PESSOAS ESPECIAIS

Huo Yuanjia, o artista, o mestre, o herói - Parte 1

225px-Huo_YuanjiaHuo Yuanjia (em chinês: Pinyin: Hu Yu nji ) (n. 1867-1910) foi um artista chinês das artes marciais e co-fundador...

da Jing Wu Athletic Association, uma escola de artes marciais em Shanghai. Um praticante da arte marcial Mízongyì, ele é considerado um herói na China por desafiar lutadores estrangeiros em partidas altamente publicas num tempo quando a soberania chinesa estava sendo desgastada por privilégios estrangeiros e esferas de influência. Sua história foi retratada num filme estrelado por Jet Li. No filme, Huo Yanjia era um garoto muito orgulhoso, que tinha a ambição de ser o melhor Lutador, ele era muito competitivo e por causa de sua ambição, tornou-se cego e impaciente. Anos mais tarde, um de seus alunos foi espancado por mestre Kim, um grande mestre de sua cidade, o único contra o qual ainda não tinha lutado e vencido. Para defender a honra do seu aluno, provocou uma luta selvagem que acabou na morte de seu oponente.

Ao retornar a sua residência, ele vê sua mãe e sua única filha mortas, Enfurecido, ele se dirige até o velório de mestre Kim. Ao entrar no local, encontra a esposa, a filha e o sobrinho de Kim, que revela ter assassinado sua família por vingança, e logo em seguida corta sua própria garganta. Após esse episódio, seu discípulo confessou ter ofendido o mestre, como consequência ter se ferido ao enfrentar mestre Kim.

{youtube}-wStCRCVwFo{/youtube}

Cena do filme Mestre das Armas (Fearless) com Jet li sobre a vida do mestre

Se sentindo muito culpado, Huo passou vários anos vagando sem rumo, se lamentando por seus atos e por sua impulsividade. Ao tentar se matar em um lago, é resgatado por camponeses plantadores de arroz e recebe cuidados de uma mulher cega. Vivendo com aquela comunidade aos poucos reaprendeu a dar valor à vida. Então decide regressar a sua cidade para tentar consertar seus erros. Pediu desculpas à viúva do mestre Kim e prestou suas homenagens ao falecido, depois reatou sua amizade com amigo de infância que várias vezes o auxiliou. Ao retornar, percebeu que a China estava sendo dominada por estrangeiros, e soube que os chineses estavam sendo rotulados como "os doentes do leste" e a auto-estima dos chineses estava cada vez mais baixa, levando a uma séria crise de identidade. Huo desafiou um lutador "brutamontes" americano que ja havia vencido vários lutadores chineses e desfazia-se deles publicamente. Venceu-o de maneira civilizada, poupando o adversário várias vezes, ganhando também a admiração do americano, e assim levantou o moral dos chineses, criando uma associação que integra todos os estilos de Kung Fu. Após esse episódios, foi desafiado por um político japonês a lutar contra quatro lutadores de quatro países diferentes, pois se fosse derrotado a China perderia novamente sua moral.

Leia também - Stanislav Petrov, o homem que salvou o mundo !!!

Huo venceu os três primeiros: um boxeador, um soldado armado com uma lança e um espadachim. O último era Akutagawa, um lutador japonês de Kenjutsu e Karatê, que admirava Huo e tinha por ele amizade. Na luta, ao fazer uma pausa para descanso, Huo é envenenado. Ao retornar à luta, Huo já se sente debilitado pelo veneno. Akutagawa pede para que a luta se encerre, pois ainda podia procurar um médico e se salvar. Porém, Huo recusou-se a encerrar a luta e a salvar a sua vida, dizendo que quem importava realmente era a China e não ele. Em um momento da luta, Huo aplica um poderoso golpe (toque da morte), o mesmo golpe que tirou a vida de mestre Kim, mas quando o golpe ia atingir Akutagawa, Hou interrompe seu próprio golpe e tomba agonizando. A vitória seria dada a Akutagawa, mas, sendo ele honrado e reconhecendo a verdade, levantou Huo e declarou que este tinha vencido a luta. Assim Huo lutou contra quatro adversários e restaurou a honra e integridade do povo chinês perante os demais países.

Vida

HUO YUANJIA nasceu em 1868 em Xiaonán, aldeia no Município de Jinghai em Tianjin, o quarto das dez crianças do pai HUO Endi’s. Huo End’s acabou fazendo sua vida como guardião de caravanas, como membro de famílias com uma tradição longa nas artes marciais como os Huos freqüentemente fizeram, mas a fonte primária da família de renda era da agricultura. Foi de seu pai que HUO YUANJIA aprendeu artes marciais, especificamente o estilo da família o Mízongyì . Seu aprendizado de artes marciais não teve permissão de seu pai que não tinha a intenção de que ele seguisse suas pegadas. Huo inicialmente aprendeu MI ZING QUAN em segredo, até que seu progresso foi descoberto pelo seu pai. Em 1890, um mestre de wushu de nome Du veio da Província de Henan visitar o pai de Huo. Sua maneira provocou um desafio de força com os lutadores da família. Assim, Huo competiu com ele e Du foi derrotado. A luta fez Yuanjia de Huo famoso na sua aldeia e áreas vizinhas. HUO mais tarde conseguiu trabalho como coletor local de empréstimo com seu amigo negociador de ervas, que participava com o Dr. Sol Yatsen no plano de derrotar o Governo Manchu.

Huo era bem conhecido por suas lutas de desafio com lutadores estrangeiros. Era um 1901 encontrou com um lutador russo no Parque de Xiyuan, Tianjin esse foi o primeiro feito que deixou HUO famoso. O lutador tinha insultado abertamente os chineses, chamando-os de "magricelas asiáticos ou”Homem Doente Do Leste" porque ninguém havia aceito seu desafio para uma luta. Quando Huo desafiou, o russo perdeu, sugerindo que ele meramente punha num desempenho para ganhar a vida. Huo então exigiu que o russo escrevesse uma desculpa no jornal, que o russo agradecido reportou.

Em 1909, Huo, acompanhado de seus aprendizes Liu Zhensheng e Zhang Wenda, viajaram a Shanghai para aceitar um desafio aberto feito por um boxeador britânico chamado O'Brien de Hercules. A partida foi precedida por discórdia sobre o que determinariaa vitória, O'Brien insistiu em regras Ocidentais de boxe limitando ataques soca acima da cintura. O Huo, por outro lado, foi acostumado às regras de partidas chinesas de desafio de leitai, que faltavam tais restrições. Eles finalmente concordaram que a primeira pessoa derruba-se seu oponente seria considerado o vencedor; no entanto, a partida nunca aconteceu e O'Brien de Hercules fugiu a área antes da data da partida.

Em 1910, Huo abriu a ASSOCIAÇÃO ATLETICA CHIN WOO, uma escola de artes marciais do portão norte do Shanghai. De acordo com Huo neto, a morte de Huo veio depois da derrota dos 10 membros da Equipe de Judô Japonês. Durante um jantar subseqüente com seus oponentes, Huo já doente (talvez tuberculose) pediu para o medico japonês oferecer ajuda, mas sofreu uma reação fatal severa ao medicamento dado pelo médico japonês. Huo morreu aproximadamente 70 dias depois que fundou a ASSOCIAÇÃO CHIN WOO. Freqüentemente é alegado que sua morte foi causada por envenenamento pelo medico japonês, uma alegação repetida pela progênie de Huo.

PARTE 2