PESSOAS ESPECIAIS

Papus: O Ocultista Visionário que Desafiou as Fronteiras do Conhecimento

Papus3asGérard Anaclet Vincent Encausse, nascido em Corunha, Espanha, em 13 de julho de 1865, e falecido em Paris, França, em 25 de outubro de 1916, é mais reconhecido pelo pseudônimo Papus. Ele foi um médico, escritor, ocultista, rosacrucianista, cabalista, maçom e o fundador do martinismo moderno. Sendo discípulo de Joseph Saint-Yves d’Alveydre, Papus foi um proeminente ocultista no final do século XIX, fundando a Escola Hermética em Paris, liderando a revista francesa de ocultismo L’Initiation e sendo o líder de duas sociedades esotéricas: L’Ordre du Martinisme e L’Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix.

Papus, ao lado de Oswald Wirthe Stanilas de Guaita, tinha o sonho de unir ocultistas de todo o mundo em uma fraternidade Rosacruniana reavivada, buscando uma ordem oculta internacional onde o Império Russo desempenharia um papel líder como ponte entre o Leste e o Oeste. Nascido de pai francês, o químico Louis Encausse, e mãe espanhola, de origem cigana, Irene Perez, Papus mudou-se com a família para o bairro de Montmartre, em Paris, a partir de 1869. Ele iniciou seus estudos no colégio Rollin e, aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Medicina de Paris, graduando-se com uma tese de doutorado sobre moléstias nervosas.

A crise de materialismo durante a faculdade levou Papus a um profundo interesse pelo Ocultismo, influenciado por membros de diversas ordens ocultistas, especialmente Stanislas de Guaita. Seu iniciador foi o Marquês Saint-Yves d'Alveydre, que herdou documentos fundamentais do ocultismo francês de Antoine Fabre d'Olivet. Papus dedicou-se ao estudo dos segredos ocultistas, passando horas nas bibliotecas de Paris, explorando os mistérios da Alquimia e da Cabala. O nome "Papus," proveniente do "Nuctemeron" de Apolonio de Tiana, foi adotado por influência de Eliphas Levi, identificando uma entidade espiritual dedicada à terapia.

Iniciado por Henri Delaage na Sociedade dos Filósofos Desconhecidos em 1882, Papus, junto com Saint-Yves e de Guaita, fundou em 1888 a Ordem Cabalística da Rosacruz. Além disso, foi o fundador do Grupo de Estudos Esotéricos e editor das revistas L'Initiation e Le Voile d'Isis. Em 1891, alegou possuir os documentos originais de Martinez de Pasqually, fundando a Ordem Martinista, uma ordem maçônica de martinistas. Em 1893, foi consagrado bispo da Igreja Gnóstica de França por Jules Doinel, e em 1895, juntou-se à Sociedade Teosófica. Em 1897, fundou a Sociedade Alquímica de França. Papus reconhecia "Maitre Philippe" como seu "mestre espiritual," embora seu primeiro mestre fosse o Marquês Saint-Yves d'Alveydre.

Mais detalhes sobre a sua vida

 

  1. Fundação da Escola Hermética: Além de fundar a Escola Hermética, Papus foi um educador prolífico e desenvolveu métodos de ensino inovadores para transmitir os ensinamentos esotéricos. Sua escola atraiu um número significativo de estudantes russos, contribuindo para a disseminação do conhecimento oculto.

  2. Atividades Maçônicas: Papus desempenhou um papel central em várias ordens maçônicas, incluindo a L’Ordre du Martinisme e a L’Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix. Sua contribuição para a Ordem Martinista e outras organizações maçônicas destacou-se como um legado duradouro dentro da tradição esotérica.

  3. Ordem dos Superiores Desconhecidos: A fundação da Ordem dos Superiores Desconhecidos, também conhecida como Ordem Martinista, foi um marco importante em sua carreira. Esta ordem maçônica de martinistas continua a existir até os dias atuais, demonstrando a influência duradoura de Papus no cenário esotérico.

  4. Sociedade Teosófica e Outras Associações: O envolvimento de Papus na Sociedade Teosófica e em outras organizações, como o Templo da Golden Dawn Ahathoor de Paris e a Sociedade Alquímica de França, destaca sua abertura para diferentes correntes esotéricas e sua busca contínua por conhecimento.

  5. Bispo da Igreja Gnóstica de França: Sua consagração como bispo da Igreja Gnóstica de França por Jules Doinel reflete seu interesse na espiritualidade e nas tradições religiosas alternativas. Essa ligação também sublinha sua participação em movimentos que buscavam reviver antigas tradições religiosas, como a dos cátaros.

  6. Contribuições Editoriais: Além de suas atividades como líder esotérico, Papus também desempenhou um papel significativo como editor. Ele estava à frente das revistas L'Initiation e Le Voile d'Isis, meios pelos quais compartilhava conhecimento e promovia discussões dentro da comunidade ocultista.

  7. Vida Pessoal e Acadêmica: O início da vida acadêmica de Papus na Faculdade de Medicina de Paris, onde se formou com uma tese sobre moléstias nervosas, destaca sua base científica. Sua transição da medicina para o ocultismo revela uma jornada fascinante de busca por respostas além dos limites da ciência convencional.

A vida de Papus foi marcada por uma busca constante pelo conhecimento esotérico e sua dedicação à disseminação desses ensinamentos por meio de várias organizações e atividades ao longo de sua carreira. Faleceu em 25 de outubro de 1916 de tuberculose, contraída nas linhas de batalha da Primeira Grande Guerra, onde atuou como major-médico.


REFERENCIAS:  YOUTUBE

                        WIKIPÉDIA

                        CLUBE DO TARO

                        HERMANUBIS

                        LAROUSSE

                        ABAARA