TEMAS INEXPLICADOS

Chakras, Vórtices e Energias-Parte2

chacra4O Quarto Chakra - Anahata (Coração) - É o chakra cardíaco. Reflete todas as qualidades de amor e carinho. Refere-se à cura, devoção e altruismo, amor incondicional. Relaciona-se à glândula timo, com o coração e o pulmão. Sua cor é o verde.  LOCALIZAÇÃO - Sobre o osso externo, acima do coração, tórax, no meio do corpo e no meio da linha que vai de um ao outro mamilo.Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, ...

responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o chakra do coração, centro energético do amor. A elevação das energias do chakra do plexo solar até o coração acontece em indivíduos que estão desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade. As doenças do coração, sistema circulatório e sangue podem ser tratadas através deste chakra.

FUNÇÃO

 

Zela pelo bom funcionamento do coração, dos pulmões, da oxigenação do organismo e da circulação sangüínea. uma chave quepois liga o emocional ao psíquico. Através dele que são realizadas as curas psíquicas, é um elo de ligação com seres espirituais de ordens superiores. Quando descontrolado, propicia problemas do coração, distúrbios respiratórios e circulatórios, também gera paixões incontroláveis, fanatismo, ódio, inveja e raiva.


ASPECTOS A SEREM COMPREENDIDOS

 

Amor incondicional, compaixão, perdão, verdade e gratidão


INFLUÊNCIAS

 

Desequilíbrio no Físico: Doenças cardíacas, distúrbios de pressão, problemas pulmonares e bronquites. Sistema imunológico ineficiente e dor de cabeça.

Emocional Equilibrado: Amor próprio e pela humanidade, verdadeira compreensão da compaixão e benevolência, aceitação, bondade, disponibilidade para o perdão, ajuda ao próximo, sabedoria, conscientização do outro, assentamento na estrutura terrena, dá consistência e vitalidade as aspirações amorosas, pacificação, fé na vida e nas pessoas.

Emocional Desequilibrado: Depressão, angústia, desprezo, raiva e medo, apego ao apego, incapacidade de amar e se emocionar. Coração fechado, apego e depressão.

Forma Geométrica: Hexagrama - dois triângulos sobrepostos, um voltado para cima, simboliza Shiva, o princípio masculino. O outro triângulo, voltado para baixo, simboliza Shakti, o princípio feminino. Atinge-se o equilíbrio quando estas duas forças estão unidas em harmonia.

Cor: Rosa - amor incondicional / verde é dilatador de veias, artérias e músculos, usado para pressão alta, cateterismo. É relaxante do sistema nervoso, principalmente simpático e muscular, auxiliando nos casos de esgotamento, irritação e insônia; regula a pressão arterial, o sistema circulatório e estimula a glândula pituitária, normalizando a função das demais glândulas. Auxilia nos casos de febre, quando não se sabe a causa da infecção. Cria espaço no coração como o frescor da primavera, fazendo sentir-se renovado. Violeta e magenta (falta de energia) para tonificar.

Cores Básicas: Dourado, Verde, Rosa.

Alimentos que estimulam o chakra: Frutas e verduras verdes (abacate, kiwi, maçã verde, uva, agrião, alface, escarola, brócolis).

Gema: Quartzo rosa, pirita, esmeralda.

Mantra: Yam - a concentração deverá estar centralizada no coração, desfazendo qualquer bloqueio na região cardíaca, proporcionando controle sobre a respiração.

Elemento: Ar - Auxilia o funcionamento dos pulmões e do coração. A estrela de seis pontas simboliza o elemento ar.
Fases da vida: 21 a 28 anos.

Funções: Intermedia os chakras superiores e inferiores; impulso de se abraçar a sua Verdade, ao Amor; reequilíbrio; altruísmo; compaixão. Este chakra se expande em todas as direções e dimensões, como uma estrela de seis pontas.

 

Bija-mantra: "YAM". Responsável pela irrigação energética do coração. É um canal de movimentação dos sentimentos. Desenvolvido, cria um canal de amor que pode ser utilizado para o trabalho assistencial, desenvolve a compaixão. Arrogância, vaidade extrema, depressão, desespero, egoísmo, avareza, hipocrisia, tendência à discussão, ansiedade, desgosto são alguns dos desequilíbrios ligados a esse chakra.

