SÍMBOLOS E OBJETOS

Yantra

iantratopoYantra literalmente significa assomar, instrumento ou maquina. Na atualidade, um yantra é uma representação simbólica do aspecto de uma divindade, normalmente a Deusa Mãe ou Durga. Ele é uma matriz interconectada de figuras geométricas, círculos, triângulos e padrões florais que formam um padrão fractal de elegância e beleza. Embora desenhado em duas dimensões, um yantra deve representar um objeto sagrado tri-dimensional. Os yantras Tri-dimensionais estão se tornando incrivelmente comuns. Embora o yantra seja uma ferramenta usada na meditação por ambos sérios pesquisadores espirituais e escultores da tradição clássica, sua shakti é também disponível para pesquisadores iniciantes com sincera devoção e boas intenções. 

Leia também - O Escaravelho

Acredita-se que yantras místicos revelam a base interna das formas do universo. A função dos Yantras é ser símbolo de revelação das verdades cósmicas. Os Yantras são desenhos geométricos de origem indiana, conhecido também como Mandala na região do Tibet.

O simples ato de fixar os olhos em seu ponto central (bindu) auxilia na indução para a meditação produzindo paz interior e principalmente promover insight para os momentos especiais, onde só o nosso interior tem a resposta. O uso destes diagramas mágicos é o caminho mais curto para aderir o princípio energético vibratório das formas e das cores que irão atuar no inconsciente produzindo um fluxo de ação.

Beleza carregada de magia: assim são os iantras, ricas e coloridas figuras geométricas que representam deuses hindus e cujo poder é conhecido há mais de 4 mil anos. Reproduzidos em metal, eles funcionam como talismãs. Mas é como auxiliar na prática da meditação que os iantras são mais usados. Neste caso, fornecem alta dose de energia positiva à nossa mente, iluminando-a, de modo a torná-la capaz de nos revelar soluções para qualquer tipo de problema.

Para aproveitar ao máximo a força dos iantras, ou seja, captar as vibrações do deus ao qual ele está associado, o primeiro passo é escolher uma entre as figuras abaixo. Feita a escolha, sente-se e relaxe completamente. Então olhe por cinco minutos para o centro do iantra selecionado, evitando pensar. Essa meditação, que deve ser feita todos os dias, vai ajudá-lo a encontrar as respostas que procura.

Como usar os Yantras?

A forma de utilizar o Yantra é colocá-lo numa moldura do tamanho de uma folha A4 no mínimo e pendurá-lo a uma distância de 30 centímetros à frente do rosto. E na posição sentada (preferencialmente na posição de lótus) fixar os olhos no ponto central (bindu) do desenho sem piscar e sem pensar em nada, deixando os pensamentos pararem e absorver o silêncio interno; através de uma respiração continua e suave, os olhos devem ficar abertos até que lacrimeje, apenas contemplando e aos poucos na medida em que ocorre a prática alcançará o tempo almejado de cada yantra. Passando a usufruir dos efeitos de cada forma e cor recebendo o fluxo vibratório desejado. Ao iniciar o lacrimejamento e sentindo necessidade; feche os olhos e deixe a imagem desaparecer. Poderá usufruir de um incenso, de uma música new age em ambiente calmo e de preferência reservado para essa prática. Após o uso pendure o Yantra na parede do quarto.

 

durga

 

Durga:invencibilidade

Muito usado para proteger mulheres e artistas, este iantra atua na capacidade de iniciativa de todas as pessoas e transmite felicidade e harmonia. Está relacionado à deusa Durga, que destrói os vícios e os pecados e cujo nome significa invencível.

 

shri

 

Shri: purificação

É o mais poderoso dos iantras, pois representa a união do deus Shiva ( que simboliza a força masculina) com a deusa Shakti (que simboliza a força feminina). Ajuda a purificação e elevação do espírito e é também usado como forma de combater doenças.

O Shri Yantra é um dos mais auspiciosos, importantes e poderosos yantras, que não somente lhe confere o máximos dos benefícios, como também prova ser benéfico para quase todos mundo. Ele abençoa com poder, autoridade, popularidade e sucesso financeiro. Leva ao caminho do nome, fama, sorte e prosperidade. Ele é a fonte de obtenção de todos os desejos mundanos e a satisfação de todos os desejos através do poder cósmico interior e de sua força mental. "Shri yantra"- "Shri significa riqueza, prosperidade e Yantra significando "Instrumento". O Instrumento para a Riqueza, o Shri yantra nos traz todo tipo de riqueza material e espiritual. O Shri Yantra possui aquela força inexplicável para satisfazer todos os nossos desejos e mudar a nossa vida para melhor. Ele é definido como "a resposta para todos os nossos problemas e negatividade em nossas vidas. Qualquer pessoas usando o Shri Yantra conquista muito mais abundância, paz e harmonia. Shri Yantra ajuda a quebrar todos os obstáculos em nossas vidas. Ele nos ajuda a arremessar indefinidamente e mais facilmente os limites de nosso crescimento - tanto espiritual quanto material.

