TEMAS INEXPLICADOS

Egrégora - Parte 2

egregora1aMas quando está presente a egrégora fortalecida e em plena luz, nota-se um ambiente de harmonia, de carinho e franca amizade. Então, se um trabalho é apresentado, todos vão além no entendimento que ali foi exposto: Sentimos que quando o ambiente está em equilíbrio, ou o que significa dizer, que a egrégora está forte e pura, surgem como que canais de entendimentos superiores que se ligam às nossas mentes e nos inspiram sorver maravilhosos conhecimentos de uma fonte incomensurável de sabedoria. É como se as antenas de nossas mentes sintonizassem as ondas de uma nova estação de rádio cósmica. Algo maravilhoso se faz naquele momento e como que nos enchemos de um novo saber somente apreendidos sob estas condições.

Muitos Maçons se utilizam deste conhecimento em sua vida profana e quando entram em uma reunião, num instante procedem à leitura daquela egrégora específica, e ás vezes podem pressentir, muito antes de terminar uma reunião, qual vai ser o resultado. Outras vezes, põem perceber uma energia carregada de negatividade e já prevêem um resultado negativo. Aplicando esta poderosa ferramenta, muitos iniciados procuram ficar um pouco em silêncio no início de uma reuniâo, concentrar-se e fazer a leitura daquela energia flutuante e depois agir guiado pela intuição.

Assim, a egrégora é a alma coletiva evocando um poder invisível, porém eficaz e plenamente sentido pelos integrantes de um corpo de estudo. É um princípio de vida e um misterioso centro energético que se manifesta através da intuição e está à disposição dos verdadeiros iniciado. Captar a egrégora é captar o verdadeiro poder da fraternidade humana e por isso o desejo das sublimes instituições ecléticas e universalistas em ver todos os homens vivendo como irmãos confluenciando para uma só e divina egrégora terrena.

Se analisarmos sob vários aspectos, veremos que uma corporação iniciática – uma Loja, por exemplo - é uma das congregações humanas mais bem preparadas para atingir a geração da egrégora, na busca incessante da sabedoria. Do mesmo modo que a alma individual se exprime através de nossa intuição, a alma coletiva – ou egrégora – também se revela a cada membro capacitado. Há, portanto, a intuição como a comunicação da alma coletiva com o indivíduo que participa daquela comunidade, ou seja, um canal de iluminação, um lumem infusium de comunicação de sabedoria, cuja fonte é a egrégora e o receptáculo o homem, o eterno aprendiz.

Significa dizer que certas verdades ou certos mistérios somente poderão ser revelados tendo como condição necessária a existência de uma união harmônica dos membros de um corpo iniciático. Aqui, intuição e amor fraterno são condições sine qual non para ser desvelados profundos mistérios. Em outras palavras, determinadas verdades somente estarão acessíveis aos iniciados que participarem harmonicamente de sua Ordem, sendo um benfazejo contribuinte da alma coletiva gerada pela união com seus Irmãos.

Platão, há mais de 2.400 anos, já tinha se referido a este fenômeno-capacidade. Muitas e maravilhosas coisas foram escritas pelo venerável filósofo que muitos dizem ter sido um iniciado nos mistérios egípcios. Mas talvez poucos saibam que Platão ministrou cursos intitulados Sobre o Bem, os quais recusou-se terminantemente a escrever, mantendo-os em segredos.

E negou-se a escrever porque - como já frisamos - as palavras não se prestam inteiramente a transmitir as verdades captadas pela intuição, pois além de insuficientes os vocábulos poderiam deturpar nocivamente uma verdade. Nesses cursos o mestre da metafísica discorria sobre realidades últimas e supremas e sobre os primeiros princípios, adestrando seus discípulos para a compreensão desses segredos através de métodos rigorosos. Platão estava convencido de que essas realidades últimas e supremas não podiam ser transmitidas senão através da adequada preparação interna.

