LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Além do Comum: A Jóia Escondida - Cachoeira Prskalo nas Montanhas Kučaj

serviacacho1Prskalo representa uma queda d'água singular entre as mais extraordinárias da Sérvia, destacando-se pelo seu formato que lembra uma escultura em pedra. A água da fonte projeta-se da parte superior da rocha, formando um jato fino e vigoroso, criando a ilusão de uma intervenção humana, embora o cenário seja inteiramente natural. A cachoeira Prskalo encontra-se nas montanhas Kučaj, situadas a aproximadamente 780 metros acima do nível do mar, no Vale do Rio Nekudovo, na região leste da Sérvia. O local onde a cachoeira está posicionada é notavelmente remoto, sendo acessível somente por meio de uma trilha na densa floresta, distante 17 km da estrada pavimentada mais próxima. A altura da Cachoeira Prskalo atinge cerca de 15 metros. Durante o inverno, a cachoeira se solidifica, na primavera inicial, seu fluxo aumenta, enquanto no verão, geralmente, diminui.

A Cachoeira Prskalo destaca-se como uma queda d'água singular nas Montanhas Kučaj, situadas na região oriental da Sérvia, Europa, no Vale do Rio Nekudovo. O termo 'Prskalo,' referindo-se à cachoeira, pode ser interpretado como 'salpicado' na língua nativa. A Cachoeira de Prskalo é reconhecida por sua imponente formação de penhasco afunilado, que despeja água por meio de um estreito canal.

serviacacho2

A Cachoeira Prskalo encontra-se em um local bastante remoto, sendo acessível apenas através de uma viagem por uma estrada desabitada e acidentada, rodeada por densa vegetação florestal. Uma pequena fonte situada a montante é responsável pelo fornecimento de água à Cachoeira Prskalo. Apesar das dimensões reduzidas da cachoeira, a força da água que despenca é notavelmente vigorosa. A configuração do penhasco da Cachoeira Prskalo é frequentemente comparada a uma imponente estrutura artística construída pelo homem, devido à sua singular forma de penhasco estreito, com a cachoeira posicionada centralmente em sua extremidade. A altitude da Cachoeira Prskalo atinge aproximadamente 760 metros (2.493 pés), e sua localização se encontra a cerca de 17 quilômetros (10,6 milhas) da estrada mais próxima. A maior parte da estrutura natural que constitui a Cachoeira Prskalo é composta por camadas de rocha calcária conhecida como 'tufa'.

serviacacho3

A medida da altura da Cachoeira Prskalo varia entre 12 e 15 metros (39 a 49 pés). Durante a estação de inverno, a Cachoeira Prskalo experimenta o congelamento, ao passo que no começo da primavera e após períodos de chuva, o fluxo de água aumenta consideravelmente durante o outono. Já no verão, é comum observar uma diminuição na quantidade de água presente.

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          WORD PRESS

                          ALARMY

                         MUNDO INCRÍVEL