Existem energias negativas ao nosso redor em uma magnitude maior ou menor. Esta energia negativa fica em nosso caminho para conseguirmos maiores sucesso., prosperidade, harmonia e paz. Muitas vezes achamos que a nossa vida está fora de nosso controle. Nos encontramos em uma posição de estresse extremo, falta de paz e harmonia, alto grau de ansiedade, atritos em relacionamentos com outros, investimentos ruins, falta de emprego, estagnação na vida e profissão, diminuição de prospectos financeiros, sentimentos de insegurança, falhas contínuas e pura má sorte - apesar de nos envolvermos dando o melhor de nós, trabalhando duro e usando de nossa inteligência e a melhor de nossas intenções.

Leia também - O Simbolismo do Urso

A Geometria Sagrada do Shri Yantra ajuda a limpar todas as energias negativas acertando nosso caminho para a paz, prosperidade e harmonia e faz tudo trabalhar para nós de uma maneira ordenada. Shri Yantra, a grade Geométrica Multi Piramidal é em 2 dimensões representada por 9 triangulos isóceles interlaçados.

O Shri Yantra deve ser desenhado nas residências, palácios ou templos, para que a pessoas que residam neste local absorvam mais radiações de energia e reflexos solares do universo cósmico e com isso, ser mais saudável, rico e sábio. Ainda, este yantra é uma preciosidade antiga, rara e espiritual que nos ajuda a diminuir nossa má sorte e destino desgradável. Possui uma origem e uma linhagem divina. Ele á a forma simbolica de todos os Deuses e Deusas. Ele mostra a formação de todo o Universo. Ele foi possuido por Brahma, o criador do Universo e louvado por Vishnu o Senhor da Terra. Está conectado profundamente com a Arte Antiga de Vaastu e tem sido especialmente mencionado no 'Vaastu Shastra'. Todas as construções baseadas no Vaastu devem ter os Shri Yantra nelas. Os Vedas explicam o Shri Yantra como uma zona de energia científica, cósmica e planetária.

A palavra 'Shri' é definida como 'aquele que se torna um com o todo Poderoso em todos os dias de sua vida e extrai Dêle a sua visão divina e força suprema'. Isto garante para que o Shri seja o meio para a satisfação de todos os desejos na vida. O Shri Yantra é uma forma geométrica em sua construção e possui muito círculos, triângulos, pontas, linhas e ângulos. Em seu centro do círculo mais interno está a ponta em volta da qual se reunem nove triângulos, cinco dos quais apontam para baixo (em direção à Shakti ou poder) e quatro triângulos apontam para cima (em direção a Shiva). Os cinco triângulos que apontam para baixo simbolizam os cinco elementos, os cinco sentidos, os cinco orgãos, os cinco Tártaros e os cinco Nascimentos. Os quatro triângulos que apontam para cima simbolizam a vida, a alma, a medula espinhal e os gens. Todos os triângulos juntos (quatro para cima e cinco para baixo) representam os nove instintos básicos.

No Shri Yantra existe um lotus de oito pétala dentro de um outro de 16 pétalas. Junto eles constituem o Shri Yantra. O triângulo para cima indica o elemento fogo, os círculos indicam o elemento ar, as pontas indicam o Céu, a base indicam a Terra e os triângulos para baixo indicam a água. O Sri Yantra completo mostra o ciclo de vida completo do Universo. O Shri Yantra é a fonte suprema de energia que por sua vez é uma forma do elemento nos moldes de raios e ondas. O Shri Yantra é altamente sensitivo e possui maníficos poderes magnéticos. Dizem que ele é um depósito de energia que colhe raios cósmicos emitidos pelos planetas e por outros objetos no Universo e os transformam em vibrações construtivas. Estas, por sua vez, são retransmitidas para o ambiente onde o Shri yantra está localizado, destruindo assim, todas as forças negativas nos arredores. Possui ainda poderes ocultos que podem ser sentidos dentro de um pequeno raio de ação.