E ainda, vejamos que coisa maravilhosa! Em sua Carta VII, Platão escreveu que:

“o conhecimento dessas coisas não é de forma alguma transmissível como os outros conhecimentos, mas apenas após muitas discussões sobre tais coisas e após um período de vida em comum, quando, de modo imprevisto, como luz que ascende de uma simples fagulha, esse conhecimento nasce na alma e de si mesmo se alimenta. Essas coisas são apreendidas necessariamente em conjunto, como é em conjunto que apreendemos o verdadeiro e o falso relativo à realidade no seu todo.”

E finalmente completou:

Sobre essas coisas
não há nenhum escrito meu
e nunca haverá.

Que obra extremamente fecunda e magnífica. Platão nos deixou além do próprio conteúdo, um ritual, um método para atingirmos a consciência coletiva de uma verdade axiomática, inicialmente buscada, debatida e posteriormente intuída “como luz que acende de uma simples fagulha”. Este o caminho platônico para se atingir as realidades últimas e supremas cantadas pela voz universal!

Se tais verdades captadas pela intuição são verdades intransmissíveis por meio das palavras – inefáveis - e, portanto, inúteis de serem simplesmente sistematizadas por quem as detém, devemos então reproduzir as condições propícias de união fraterna, onde a alma coletiva se comunicará pelos canais intuitivos sua infinita sabedoria aos iniciados.

Platão já conhecia o processo do saber intuitivo humano e propôs um método de utilização conjunta de nossas aptidões para atingir o conhecimento. O mestre já conhecia isso, não é um segredo. Não perceber isto é estar distante da verdadeira Iniciação.

 

A Egrégora da Casa

 

Por Kendra e Ayesha Tamarix - Entre 1348 e 1353, metade da população do mundo morreu pela Peste Negra, muita gente culpou os judeus pelo terrível ocorrido. E apesar do Papa ter dito que várias vezes que os judeus nada tinham a ver com a peste, milhares de Judeus foram expulsos de suas terras.

Quase 700 anos mais tarde o mesmo episódio se repetiria, judeus torturados e despojados de suas posses fugiriam e se refugiariam na Polônia.

O que faz com que certos lugares repitam suas histórias? Será que ela ficaria gravada no seu solo, em suas construções, e essa energia de alguma forma contaminaria as gerações futuras? Ou será que esse local sempre esteve predisposto a essa energia?

Na verdade essa energia e chamada de Egrégora e é responsável pela maneira como nos sentimos.

Ela também muitas vezes é responsável pela maneira como agimos.

Algumas definições são bastante enfáticas sobre a definição de egrégora : "Palavra que se tornou popular entre os espiritualistas, significa a aura de um local onde há reuniões de grupo, e também a aura de um grupo de trabalho"
Outras definições são mais exóticas: "Egrégoras são entidades autônomas, semelhantes a uma classe de "devas" que se formam pela persistência e a intensidade das correntes mentais realizadas nos centros verdadeiramente espiritualistas; pois nos falsos tais criações psicomentais se transformam em autênticos monstros, que passam a perseguir seus próprios criadores, bem como os freqüentadores desses centros". Finalmente temos uma definição um pouco mais clássica: "Egrégora provém do grego egrégoroi e designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade, A egrégora acumula a energia de várias freqüências Assim, quanto mais poderoso for o indivíduo, mais força estará emprestando a egrégora para que ela incorpore às dos demais".

Um lugar e como uma pessoa, tem sua própria identidade, seu próprio humor, há lugares naturalmente ricos em energia e podemos sentir a diferença ao pisar em seu solo. Há outros em que a energia e sutil e nos sentimos bem nele.

Para conhecer a energia de um local basta sentí-la. E ficar atento a primeira impressão. Geralmente, e a
mais verdadeira, pois é baseada na sua intuição imediata.

Há locais de trabalhos espiritualmente insalubres. São feios, velhos e cheios de ranço do passado. O problema e que as pessoas tendem a se acostumar com isso e a situação só choca quem acaba de chegar, que logo e encarado como antipático que exige demais e é cheio de frescuras.

A egrégora se realimenta das mesmas emoções que a criaram. Como ser vivo, não quer morrer e cobra o alimento aos seus genitores, induzindo-os a produzir, repetidamente, as mesmas emoções. Assim, a egrégora gerada por sentimentos de revolta e ódio, exige mais revolta e ódio. No caso dos partidos ou facções extremistas, por exemplo, são os intermináveis atentados. No das revoluções, freqüentemente, os primeiros líderes revolucionários a alcançar o poder passam de heróis a traidores.