 

4chacra

 

Cor: Verde-Branco

Sentido: Tato

Som: Yam

Elemento: Ar

Glândulas Endócrinas: Timo

Sentido: Tacto

Óleos: Pinho - bergamota - melissa (erva cidreira)

Minerais: Esmeralda - turmalina verde - jade verde - malaquite - aventurina verde - quartzo rósseo - kunzite - turmalina rosa

Metal: Cobre

Planetas: Vénus

Alimentos: Frutos verdes (Kiwi, etc.) - vegetais

Elementos: Ar

Corpo Sutil: Corpo astral

No Corpo: Coração, pulmão, pele, sangue, circulação

Em Harmonia: Amor, generosidade, romance

Em Desarmonia: Má circulação e respiração, avareza, egocentrismo

Qualidades (polaridade +): Amor incondicional - compaixão - perdão - compreensão - abertura - sensibilidade - partilha - equilíbrio

Características (polaridade -): Ressentimento - insensibilidade - desequílibrio sentimental - distúrbios do coração e de circulação sanguínea - reumatismo - imunodefeciência

Relação com o corpo físico: Coração - circulação sanguínea - pulmões e sistema respiratório superior - sistema imunitário - vértebras dorsais

Relação com o corpo emocional: Amor aos outros e a sim mesmo - partilha - dar - aceitação

Bloqueios que denunciam a disfunção do chakra: Distúrbios cardíacos ou pulmonares - má circulação sanguínea - cancro - viroses - asma - bronquite - doenças sanguíneas (colestrol, leucemia, envenenamento, flebite, etc.)

 

O Quinto Chackra - Visuddha (Garganta)

 

 

chacra5

 

 


O chakra laríngeo relaciona-se com comunicação, expressão, inspiração e o uso da vontade. Relaciona-se com a glândula tireóide e com os órgãos da fala. Sua cor é o azul e é o chakra a ser desenvolvido na Era de Aquário.

 

LOCALIZAÇÃO

 

Garganta, base do pescoço, onde os ossos da clavícula se encontram. Localizado sobre a garganta, se comunica com a glândula tireóide. Está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo.

 

ASPECTOS A SEREM COMPREENDIDOS

 

Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado de consciência.


INFLUÊNCIAS


Desequilíbrio no Físico: Laringite, faringite, problemas de tiróide e paratiróide, doenças mentais, distúrbios da fala, gagueira e surdez.

Emocional Equilibrado: Sensibilidade, criatividade artística, dom da palavra e do conhecimento, claraudiência, intelecto claro, independência, idealização, senso de planejamento, força de vontade, capacidade de tomar decisões.

Emocional Desequilibrado: Fobias, covardia, falta de criatividade, mentalidade e expressão tacanha, rude e pobreza de espírito, criticismo, preconceitos, atitudes extremamente racionais, pessoa que reclama o tempo todo, agressividade verbal e apego a crenças limitantes.

Forma Geométrica: Lua crescente.

Cor: Azul - atua como tranqüilizante na aura. É calmante do sistema nervoso, e equilibrador nos casos de obsessão.

Cores Básicas: Azul-Celeste, Lilás, Amarelo.

Alimentos que estimulam o chakra: Ameixa preta, uva passa, amoras, peixes, aspargos, batatas.

Gemas: Safira azul, lápis lazuli, sodalita, azulita, ágata marinha, turquesa e calcita azul.

Mantra: Ham (lê-se o "H" como em help) - representa o som do corpo. Este som puro afeta o ouvinte, alterando os espaços de sua mente e de seu ser.

Elemento: Ar (éter), mas num sentido mais sutil, associado ao som (Mantram).

Fases da vida: 28 a 35 anos.

Funções: Auto conhecimento; felicidade; O indivíduo se eleva e se purifica de todos os carmas; morre-se para o passado e nasce-se novamente para a realização da unidade".

 

Bija-mantra: "HAM". Responsável pela irrigação energética da boca, garganta e órgãos respiratórios. Serve de bloqueio para que as energias emocionais não cheguem ao chacras frontal e coronário. Desenvolvido facilita a psicofonia e a comunicação em vários níveis. Tristeza, desrespeito, descontentamento, lamento são alguns dos desequilíbrios ligados a esse chakra.

