PESSOAS ESPECIAIS

Benjamin Spock

spock1Benjamin McLane Spock (New Haven, 2 de maio de 1903 — La Jolla, 15 de março de 1998) foi um médico pediatra estadunidense. Escreveu um dos maiores bestsellers de todos os tempos The Common Sense Book of Baby and Child Care, que teve sua primeira publicação no dia 14 de julho de 1946. Este livro foi traduzido para cerca de 40 idiomas. No ano de 1998 já tinha vendido mais de 50 milhões de cópias. Suas idéias sobre educação de filhos influenciaram tremendamente pais e mães nas décadas seguintes. Ele estudou psicanálise para tentar entender as necessidades das crianças e os relacionamentos familiares. Os pais tornaram-se mais tolerantes e permissivos com seus filhos, ...

mas é verdade que também tornaram-se mais afetuosos. Ao defender uma postura liberal, flexível e permissiva, privilegiando a comunicação e o carinho na relação pais-filhos, Spock operou uma rutura clara com a tradição marcadamente repressiva e rígida na educação das crianças.

Leia também - Chiune Sugihara: O japonês que salvou a vida de seis mil judeus na Segunda Guerra Mundial

O sucesso obtido pela obra, que se tornaria conhecida em todo o mundo, vendendo várias dezenas de milhões de cópias, foi apenas o início de uma carreira académica fulgurante para Spock, que conseguiria influenciar determinantemente a forma como se passou a encarar a educação infantil, pelo menos no mundo ocidental. Com a edição de vários títulos sobre psicologia infantil e educação, o Dr. Spock (como ficou conhecido) garantiria um lugar no quadro de honra dos estudiosos e autores fundamentais sobre estes temas, destacando-se sempre pela originalidade e coragem das suas posições.

Muitos educadores e psicopedagogos responsabilizaram Benjamin Spock pelos resultados negativos desta permissividade. Ele chegou a ser chamado de "pai da permissividade", sugerindo-se que seus conceitos afetaram diretamente a atitude dos jovens na década de 1960.

Mas a ação de Spock não se limitaria à academia e à investigação, defendendo ativamente posições políticas e intelectuais contestatárias, nomeadamente em relação à Guerra do Vietname. Spock acabaria mesmo por abandonar a vida e carreira científicas para se dedicar exclusivamente à intervenção política e social contra o conflito no Vietname, tendo inclusivamente concorrido às eleições presidenciais norte-americanas de 1972, pelo partido pacifista "People's Party".Nome que ficou estreitamente ligado à origem do movimento contra-cultural norte-americano, Spock aliou à sua reconhecida capacidade académica e científica um carácter polémico e fascinante que o transformaram numa das personalidades mais destacadas da revolução cultural dos anos 60 e 70 americanos. Benjamin Mclare Spock faleceu em 1998, na cidade de La Jolla, na Califórnia.Obras importantes:

1961, Dr. Spock Talks with Mothers
1970, Decent and Indecent: Our Personal and Political Behavior
1974, Raising Children in a Difficult Time
1988, Dr. Spock on Parenting
1989, Spock on Spock: A Memoir of Growing Up with the Century

spock2

Contudo o próprio Spock, em sua biografia, alega que nunca defendeu a permissividade, o que mostra que muitos, em realidade, não compreenderam o que ele tinha escrito. Em seu livro Rebuilding American Family Values:

Leia também - A Pirata Ching Shih

A Better World for Our Children, publicado em 1994, ele argumenta e questiona as muitas acusações que lhe fizeram. E ao contrário do que tem se espalhado pela internet, seu filho não suicidou. Seus filhos, Michael e John, ainda são vivos. No entanto, seu neto Peter, no dia 25 de dezembro de 1983, pulou do telhado de um museu em Boston. Ele sofria de esquizofrenia.


Fonte: http://pt.wikipedia.org
http://www.infopedia.pt