PESSOAS ESPECIAIS

O Curioso Caso de Louis Le Prince

caso prince 1Louis Le Prince, nascido em Metz, França, em 28 agosto de 1841, ele era um inventor com formação em fotografia e química. Depois de servir na Guerra Franco-Prussiana, Louis voltou para a Grã-Bretanha, onde ele vivia com sua esposa, Lizzie Whitley, e juntos eles criaram uma escola de arte em Park Square, Leeds. Em 1881 mudaram-se para a América,onde Lizzie tem um trabalho com a New York Institute for the Deaf e onde Louis começou a experimentar com máquinas de movimentação de imagens. Sua descoberta veio em 14 de outubro de 1888, quando ele conseguiu gravar uma peça comovente do filme. 

Com duração de apenas 2,11 segundo, a cena capta Adolphe Le Prince (Louis ‘filho), Sarah Robinson Whitley (Louis “mãe-de-lei), Joseph Whitley e Harriet Hartley andando em um jardim. Pelos padrões de hoje parece que nada emocionante, mas naquela época, que tinha visto tal coisa antes? Eadweard Muybridge apresentado Sallie Gardner a galope (aka The Horse in Motion ) uma década antes, composta de 24 fotografias em uma série de rápido movimento mostrado num zoopraxiscope. Isso era algo totalmente diferente. Filmado em 12 frames por segundo em Roundhay, Leeds, na casa de Joseph e Sarah Whitley, é um filme de importância histórica e tecnológica notável. Como uma janela de volta no tempo temos um vislumbre da vida no final do século 19 com uma família de classe média britânica. Como eles andam em círculos, permanecendo na moldura da imagem, eles podem ser vistos rindo e no pouco tempo que dura, mas também parece que eles estão falando para o outro. O que vemos não é um conjunto e os números não estão vestidos com trajes, isso realmente é 1888.

Gravado em Eastman Kodak filme base de papel fotográfico a partir de 1885 através de single-lens Louis combi câmera-projetor, a película de filme é pensado para ser não apenas uma peça a mais antiga sobrevivente do filme, mas também o primeiro. Se este for o caso, então o seu Scene Jardim Roundhayantecede nada por Thomas Edison ou os Irmãos Lumière e, certamente, teria sido documentada e amplamente conhecida, e é exatamente por isso que eu cal que “caso o curioso”.
Embora Louis aplicado para várias patentes para o seu trabalho na Grã-Bretanha, França e Estados Unidos, as dificuldades financeiras iria tirar o melhor dele e ele arrumou em 1890 para retornar à sua mulher na América. No final do verão daquele ano, depois de visitar a França com amigos, Louis foi visto pela última vez embarcando em um trem de Bourges de Dijon, onde seu irmão morava. Ele nunca mais foi visto.

Qualquer esperança que ele tinha de ser reconhecido como o verdadeiro pai do filme foram perdidos como ele desapareceu antes que ele foi capaz de patentear a nova câmera na Grã-Bretanha e demonstrar a sua operação na América. No entanto, a sua obra sobrevive. Junto com Roundhay Cena do jardim , há também Leeds Ponte , uma seqüência de seis quadros, onde Louis filmou o tráfego que passa na Ponte de Leeds de ferragens. Há também Man Walking torno de um canto e uma seqüência de 19 quadros chamado jogador do acordeão que mostra Adolphe Le Prince tocando um acordeão diatónico botão.

caso prince 2


Teorias de seu desaparecimento:

 

1ª Teoria: Pessoa Desaparecida (1890)

Nem a bagagem nem o cadáver foram encontrados no expresso Dijon-Paris ou ao longo da ferrovia. Ninguém viu Le Prince na estação de Dijon em 16 de Setembro de 1890, além de seu irmão. Ninguém viu Le Prince no expresso Dijon-Paris depois que ele embarcou. Ninguém notou comportamento estranho ou agressão no expresso Dijon-Paris. A conclusão de relatório da polícia francesa: desaparecido.

2ª Teoria: Suicídio Perfeito (1890)

De acordo com um relatório da polícia, Louis Le Prince queria cometer suicídio, pois se encontrava à beira da falência. Le Prince já teria acertado seu suicídio.

3ª Teoria: Assassinato de Guerra de Patentes (1900)

Christopher Lawrence prossegue a teoria do assassinato junto com outras teorias, e discute as suspeitas da família de Le Prince sobre as patentes de Edison em seu livro de 1990 e documentário The Missing Reel. No momento em que desapareceu, Le Prince estava para patentear seu projetor de 1889 na Inglaterra, e em seguida,deixar a Europa para sua exposição oficial em Nova York. Em 1898 o filho mias velho, Adolphe Le Prince, que já tinha ajudado o pai em muitas das suas experiências, foi chamado como testemunha para a American Mutoscope Company no seu litígio com Edison.

Leia também - Conde de Saintt Germain

Ao citar as realizações de Le Prince, a Mutoscope pretendia anular reclamações posteriores de Edison de ter inventado a câmera de imagem em movimento. A viúva de Le Prince, Elizabeth, e Adolphe esperavam que isso fizesse a realização de Le Prince ganhar reconhecimento, mas quando o caso foi contra a Mutoscope suas esperanças foram frustradas. Dois anos mais tarde, Adolphe Le Prince foi encontrado morto em Fire Island, perto de Nova York. O suicídio seria presumível.

4ª Teoria: Desaparecimento Ordenado pela Família (1966)

Em 1966, Jacques Deslandes propôs uma teoria em histoire comparéé du cinéma: O desaparecimento de Le Prince foi voluntário e causado por razões de ordem financeira e conveniências familiares. O jornalista Léo Sauvage, em seu L’Affaire Lumière:du mythe à I’histoire,enquête sur les origenes du cinéma, cita uma nota de Pierre Gras, diretor da biblioteca municipal de Dijon que afirma que “Le Prince morreu em Chicago, Estados Unidos, em 1898. O desaparecimento teria sido voluntário e com conhecimento da família. A afirmação foi feita por um famoso historiador em visita à biblioteca de Dijon, mas mantida em segredo. Gras mostrou esta nota para Sauvage em 1977.

5ª Teoria: Fratricídio, ou Assassinato por Dinheiro (1967)

Em 1967, Jean Mitry propôs, em Histoire du cinéma, uma teoria de assassinato por dinheiro: uma vez que o arquiteto tinha certeza de que seu irmão queria se suicidar, porque ele não tenta impedí-lo ou dar parte à polícia, antes que fosse tarde demais? Uma fotografia de uma vítima de afogamento de 1890, que se assemelha a Le Prince, foi descoberta em 2003 durante uma pesquisa nos arquivos da polícia de Paris. Le Prince foi oficialmente declarado morto em 1897.

O filme é curto, granulado e, à primeira vista pode não parecer muito, mas estes são os mais antigos filmes mais conhecidos que temos, se não o primeiro. Seja ou não Louis reuniu com o jogo sujo sobre uma guerra de patentes com Edison ainda está em debate, seu corpo nunca foi recuperado. Seja qual for o caso pode ser, certamente é um curioso.

Fonte: http://www.segredos.org/