 

5chacra

 

Cor: Azul Claro

Sentido Audição

Som Todos

Elemento Eter

Glândulas Endócrinas: Tiróide e paratiróide

Óleos: Lavanda - camomila - gerânio

Minerais: Turquesa - crisocola - topázio azul - água marinha - cianite - sodalite

Metal: Mercúrio

Planetas: Mercúrio

Alimentos: Frutos azuis ou azulados - vegetais - espargos

Elementos: Éter

Corpo Sutil: Corpo etérico

FUNÇÃO - Promove o bom funcionamento: do nariz, ouvidos, pescoço, garganta, boca, cordas vocais, tiróides, amídalas. Atua na nossa comunicação verbal e na audição, bem como rege a nossa criatividade. Quando desarmonizado provoca sons intracranianos (zumbidos). Também rege a comunicação com os espíritos.

Em Harmonia: Boa comunicação e expressão, criatividade
Em Desarmonia: Aversão a tudo, infecções, má comunicação

Qualidades (polaridade +): Comunicação verbal - poder oratório - expressão criativa do ser - aceitação da mudança - capacidade de transformação - abundância - receber

Características (polaridade -): Negação de sim mesmo - fechar-se a si próprio e ao mundo - viver com uma sensação de falta - recusar-se à mudança - dificuldade em receber incondicionalmente - não se achar merecedor do que pediu ou do que há de melhor.

Relação com o corpo físico: Garganta - tiróide - cordas vocais - vértebras cervicais - ouvido - metabolismo - língua - saliva
Relação com o corpo emocional: Comunicação consigo mesmo e com os outros - viver a abundância - receber incondicionalmente - abertura às mudanças e transformações na vida - ouvir-se a si próprio e aos outros.

Bloqueios que denunciam a disfunção do chakra: Distúrbios consigo mesmo - garganta - anginas - hiper ou hiotiroidismo - amígdalas - problemas de metabolismo - problemas nos braços ou mãos dado que estão directamente ligados a este chakra (acidentes - dores - entropecimento, etc)

 

O Sexto Chackra - Anja (Frontal, Terceiro Olho)

 

chacra6

 

 

É o chakra relacionado com a visão interna ou espiritual, também chamado de visão central. Reflete intuição, poder mental, de decisão e conhecimento interior. Sua glândula associada é a hipófise e com os órgãos de visão e de crescimento, também associado a mente inconsciente.

 

LOCALIZAÇÃO

 

Fica no meio da testa, entre as sobrancelhas, acima e entre os olhos. Localizado entre as sobrancelhas, se relaciona com a glândula pituitária.


ASPECTOS A SEREM COMPREENDIDOS

 

Intuição (fenômenos paranormais) e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.


INFLUÊNCIAS

 

Desequilíbrio no Físico: Rinites, problemas de ouvido, de olhos, surdez, tontura, enxaqueca. Cansaço e confusão mental.

Emocional Equilibrado: Percepção em relação ao universo que o cerca, entendimento do próprio caminho, percepção, intuição, fé e devoção, carisma, magnetismo, força, sabedoria, capacidade de concentrar-se e foco no objetivo.

Emocional Desequilibrado: Desconcentração, dogmatismo, vê a vida com limitação, arrogância, medo, perda da fé e sedução, delírios, egoísmo, obsessão, teimosia e apego a crenças impostas pela sociedade.

Forma Geométrica: Círculo (bindo).

Cor: Dourado para concentração, falta de memória. Violeta é tranqüilizante e calmante. Clareia e limpa a corrente psíquica do corpo e mente, afastando problemas de obsessão mental e psicose.

Cores Básicas: Índigo, Amarelo, Verde, Branco Fluorescente.

Alimentos que estimulam o chakra: Berinjela, beterraba, ameixa preta.

Gemas: Cristais brancos, ametista, sodalita e lápis lazuli.

Mantra: OM.

Elemento: Presença de todos os cinco elementos, com três gunas que são manas (mente), buddhi (intelecto), Ahankara e chitta (o ato de ser - o ser).

Fases da vida: 35 a 42 anos.

Funções: Austeridade; intuição; vidência; serenidade; pureza.

É o chakra sede das Faculdades do Conhecimento: Buddhi (conhecimento intuicional), Ahankara (eu), Indriyas (sentidos) e Manas (a mente). É representado por um triângulo branco simbolizando a yoni e no meio um lingam (órgão masculino). No centro do chakra está o yantra do som (símbolo) OM, o melhor objeto de meditação.

