LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Explorando o Monte Sagrado: Uluru e Sua Fascinante História

mont120216 - O Monte Uluru, conhecido pelos aborígenes como o maior monólito do mundo, é uma formação rochosa e um local sagrado para os Anangu, o povo indígena da região, situado no centro do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, no coração do deserto australiano. A sua impressionante beleza, sua característica coloração avermelhada e seu imponente tamanho foram inicialmente descritos por Ernst Giles, um explorador, no ano de 1872. Para Giles, o Uluru era "o seixo notável". Uluru é uma maravilha visual, uma verdade que salta aos olhos em qualquer imagem que o retrate, e suas tonalidades se alteram ao longo do dia, atingindo o ápice de esplendor ao pôr-do-sol, como afirmam aqueles que já tiveram a oportunidade de contemplá-lo.

De acordo com os registros, trata-se de uma única formação rochosa composta por arenito impregnado de feldspatos, adquirindo sua tonalidade vermelha devido à oxidação natural. A questão de se tratar de arenito ou granito é uma discussão de longa data, sendo que, pelo menos o pesquisador geólogo Roberto Cunha, professor da UFRGS-BR, sustenta que se trata de granito.

O aspecto mais crucial, no entanto, é que essa colossal rocha, situada no coração do Parque Nacional, é um local de profundo significado espiritual para os Anangu. Além disso, abriga cisternas naturais em seu interior e cavernas adornadas com antigas pinturas que exibem o distintivo estilo de traços pontilhados característico da cultura Anangu. A técnica por trás dessas pinturas pode ser explorada em oficinas ministradas por aborígenes no Centro Cultural Uluru-Kata Tjuta.

A região que abriga o Uluru encontra-se no norte do continente australiano e foi devolvida aos Anangu em 1985, reconhecidos como os Guardiões do Centro Vermelho. Atualmente, eles a arrendam ao governo por um período de 99 anos, permitindo seu uso como Parque Nacional.

A visitação é permitida, e os visitantes podem explorar a área a pé, de camelo ou de motocicleta, preferencialmente acompanhados por guias turísticos aborígenes que compartilharão a história local, lendas e significado do Uluru para o povo indígena. Embora a escalada da rocha não seja proibida, não é incentivada, uma vez que isso desrespeita o seu caráter sagrado e envolve riscos significativos. Levar um pedaço de rocha do Uluru é considerado um presságio de má sorte, e a direção do parque relata que muitos fragmentos são devolvidos anualmente por correio, acompanhados de pedidos de desculpas. Fotografar o Uluru também possui restrições, especialmente na área que os aborígenes reconhecem como o "cérebro" do monólito.

A região é árida e abriga uma rica diversidade de vida selvagem, com uma variedade de aves, dingos (cães selvagens australianos), emas, cangurus e plantas únicas. Durante os passeios disponíveis no Parque Nacional, os visitantes também aprendem sobre as tradições culinárias e medicinais do povo Anangu, assim como como os animais locais contribuíram para a formação da paisagem que se vê hoje. Tudo isso é apresentado com entusiasmo pelos guias locais e guarda-parques, que estão à disposição dos turistas para acompanhá-los em uma das três trilhas abertas para visitação e caminhada.

5 Curiosidades Fascinantes acerca do Uluru Australiano

 mont2

20218 - Nos filmes e documentários, o deserto australiano frequentemente é retratado como uma vasta e árida planície quente. No entanto, existem também destacadas formações rochosas no cenário, e uma delas é o monólito conhecido como Uluru, que é uma estrutura geológica singular. Com sua impressionante altura de mais de 300 metros e uma circunferência de 9,4 quilômetros, o Uluru é considerado sagrado pelas tribos aborígenes que habitaram a região por mais de 10 mil anos, e é a partir desse povo que seu nome se origina.Quando o explorador Willian Gosse chegou à área em 1873, ele deu ao monólito o nome de Ayers Rock, em homenagem a Sir Henry Ayres, uma figura proeminente naquela época. Como resultado, a formação rochosa é conhecida por dois nomes: Ayers Rock ou Uluru, sendo este último o mais amplamente reconhecido a nível mundial.

Aqui estão 5 fatos fascinantes sobre o incrível Uluru:

  1. Um Local Sagrado - O Uluru é considerado um local sagrado pelos Anangu, a tribo aborígene que tem habitado a região há cerca de 10 mil anos. De acordo com o site Uluru Australia, "A cultura aborígene ensina que o Uluru foi moldado por ancestrais durante seus sonhos. As várias fendas e grutas são vistas como evidências disso, e as estruturas ao redor da formação são interpretadas como representações dos espíritos ancestrais. Rituais continuam a ser realizados nas grutas próximas à base, onde placas alertam contra a fotografia, como sinal de respeito pelo local sagrado." O monólito está localizado na área da formação geológica de Kata Tjuta, que foi designada como parque nacional há alguns anos, resultando em um aumento do número de visitantes. Os turistas costumavam escalar o topo do Uluru, mas isso gerou debates intensos, uma vez que os Anangu afirmavam ser os legítimos proprietários do Uluru. Após anos de disputas legais, eles obtiveram direitos sobre a área. O turismo não foi proibido, como originalmente pretendido, mas a escalada do Uluru e outras atividades que a tribo considera desrespeitosas à área sagrada foram proibidas.

  2. Não é o Maior do Mundo -  A Austrália é o lar dos maiores monólitos do mundo, com o Monte Augustus, localizado no oeste do país, detendo o título de maior. O Uluru ocupa a segunda posição, mas ainda assim impressiona com sua magnitude em meio a uma paisagem plana e de pouca vegetação. Inicialmente, a região era montanhosa, mas, devido à composição maciça da rocha do Uluru, ele resistiu às condições climáticas ao longo de milhões de anos, enquanto a paisagem circundante se transformava na configuração atual. Além de seu tamanho, a cor da rocha é igualmente surpreendente, devido à elevada concentração de ferro em sua composição, que, sob as condições atmosféricas locais, oxida e gera o característico tom avermelhado retratado em fotografias.

  3. Um "Iceberg" Terrestre -  O majestoso Uluru ergue-se a cerca de 348 metros acima da superfície, com uma circunferência de aproximadamente 9,4 quilômetros, mas isso é apenas uma fração visível da formação. Estima-se que ele se estenda até 863 metros de profundidade abaixo da superfície da Terra!

mont3

  1. Designação de Patrimônio Mundial pela UNESCO O parque nacional Uluru-Kata Tjuta recebeu o reconhecimento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como um sítio que ostenta um duplo status de patrimônio natural e cultural. Além de seu valor geológico, a presença contínua da cultura aborígene desde tempos imemoriais confere à região uma importância global significativa.

  2. Exploração Virtual Disponível Uma viagem à Austrália não se realiza em um breve fim de semana e, geralmente, envolve custos substanciais. Felizmente, algumas opções de exploração virtual estão acessíveis através do Google Street View. As imagens foram capturadas por indivíduos que utilizavam uma câmera especial contida em uma mochila, oferecendo a perspectiva de quem visita o local. Através da internet, é possível visualizar aproximadamente 40% da formação e das áreas circundantes. Além disso, existe um mapa online interativo que permite percorrer os caminhos frequentados pelos visitantes, enquanto se ouvem explicações culturais fornecidas pelos próprios Anangu sobre pontos específicos da trilha (somente disponível em inglês).

REFERENCIAS:       WIKIPÉDIA

                              HISTÓRIA DO MUNDO

                              EMBARQUE NA VIAJEM

                              UOL