Os Shri Yantras trazem Riqueza e sabedoria, paz e prosperidade. grandeza e glória, virtude e valores e nos protege contra perigos e doenças, desesperos e desastres. Ele neutraliza os efeitos maléficos dos planetas nos seres humanos. A sorte favorece a pessoa que o possui. Abundância de todos os prazeres existentes e fortuna em todas as suas formas emergentes surgirão para aquele que cultua o Shri Yantra diariamente.Até mesmo um simples olhar para o Shri Yantra nos garante um efeito auspicioso.O Shri Yantra não é um milagre, mas possui um efeito tremendo na vida diária dos seres humanos, avançando na sua vida.

 

tara

 Tara:Força Física

Este poderoso iantra traz virilidade e força física e elimina os aspectos negativos da nossa personalidade. A deusa que lhe dá o nome protege os devotos de tempestades e enchentes. Ele propicia também facilidade de expressão

 

ganesha

Ganesha: Sucesso

Convém visualizar este iantra antes de realizar provas escolares, procurar emprego, fazer uma viagem ou inicar um romance. Isso porque Ganesha, filho de Shiva (a força masculina) e de Shakti (a força feminina) abre todos os caminhos que levam ao sucesso.

 

kamla

 

Kamla: Harmonia

Este iantra ajuda na obtenção de paz, harmonia, progesso e saúde. Traz também prosperidade, felicidade, riqueza, fartura e fama. A deusa Kamla propicia ainda, a quem comtempla seu iantra, o poder de se desenvolver mesmo em um ambiente que pareça hostil e desfavorável.

 

chinnamasta

 

Chinnamasta: Convivência

O emprego deste iantra na meditação permite o completo controle dos impulsos, inclusive do impulso sexual. Além disso, a deusa Chinnamasta ajuda a eliminar o orgulho, a ignorância e outras características de personalidade que impedem a convivência amigável.

 

kali

 

Kali: Transformação

Kali é a deusa indu associada ao tempo e à morte, ou seja, à transformação. Seu iantra ajuda a vecer os obstáculos por meio de uma mudança para melhor. Elimina as dificuldades psíquicas e tem ainda o dom de aumentar o poder de seduão e a energia sexual.

 

tripurbhairavi

 

Tripur Bhairavi: Energia

Ajuda a obter tudo o que se deseja, inclusive dinheiro e bens materiais. Afasta o medo, as doenças, a falta de habilidade, as dúvidas, oops enganos, as desilusões. Assim, traz energia, força física e poder. Destrói também os obstáculos à união de pessoas apaixonadas.

 

Instruções para a meditação Yantra 

 Leia também - Roda do darma

1 - pendurar o YANTRA sobre uma parede de frente para Norte ou Leste, colocando o centro do YANTRA ao nível dos seus olhos

2 - adotar sua postura que mais goste ou, se você quiser, sentar em uma cadeira mantendo a coluna reta

3 - respiração pelo nariz e expirar pela boca, mas não force nada, apenas deixar o fluxo de respirar normalmente

4 - olhar para o centro do yantra, tentando piscar o mais raramente possível, sem se preocupar em olhar os detalhes do Yantra, basta manter a sua visão no centro e observar o YANTRA todo de uma só vez.

Este exercício deve durar pelo menos 15-30 minutos todos os dias, a experiência será indescritível no tempo, depois de pelo menos sete dias de meditação YANTRA você será capaz de aproveitar a energia mesmo yantric mesmo sem um YANTRA (no início você pode fixar sua visão em um ponto imaginário ou exterior ou evocar o YANTRA com os olhos fechados)

não se esqueça de consagrar os frutos desta prática para com Deus (karma yoga), você não deve perseguir um objetivo ao fazer meditação YANTRA, apenas deixá-lo gradualmente orientá-lo para as energias sublimes do Macrocosmo

Ao executar este técnicas recomenda-se manter um estado de aspiração e intenso desejo de experimentar as energias beatíficos da consciência em fases superiores a YANTRA absorve atenção total do praticante, e ele já não pode dizer se o Yantra é dentro de si mesmo ou se ele está dentro do YANTRA, este é o estado de não-dualidade.

 

Fonte: http://www.reporternet.jor.br/figuras-hindus-que-trazem-felicidade/

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Yantra

          http://www.celicoutinho.com.br/yantra.htm
          http://www.sensiart.com/Paginas/Yoga/Sri_Yantra_2.htm

          http://mantras-mandalas.blogspot.com.br