Meditando nesse centro o praticante "vê a luz"; como uma chama incandescente. Fulgurante como o Sol matutino claramente brilhante, reluz entre o "céu e a terra"- Satchakra Nirupana.

glândula: hipófise (pituitária); Nas representações indianas, no centro do lótus aparece um triângulo invertido vermelho, simbolizando a yoni (aspecto feminino) e no meio do triângulo, um lingam branco (aspecto masculino). Rodeando o chakra, duas pétalas luminosas representando os dois heminférios cerebrais.

Bija-mantra: "OM". É o responsável pela irrigação energética dos olhos. Desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. (ás vezes palpita como um coração). Intelectualismo excessivo, manipulação de pessoas, questionamento excessivo são alguns dos desequilíbrios ligados a esse chakra.


FUNÇÃO - Rege a intuição, o despertar psíquico e intuitivo, o bom funcionamento da memória, funções cerebrais e olhos.

 

6chacra


Cor Indigo-Violeta

Sentido Intuição

Som Ham-Sham

Elemento Mente

Glândula Pituitária

Sentido: Percepções extra-sensoriais

Óleos: Patchouli - incenso

Minerais: Lapis lazuli - sodalite - safira - sugilite

Metal: Prata

Planetas: Júpiter

Alimentos: Frutos roxos ou azuis - vegetais

Elementos: Som interior

Corpo Sutil: Corpo búdico

Corpo Olhos, rosto, sistema nervoso central, equilíbrio físico

Em Harmonia: Popularidade, intuição, ética, clareza mental

Em Desarmonia Dependência, desejos insatisfeitos, desequilíbrio

Qualidades (polaridade +): Espiritualidade - o ‘Eu autêntico’ - intuição - imaginação - clariaudiência - clarividência - concentração

Características (polaridade -): Perda de concentração - cinismo - não assumir a sua verdadeira personalidade - dispersão - nervosismo

Relação com o corpo físico: Sistema endócrino - crescimento - enxaquecas no frontal ou zona dos olhos

Relação com o corpo emocional: A pessoa não se sente ela mesma - hipocrisia de sentimentos e emoções - inadaptação à realidade

Bloqueios que denunciam a disfunção do chakra: Falta de imaginação e criatividade - problemas de comportamento - esquizofrenia ou paranóia esquizoide - criação de mundos artificiais - pensamento rígido - pesadelos e distúrbios do sono ou repouso

 

O Sétimo Chackra - Sahasrara (Coronário)

 

chacra7


O chakra do topo da cabeça está relacionado com a mente super consciente, com o Eu Superior e/ou com Deus. É o portão de entrada das energias superiores. Sua cor é a luz branca ou violeta. Está relacionado com a glândula pineal e com o cérebro. É a conexão espiritual. Mostra esclarecimento, nossa conexão aos elevados planos de consciência (conhecimento).



LOCALIZAÇÃO

 

No topo e no centro da cabeça, mas pairando sobre ela, mais ou menos semelhante ao circulo dourado que os santos católicos possuem sobre a cabeça. Localizado no topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro.

FUNÇÃO - Cuida do crescimento e evolução espiritual, da nossa auto-realização como obra do Criador; nos conduz paz, sabedoria e união com o Divino

 

ASPECTOS A SEREM COMPREENDIDOS

 

Iluminação.

 

INFLUÊNCIAS


Forma Geométrica: Círculo como a lua cheia.

Mantra: Sham.

Cor: Magenta e arco-íris.

Cores Básicas: Violeta, Branco Fluorescente, Dourado.

Gemas: Ametista, quartzo branco, pirita.

Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter, em suas forças mais sutis.

Funções: Iluminação; espiritualidade plena; transcendência; manifestação do Divino. Segundo o Satchakra Nirupana: "O Lótus das mil pétalas é a mais brilhante e mais branca que a lua cheia, tem a sua cabeça apontada para baixo. Ele encanta. Seus filamentos estão coloridos pelas nuanças do sol jovem. Seu corpo é luminoso, é aqui o objetivo final de Kundalini após ativar os outros chakras. O indivíduo que atinge a consciência do sétimo chakra realiza os planos da irradiação (torna-se iluminado como o sol), das vibrações primordiais, da supremacia sobre o prana, do intelecto positivo, da felicidade, da indolência".

Glândula: ligado à glândula pineal (epífise);

Bija-mantra: Silêncio - Este chakra não possui Bija-Mantra pois ele transcende a palavra e a expressão. É o responsável pela irrigação energética do cérebro e pelo controle de todos os outros chakras. Desenvolvido facilita a telepatia, a mediunidade, expande a consciência. Não tem desequilíbrios.

 

7chacra

 

Cor: Violeta

Sentido Relação com o Plano Divino, Cósmico

Som: Aum

Elemento: Espaço Eter

Sentido: Empatia

Óleos: Frankincense

Minerais: Ametista - alexandrite - sugilite - fluorite roxa

Metal: Ouro

Planetas: Urano

Alimentos: Frutos roxos - vegetais

Elementos: Luz interior

Corpo Sutil: Corpo causal

Glândulas Endócrinas: Pituitária, Pineal

Em Harmonia Integrado a vida, iluminado, harmonioso

Em Desarmonia Loucura, desequilíbrio orgânico e mental, morte

Qualidades (polaridade +): União com o todo (cósmico) - sensação de infinidade espiritual - consciência superior - sistema nervoso central e cabeça

Características (polaridade -): Medo do desconhecido - recusa de ser guiado pela intuição - sentir-se à parte - rebeldia à autoridade, ou ao homem ou ao pai

Relação com o corpo físico: Cabeça - sistema nervoso central e periférico

Relação com o corpo emocional: Marginalização e medos do desconhecido - relação consigo mesmo e com o seu Eu Superior
Bloqueios que denunciam a disfunção do chakra: Enxaquecas nos parietais ou generalizadas - sono alterado - disfunções do pensamento ou dislexia nervosa ou motora - doenças neurológicas ou outras: esquizofrenia, paranóia, esclerose, etc.

 

Trabalhando com os Chakras

 

Algumas recomendações para trabalhar com seus chakras.

Considera-se geralmente ser melhor abrir os chakras de cima do que os chakras mais baixos. Assim você certifica-se de que primeiramente o chakra da raiz está aberto e do que você prosegue ao chakra de Sacral, então Umbigo, Coração, Garganta, Terceiro Olho e finalmente da Coroa.

O chakra da raiz é a fundação. Quando o chakra da raiz está aberto, você pode se sentir seguro e bem-vindo. Abrindo este chakra, você sentirá que você terá todo o território.

Somente quando você sente seguro e bem-vindo, você é capaz de expressar apropriadamente sentimentos e sexualidade, o domínio do chakra de Sacral. Este é geralmente o contato com uma pessoa de cada vez. Os sentimentos dão-lhe uma idéia de o que você queira e quando você está ciente daquele, você podem abrir o chakra Umbigo, para afirmar o seu querer, decidir-se em cima dele. Esta afirmação é algo que é feito entre as pessoas, nos grupos, em situações sociais; Em se tratando delas, você pode dar forma a relacionamentos afetivos, que é o domínio do Chakra do Coração. Isto domestica a agressividade do Chakra Umbigo. Quando os relacionamentos são dados forma, você pode expressar-se, pelo chakra da garganta. Esta é também a base de pensar, que faz a introspecção possível, abrindo o Chakra do Terceiro Olho. Quando todos estes chakras estão abertos, você está pronto para o Chakra da Coroa, desenvolver a sabedoria, a auto-consciência e a consciência geral.

Que período de tempo você gasta em cada chakra, é algo que você terá que encontrar em si próprio. Esteja ciente de como você se sente e de o que você faz e não faz. Observação: se você realmente necessitar abrir determinados chakras e se você pode sustentá-los. Provavelmente é um processo de anos, senão décadas, embora você esteja apreciando benefícios imediatamente.

O teste dos chakras pode ajudar-lhe a determinar o que você necessita abrir. Entretanto, não confie neste sozinho, mas leia também sobre os chakras em outros contextos.

É da maior importância estar ciente como seu estado está. Para desenvolver esta consciência, é uma boa idéia meditar. Particularmente a meditação do vipassana é recomendado. Não será sempre necessário seguir rígidamente por muito tempo a ordem dos chakras, quando você sabe o que acontece com você internamente.

PARTE 3