LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Descubra o Magnífico Lago Leitisvatn: O Tesouro Natural das Ilhas Faroe

lagoleiti1O Sørvágsvatn, também conhecido como Leitisvatn, representa o maior corpo de água nas Ilhas Faroe, abarcando uma extensão de 3,4 km². Sørvágsvatn traduz-se como "O lago de Sørvágur". As Ilhas Faroe, situadas no Atlântico Norte, aproximadamente a 320 km ao norte da Escócia, entre Noruega e Islândia, constituem um território subordinado à Dinamarca. O arquipélago é composto por 18 ilhas principais, além de outras menores, desabitadas, e abriga uma população total de 47.000 habitantes em uma área de 1.499 km².

A capital, Tórshavn, com 16.000 habitantes, está localizada na maior ilha, Streymoy. Desde 1948, as Ilhas Faroe desfrutam de autonomia e decidiram não ingressar na União Europeia. O lago está situado em um planalto à beira-mar, na ilha de Vágar, entre os municípios de Sørvágs Kommuna e Miðvágs Kommuna, possuindo uma extensão superior a 6 quilômetros. Ambas as extremidades do lago apresentam quedas abruptas em direção ao oceano.

lagoleiti2

A área superior do Leitisvatn está situada a aproximadamente 30 metros acima do nível do mar, circundada por uma escarpa com mais de 100 metros de altura que atua como barreira natural. Este lago flui em direção ao oceano em uma das extremidades, sendo seu escoamento observado na forma da cachoeira Bøsdalafossur.

lagoleiti3

lagoleiti6

No seio da comunidade local, verifica-se uma intensa discussão acerca da denominação do corpo d'água. Os residentes de Sørvágur enaltecem o fato de o lago ter sido designado com o nome de sua vila. Em contrapartida, os habitantes de Miðvágur aspiram a rebatizá-lo com a alcunha de Leitisvatn, justificando tal desejo pelo fato de que, em sua margem do lago, a área adjacente à água é denominada Leiti.

lagoleiti4

Com o intuito de evitar conflitos, a maioria dos residentes opta por se referir ao Sørvágsvatn/Leitisvatn de forma simples como "o lago" (Vatni). Entretanto, caso um turista mencione o lago utilizando um dos dois nomes, é certo que um desentendimento poderá surgir.

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          OLHAR DIGITAL

                          WIKIPÉDIA

                          MDIG

                          VIAGENS PELO MUNDO