Terminam os seus dias exatamente como aqueles que acabaram de destronar (segundo Richelieu, ser ou não ser um traidor, é uma questão de datas). Já a egrégora criada com intenções saudáveis, tende a induzir seus membros a continuar sendo saudáveis. A egrégora de felicidade, procura "obrigar" seus amos a permanecer sendo felizes. Dessa forma, vale aqui a questão: quem domina a quem? Conhecendo as leis naturais, você canaliza forças tremendas, como o curso de um rio, e as utiliza em seu benefício.  Se esse local de egrégora danificadora for a da sua casa, há uma série de medidas que você pode tomar para aliviar a egrégora pesada do local, mais não sendo o lugar em questão como mudar?

Você pode conversar com o dono pra ver se rola pelo menos uma mudança estética, como uma pintura, móveis novos, cortinas esse tipo de coisa. Isso resolve? Não, mais é um começo.

Pode ser que você consiga mudar a egrégora do local simplesmente com atitudes assim, uma mudança movimenta novas energias. Mas pode ser que a egrégora já esteja tão enraizada que ela não só se recusa a sair como ainda revida. E como se o ambiente inteiro se revoltasse! Coisas pifam,quebram, somem, as pessoas se estressam e o lugar logo parece feio, com infiltrações, manchas as vezes inexplicáveis.

Nesse caso quando a egrégora revida, há duas saídas para a pessoa que não quer participar desse lixo. Ou ela se protege entrando numa bolha de energia, ou ela desiste e procura um lugar que não tenha que brigar o tempo todo. E ate possível viver em um ambiente ruim por algum tempo, com a devida proteção, o problema e que dá muito trabalho e é cansativo.

Nossa casa e um lugar sagrado. É onde deveríamos nos sentir seguros e protegidos. Infelizmente, nem todo mundo se sente assim. Muitas pessoas chegam diante de suas portas e dão um suspiro imaginando uma maneira de não dar o passo para dentro daquela casa.

Por isso sempre estamos acostumados a pintar a casa antes de entrar, para modificar as energias locais, ou egrégoras já firmadas.

Quero deixar registrado aqui que isso não esta certo e não é normal. Sua casa deve ser seu porto seguro. E tirando casos sinistros de casas assombradas até em sua fundação, não e muito difícil mudar a egrégora de uma casa. O que geralmente atrapalha são seus habitantes.

Todos nos fazemos uns pactos estranhos, malucos e freqüentemente reclamamos dos resultados.

Reclamamos de uma coisa e quando ela se vai, reclamamos que ela se foi. Temos o vício de reclamar de ver o pior em tudo. De ver nossos problemas, defeitos, doenças e franquezas com uma horrível lente de aumento.

O mais difícil na hora de mudar o campo energético de uma casa e mudar as pessoas que vivem nela.

De nada adianta fazer uma boa limpeza, se as pessoas insistem em jogar lixo no chão. E preciso mudar o comportamento das pessoas e isso pode ser um pesadelo.

Vamos por parte: A primeira coisa que você precisa analisar na sua casa e como você se sente. Seja mais especifico antes de responder “BEM” ou “MAL”.Se desejar escreva num papel: Cansado? Eufórico? Empolgado? Irritado?

Dentro das suas respostas, especifique agora aonde exatamente você se sente de uma determinada maneira. Há apartamentos que cabem em um bolso, mais há casa com vários aposentos e cada um deles possui uma egrégora particular.

Feito seu esquema de como se sente aonde, agora pergunte porque. Veja se há um motivo lógico para que você se sinta irritado por exemplo: Irritado com o que? Com a bagunça? Com os móveis velhos? Essa análise e importante para que você saiba que mudanças deve fazer na sua casa depois de realizar um ritual de limpeza, pois e a única forma de mudar definitivamente o padrão energético do lugar com o uso da magia natural.

 

E quando as pessoas da casa resistem a mudança?

