassos, Grécia

ilhatas topoÉ uma ilha grega no mar Egeu, com 435 km² e 13.111 h., próxima à costa da Macedônia. É uma ilha montanhosa e com muitas florestas. Foi ocupada pelos fenícios e colonizada pelos partos. Era famosa devido a suas minas de ouro. Pertenceu à Pérsia, à liga de Delos, a Atenas, a Esparta, à Macedônia, a Roma, a Bizâncio, a Veneza e à Turquia. Na mitologia grega, Tasos foi um dos que Agenor enviou para procurar sua filha Europa, raptada por Zeus. Tasos seria filho de Posidão ou, segundo Ferécides, filho de Cílix, filho de Agenor e Teléfassa. Como as ordens dadas por Agenor era para que não voltassem a menos que encontrassem Europa, seus filhos estabeleceram reinos longe da Fenícia. Tasos se estabeleceu em uma ilha na costa da Trácia, fundando uma cidade com seu nome. Thassos faz parte da Grécia, mas fica bem mais próxima da Macedônia. A ilha se destaca pela atmosfera bucólica de suas cidades, emolduradas pelo belíssimo Mar Egeu. Apesar disso, a infraestrutura da região é boa, com muitos bares, hotéis e restaurantes espalhados por orlas ...

bem pavimentadas. O epicentro turístico da ilha é a charmosa vila de Limenas, que fica incrustada entre o mar e as montanhas com densa vegetação. A cidade tem boas praias, gastronomia de ponta e uma vida noturna bastante agitada, sobretudo na alta temporada. Entre as praias, destaque para as exuberantes Limenas Beach, Metalia, Aliki e Saliara. Todas com águas calmas, cristalinas e areias brancas.

Leia também - O Sanatório de Waverly Hills

No entanto, o principal cartão-postal da ilha não fica em Limenas, mas na pequenina vila de Astria. Trata-se da Giola, uma lagoa alimentada pelas águas do Mar Egeu, e separada do mar por um pequeno bloco de pedras. O lago foi esculpido naturalmente pela ação das ondas, que formaram buracos na rocha que permitem a entrada das águas. Como o mar só alcança a piscina natural em períodos de maré alta, as águas da Giola ficam por muito tempo expostas ao sol, o que a torna mais quentinha. Para chegar lá, é preciso ir até à Giola Beach, e atravessar uma estrada de terra por aproximadamente três quilômetros. Depois, basta descer o paredão de rochas e mergulhar nas águas quentes do lago.

Lagoa Giola

ilhatas1

ilhatas2

ilhatas3

ilhatas4

Lagoa Giola é uma piscina natural à beira mar, esculpida nas rochas, medindo 15x20 metros, localizada na Ilha de Thassos, na Grécia. A pequena lagoa se forma pelo impacto das ondas durante a maré alta que atravessam a parede de pedra e invadem a depressão natural das rochas, formando a piscina e renovando a água com frequência.

Leia também - Uma das habitações mais isoladas do mundo

Este fenômeno natural se localiza perto de Astris, através de uma estrada de terra de cerca de 3 km e, em seguida uma curta caminhada. Como a água fica parada por horas, entre as pedras, e com a ação do sol, é mais quente do que o mar, tornando-a agradável para a natação. No lado mais alto, o terraço de pedra chega a 8 metros de altura, criando plataformas naturais para quem quiser saltar e mergulhar na água cristalina.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/
           http://www.pureviagem.com.b