SÍMBOLOS E OBJETOS

A Cruz Hermética

hermeticaEste símbolo representa a ligação do espírito (Rosa) com a matéria (Cruz). Existem 12 convexidades são relacionadas aos 12 signos do zodíaco, sendo 3 signos para cada elemento no quaternário, ar, fogo, água e terra, sendo relacionada cada triplicidade à uma ponta. Suas cores também se relacionam aos 4 estados de consciência, sendo o amarelo ...

a cor da causa, da mente e do ar, onde temos o princípio hermético do mentalismo, "tudo é mental". O fogo no vermelho dos sentimentos, o azul da água e da vitalidade e por fim na parte inferior, a manifestação plenamente densificada e "polarizada" no tetragramaton e hexágono, representando a terra (mundo físico) e malkuth na Cabala. A Luz do Hexagrama = equilíbrio das forças de cima com as de baixo e o pentagrama ( tetragrammaton ) com as 4 cores representando o universo manifestado. Ao observamos mais atentamente os 3 círculos centrais que formam a "Rosa" vemos 22 pétalas, simbolizando plenamente os 22 Arcanos Maiores, ligados aos arquétipos de espiritualidade estão dentro de nós para serem trabalhados. Um dos primeiros segredos da Rosa Cruz é a divisão da Rosa que está dividida em 3 partes:

a primeira circunferência (interna) com 3 pétalas simboliza os 3 Tronos da Teosofia = Causa, Lei e Efeito. Depois o segundo círculo com 7 pétalas, relaciona-se com os 7 planetas sagrados/ 7 estados de consciência. A terceira e ultima parte com 12 pétalas, ligada ao último círculo, representa os 12 signos do zodíaco. Agora estudemos a cruz manifestada , que crucifica a rosa central em nosso quaternário. Antes devemos observar que existem "2 cruzes". Uma pequena no centro do símbolo (dentro das 3 pétalas centrais) que representa o microcosmo e o homem ( 5 pétalas = Pentagrama) e a maior que representa o macrocosmo e mundo divino. Temos uma hierarquia angélica manifestada em cada parte trina da cruz, anjos do ar, fogo, água e terra, formando os quatro pontos. A cruz.

Leia também - As Runas

Temos os elementos alquímicos mais falados na tradição em cada parte trina da cruz : Mercúrio o espírito , enxofre a alma e sal o corpo, esses elementos fazem em cada parte da cruz um posicionamento , ou seja, na parte de cima temos Mercúrio no centro colunado pela parte ativa representada pelo enxofre e a receptiva simbolizada pelo sal. Essa mesma realidade segue o principio de fechar à realidade do 12 que é o numero das constelações fechando o círculo de 360, obtendo o equilíbrio alquímico perfeito no simbolismo da Rosa Cruz. Existe um pentagrama em cada parte da Rosa Cruz. Observe que na Rosa cruz os elementos nas pontas do tetragrammaton são representados pelos 4 animais da esfinge. O círculo na parte superior do pentagrama representa o elemento Éter, o espírito.

Na parte inferior à haste horizontal, a estrela de 5 pontas e a estrela de 6 pontas. O hexagrama representa luz espiritual, o equilíbrio perfeito entre macro e micro cosmo, Deus e homem. Nele temos os símbolos dos 7 planetas sagrados, no centro dele temos o Sol e depois as respectivas polaridades dos planetas : Saturno com a Lua, Marte com Vênus e por fim Júpiter com Mercúrio, os 7 planeta sagrados. Ainda tem a Força de Cristo, Avatara máximo do Ciclo Piscis que simboliza fortemente ligações arquetipais com a cruz, vejam os quatro triângulos nas laterais do circulo maior de 12 pétalas : I N R I=Ignea Natura Renovae Integra"o fogo da natureza promove a renovação integral".

Podemos ainda simbolizar às 12 convexidades com os 12 signos e os 4 elementos da seguinte maneira, em cima os 3 signos de ar, à esquerda (de quem olha a cruz de frente) os 3 de fogo , à direita os 3 de água e abaixo os 3 de terra.