 

E normal que pessoas sintonizadas com a energia vigente resistam a qualquer mudança, especialmente idosos, eles podem se tornar rígidos e a grande verdade e que o ser humano e adepto da Lei da Inércia. Preferem que tudo fique como esta.

Há uma hierarquia em qualquer casa. Nem sempre e o pai quem manda, as vezes  a mãe, a sogra, o tio, o filho. se você é essa pessoa, poderá efetuar as mudanças que achar necessária, mais se não é terá que usar sutileza e tato para efetuar as mudanças. Outro problemas é quando as pessoas pertencem a outras religiões, mesmo assim vale a pena tentar, pois você esta tentando tornar sua casa mais saudável e elevada para todos. O fato de várias pessoas se sentirem incomodadas em um lugar, ou uma, ou duas, já é um fator de os moradores conversarem sobre o assunto, pois ali há uma microcomunidade que procura uma harmonia familiar.

Mais as vezes só as mudanças na sua casa não resolvem, você deve considerar o bairro em que mora, a rua, dificilmente uma casa consegue ficar bonita por muito tempo numa rua de casas feias.  

Há uma serie de coisas que podemos fazer para mudar a energia de um local, como a verificação pela radiestesia, e a mais conhecida técnica de harmonização: o FENG SHUI, onde detectamos os pontos de energia ruim e de energia boa e procuramos equilibrar esses pontos, com técnicas simples como mudanças de móveis, pintura nas paredes, sinos de ventos etc.

 

Dicas de harmonização.

 

Sujeira

 

Procure manter o local sempre limpo, não descuide da pintura. Evite lixo na cozinha pois ela e responsável pela prosperidade, saúde e sustento de todos na casa. A falta desse cuidado gera energia parada e estagnada.

 

Bagunça

 

Nem sempre e possível se livrar da bagunça, mais e preciso mantê-la sobre controle. A bagunça embaralha os pensamentos, arrumar tudo torna sua vida mais clara. A bagunça embaralha a sua visão, e confunde o seu sentido de percepção.

 

Coisas velhas e quebradas

 

Faça uma constante renovação de roupas, panelas, cacarecos em geral. Coisas velhas em demasia impedem a chegada de coisas novas. O novo precisa de espaço para chegar, o novo traz inícios, recomeços, oportunidades, novos prazeres e novos desafios, mas para isso tem que haver espaço, e o velho precisa deixar a nova energia chegar.

 

Pintura nova na mudança

 

Uma pintura nova na mudança ou em qualquer momento da vida de sua casa poderá movimentar as energias, uma dica é colocar um pouquinho de pó de enxofre uma quantidade de 10g/10litros na tinta.

 

Iluminação da casa e casa arejada

 

É sabido que a ação direta do Sol elimina bactérias, abra as janelas deixe a energia do SOl transmutar a energia da sua casa, com força e purificação. Há também a ação do elemento ar que entrará pelas janelas trazendo movimento, novas energias e novas possibilidades. A mensagem dos ventos amenizam as energias negativas.


A força e o poder de uma egrégora


Por Cherrine Cardoso - Esses dias parei para fazer uma reflexão sobre o valor e a importância dos grupos nos quais estamos inseridos desde o momento em que nascemos.

Se analisarmos, esses grupos são os grandes responsáveis pela nossa maneira de ver e nos relacionar com o mundo à nossa volta.

É por meio de um grupo que moldamos nossa personalidade e identidade, que buscamos descobrir aquilo que realmente gostamos.

Entretanto, um indivíduo, em sua constante mutação, migra de um grupo a outro em diversos momentos na sua vida. Segue moda, tendência, comportamento, hábitos, costumes e isso tudo é o que determina de qual grupo ele faz parte.

Perceba que você mesmo consegue distinguir, só de olhar, passeando por um bairro ou shopping ou parque, de qual grupo certa pessoa faz parte. Você reconhece pelo tipo de roupa, pelos acessórios, pelas gesticulações e sabe identificar se é uma pessoa refinada ou não. Talvez até a qual grupo social ela pertence.

