Gruta de Fingal

    grufin1A Gruta de Fingal é uma caverna marinha na ilha desabitada de Staffa, nas Hébridas Interiores, Escócia, que faz parte de um reserva nacional. É formada por basalto hexagonal, similar em estrutura - por causa da mesma origem num fluxo de lava - da Giant's Causeway, a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte. O seu tamanho e tecto de arcos naturais, juntamente com os arrepiantes ecos produzidos pelas ondas, produzem um ambiente de uma catedral natural. O nome gaélico da gruta, Uamh-Binn, significa "Gruta da melodia".

    A caverna foi "descoberta" no século XVIII pelo naturalista Sir Joseph Banks, em 1772. O nome Gruta de Fingal ficou conhecido com a composição de Mendelssohn da abertura Die Hebriden ("As Hébridas" op. 26), inspirada nos ecos da gruta (Fingal, Fionn mac Cumhail, foi o herói epónimo de um poema escrito pelo poeta e historiador escocês James Macpherson).

    Padrões geométricos complicados podem gerar dúvidas se foram realmente gerados naturalmente. A natureza pode sim ser a responsável por formas complicadas, belas e aparentemente impossíveis. É só observar alguns cristais, que podem ter formas cúbicas, tetragonal, hexagonal, romboédrica…

    Leia também - Torre do Silêncio (Dakhma)

    grufin2

    grufin3

    grufin4

    grufin5

    grufin6

    Leia também - Poveglia - A Ilha Assombrada da Itália

    A formação presente na Gruta de Fingal é um desses casos impressionantes. O basalto da estrutura da gruta possui formas hexagonais que se originaram quando um fluxo de lava foi resfriado de forma relativamente rápida; causando assim o acúmulo de tensões que causam o crescimento vertical das colunas. Resfriamento muito rápido da lava pode gerar colunas com diâmetro menor, que aumenta quando o resfriamento ocorre mais lentamente.

    A sonoridade da gruta é tão impressionante que até o compositor Felix Mendelssohn escreveu a obra As Hébridas (Opus 26) inspirado nos ecos que ocorrem com o movimento das ondas do mar dentro da formação. Além do compositor outros artistas foram inspirados pela beleza e singularidade do local; incluíndo o grupo Pink Floyd, que gravou a música Fingal’s Cave, nunca oficialmente lançada.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org
               http://www.gluon.com.br

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco