TEMAS INEXPLICADOS

Chamada de despertar global

globweck1Do COVID-19 à ruptura climática, da injustiça racial à crescente desigualdade, somos um mundo em turbulência. Ao mesmo tempo, somos uma comunidade internacional com uma visão duradoura - incorporada na Carta das Nações Unidas, que completa 75 anos este ano. Essa visão de um futuro melhor - baseada nos valores de igualdade, respeito mútuo e cooperação internacional - nos ajudou a evitar uma Terceira Guerra Mundial que teria consequências catastróficas ...

para a vida em nosso planeta. Nosso desafio compartilhado é canalizar esse espírito coletivo e chegar a esse momento de prova e teste. A pandemia expôs desigualdades graves e sistêmicas dentro e entre países e comunidades. De maneira mais ampla, ressaltou as fragilidades do mundo - não apenas em face de outra emergência de saúde, mas em nossa resposta vacilante à crise climática, à ilegalidade no ciberespaço e aos riscos de proliferação nuclear. Pessoas de todos os lugares estão perdendo a confiança em estabelecimentos e instituições políticas.

A emergência é agravada por muitas outras crises humanitárias profundas: conflitos que continuam ou se intensificam; número recorde de pessoas forçadas a fugir de suas casas; enxames de gafanhotos na África e no sul da Ásia; secas iminentes no sul da África e na América Central; tudo em um contexto de crescentes tensões geopolíticas. Diante dessas fragilidades, os líderes mundiais precisam ser humildes e reconhecer a importância vital da unidade e da solidariedade. A pandemia, por mais horrível que seja, deve ser um alerta para que todos os líderes políticos entendam que nossas suposições e abordagens precisam mudar, e que essa divisão é um perigo para todos. Ninguém pode prever o que vem a seguir, mas vejo dois cenários possíveis.

Primeiro, a possibilidade "otimista".

Nesse caso, o mundo entraria em confusão. Os países do norte global planejariam uma estratégia de saída bem-sucedida. Os países em desenvolvimento receberiam apoio suficiente e suas características demográficas - a saber, a juventude de seu povo - ajudariam a conter o impacto. E então talvez uma vacina apareça nos próximos nove meses ou mais e seja distribuída como um bem público global, uma "vacina popular" disponível e acessível a todos. Se isso acontecer, e se a economia iniciar progressivamente, poderemos avançar para algum tipo de normalidade em dois ou três anos.

Mas há também um segundo cenário mais sombrio em que os países não conseguem coordenar suas ações. Novas ondas do vírus continuam ocorrendo. A situação no mundo em desenvolvimento explode. O trabalho sobre as defasagens da vacina - ou mesmo se houver uma vacina relativamente cedo - torna-se objeto de competição acirrada e países com maior poder econômico obtêm acesso a ela primeiro, deixando outros para trás. Nesse cenário, também pudemos ver um movimento maior em direção à fragmentação, populismo e xenofobia. Cada país poderia fazê-lo sozinho ou nas chamadas coalizões dispostas a enfrentar alguns desafios específicos. No final, o mundo deixaria de mobilizar o tipo de governança necessário para enfrentar nossos desafios compartilhados.

Leia também - A Simbologia da Aranha

O resultado pode ser uma depressão global que pode durar pelo menos cinco ou sete anos antes de um novo normal surgir, cuja natureza é impossível de prever. É muito difícil saber se estamos nos movendo em uma direção ou outra. Devemos trabalhar para o melhor e nos preparar para o pior. A pandemia, por mais horrível que seja, deve ser um alerta para que todos os líderes políticos entendam que nossas suposições e abordagens precisam mudar, e que essa divisão é um perigo para todos. Esse entendimento pode levar as pessoas a reconhecer que a única maneira de lidar com as fragilidades globais é através de mecanismos muito mais robustos de governança global com cooperação internacional.

Afinal, não podemos simplesmente voltar aos sistemas que deram origem à atual crise. Precisamos reconstruir melhor com sociedades e economias mais sustentáveis, inclusivas e com igualdade de gênero. Ao fazer isso, precisamos reimaginar a maneira como as nações cooperam. O multilateralismo de hoje carece de escala, ambição e dentes - e alguns dos instrumentos que possuem dentes mostram pouco ou nenhum apetite para morder, como vimos nas dificuldades enfrentadas pelo Conselho de Segurança. Precisamos de um multilateralismo em rede, no qual as Nações Unidas e suas agências, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, organizações regionais como a União Africana e a União Européia, organizações comerciais e outras trabalhem juntas de maneira mais próxima e eficaz.

Também precisamos de um multilateralismo mais inclusivo. Hoje, os governos estão longe de ser os únicos atores em termos de política e poder. A sociedade civil, a comunidade empresarial, as autoridades locais, as cidades e os governos regionais estão assumindo cada vez mais papéis de liderança no mundo de hoje. Isso, por sua vez, ajudará a levar a um multilateralismo eficaz com os mecanismos necessários para fazer com que a governança global funcione onde for necessário.

Um novo multilateralismo eficaz, em rede, inclusivo e eficaz, com base nos valores duradouros da Carta das Nações Unidas, poderia nos tirar do nosso estado de sonâmbulo e parar o deslizamento em direção a perigos cada vez maiores. Os líderes políticos em todo o mundo precisam atender a esse chamado de alerta e se unir para enfrentar as fragilidades do mundo, fortalecer nossa capacidade de governança global, dar dentes a instituições multilaterais e aproveitar o poder da unidade e solidariedade para superar o maior teste de nossos tempos.

Fonte: https://www.un.org/