Dentro da nossa cultura identificamos esta força do grupo como egrégora. A tradução deste termo, uma palavra grega da terminologia egregoroi, diz que é o conjunto de formas-pensamentos de duas ou mais pessoas, voltadas para algum propósito. Diz também que todo grupamento humano possui uma, seja ele uma empresa, clube, família ou até de ordem iniciática.

O Prof. DeRose, com seus quase 50 anos de magistério com o Yôga, também identificou o poder e a importância da egrégora. Para ele “egrégora designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade”. Hoje você consegue saber de qual tipo de Yôga um praticante pertence só de observá-lo.

Aqueles que conhecem os alunos e instrutores do Método DeRose percebem, logo de cara, que trata-se de um grupo de pessoas preocupadas em preservar o bom relacionamento humano, a boa educação, a limpeza, o bem estar, a amizade, o carinho. Sem forçar, de forma natural. Os que chegam sentem, se identificam e ficam, se tiverem sintonia com a mesma vibração. Alguns até estranham, mas se a energia for compatível, logo sentem-se parte do mesmo universo. Entretanto tratam-se  apenas de características. Cada grupo tem as suas.

Juntamente com o conceito de egrégora, um outro bem forte caminha junto, que é o de karma. Diferentemente do que muitos pensam, karma representa apenas ação e reação. Representa que tudo aquilo que você promove à sua volta vai gerar uma energia de reação. Se suas atitudes forem positivas, as reações a elas também serão. E vice-versa.

Para uma indivíduo comum a percepção sobre karma é muito pequena se comparado a um que trabalha a expansão da consciência. Quando você tem ciência dos seus atos, já sabendo que eles promoverão uma reação natural, certamente você se preocupa mais, ficando mais atento àquilo que faz, diz e até pensa.

O Yôga ensina, dentro dos seus conceitos e técnicas, como fazer você trabalhar o corpo físico, energético, emocional e até mental, visando esta busca pela hiperconsciência. E só de estar inserido num grupo com este objetivo, naturalmente você já é conduzido a uma evolução, mesmo que inicialmente você nem perceba. Acaba, por osmose, se comportando e agindo dentro do mesmo padrão.

Para pertencer a uma egrégora, basta pensar de forma semelhante ao grupo, principalmente àqueles aos quais se pertence sem perceber. Até mesmo assistir um programa de TV ou ler um livro já o faz pertencer a uma egrégora.
Quando você aprende a trabalhar com as egrégoras, ganha uma valiosa ferramenta para a melhoria da sua qualidade de vida, já que determina em qual grupo você quer estar para que isto se torne efetivo!

Repense agora se você está onde realmente quer estar. Se faz aquilo que realmente quer fazer, sem ser forçado a tomar suas atitudes. Repense se não se comporta do jeito que a sociedade quer que você de comporte, indo contra seus valores e instintos pessoais. E se não estiver no grupo compatível com aquilo que deseja pra você, mude agora!


Sobre Egrégoras

 

Uma das coisas que acho bem interessante no meio ocultista é a importância que se dá para a egrégora, ou ao grupo ao qual se pertence, e sobre os benefícios de ficar sobre a égide de tal força. Aos que buscam a total realização espiritual, tal força pode até ser um empecilho. Mas o que são egrégoras exatamente, e como essa força pode nos ajudar ou atrapalhar em nossa caminhada?

Direto do Wikipédia:  Egrégora, ou egrégoro para outros, (do grego egrêgorein, Velar, vigiar), é como se denomina a entidade criada a partir do coletivo pertencente a uma assembléia. Segundo as doutrinas que aceitam a existência de egrégoros, estes estão presentes em todas as coletividades, sejam nas mais simples associações, ou mesmo nas assembléias religiosas, gerado pelo somatório de energias emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Assim, todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: as empresas, clubes, igrejas, famílias, partidos etc., onde as energias dos indivíduos se unem formando uma entidade (espírito) autônomo e mais poderoso (o egrégoro), capaz de realizar no mundo visível as suas aspirações transmitidas ao mundo invisível pela coletividade geradora, ou seja, sua ideologia. Em miúdos, uma egrégora participa ativamente de qualquer meio, físico ou abstrato.

Como vimos então, egrégoras são formadas pelas formas-pensamentos criadas a partir da união do mesmo pensamento em comum de uma assembléia, de um grupo, ou seja do coletivo reunido com o mesmo objetivo. Quanto mais forte e mais frequente for essa egrégora, mais força vai acumulando, se tornando uma entidade autônoma.

Pensamentos e sentimentos fracos criam egrégoras mal definidas e de pouca vida ou duração, porém pensamentos e sentimentos fortes criam egrégoras poderosíssimas e de longa duração. Existem egrégoras positivas que protegem, atraem boas energias e afastam cargas negativas, e egrégoras negativas que fortalecem o pensamento negativo, os vícios do qual o sujeito quer escapar mas como uma força maior que ele, o compele a sempre repetir o mesmo padrão de comportamento.  Está aí, a origem dos espíritos  obsessores, porque a egrégora pela força que possui se torna uma entidade autônoma, o qual ainda, nossa psiquê só interpreta através de imagens, por isso a personificação, e a tendência a crermos que o plano astral é povoado por entidades e espíritos os mais diversos, desde espíritos ou almas repugnantes e sombrias, espíritos de luz que nos protegem, até mesmo anjos e devas, demônios e outros seres elementais.

Verificamos que são as formas-pensamentos que dão origem a egrégoras, egregóras essas que também podemos chamar em outras palavras, de “memeplex” (memeplex é um conjunto de memes ou formas-pensamentos). Tem um post interessante sobre isso, aqui, onde verificamos que memes são o equivalente aos condicionamentos.

Pois bem, então egrégora é equivalente de certa forma a condicionamentos, que como já visto em outros posts, são os condicionamentos que nos impedem de perceber a realidade tal qual é. O problema maior, é que pelo visto, tudo o que se relaciona com a sociedade e cultura de um povo, estão relacionados com algum tipo de egrégora. Estamos inseridos na sociedade, somos cidadãos, e nos relacionamos com o mundo.

Segundo Jung, a identificação do indíviduo com o grupo (egrégora) é um caminho simples e mais fácil, na egrégora nos sentimos protegidos por sua força, o indivíduo pode obter um entusiasmo e incentivo que o leve a praticar ações nobres, solidariedade, etc.  Mas no grupo ou coletivo, devido a grande força de sugestão,  a experiência tende sempre a ser num nível de consciência inferior ao do indivíduo, pois é inevitável que a psicologia de um grupo de pessoas desça a um nível mais baixo, por esse motivo é duvidosa a moral de grandes organizações.  O indivíduo na multidão torna-se facilmente uma vítima de sua sugestionabilidade. Só é necessário que algo aconteça, por exemplo, uma proposta apoiada por todos para que cada um concorde, mesmo que se trate de algo imoral. Na massa não se sente nenhuma responsabilidade, mas também nenhum medo. Por isso também a multidão humana, ou grandes grupos, egrégoras, como de uma nação por ex., time de futebol., etc., são grandes incubadoras de epidemias psíquicas, tal como a projeção de conteúdos reprimidos do coletivo (sombra) serem projetados em outras nações, em outros grupos, do qual o indivíduo não participa, e verificamos isso em guerras e grandes perseguições de um grupo a outro.  Os acontecimentos da inquisição, da caça as bruxas, da Alemanha nazista, da atual guerra santa, são os exemplos desse fenômeno.

Egrégoras (ou memeplex), se equipara ao que na psicologia junguiana é conhecido por complexos. E devido a tudo isso exposto acima, verificamos que egrégoras também são o mesmo que o sistema de aprisionamento que rege a sociedade como um todo, a matrix ou sístase,  ou seja, são os condicionamentos que distorcem a nossa percepção do real.

 


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Egr%C3%A9gora
       Rede aquariana
       http://www.hermanubis.com.br/artigos/BR/ARBRAEgregora2.htm
       http://www.maconaria.net/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=30
       http://webgtp.com/gtp/index.php?option=com_content&task=view&id=428&Itemid=9
       http://www.yogajardimanaliafranco.com.br/blog/?p=1631