TEMAS INEXPLICADOS

Dos 7 Elementos da Magia

elemagia115/09/2020 - “Tudo o que se encontra no universo numa escala maior, reflete-se no homem numa escala menor. […] Podemos dizer que no homem está refletida toda a natureza.” — Franz Bardon. Há sete aspectos na mágicka que podem ser destacados e organizados para que possamos compreender melhor a totalidade universal, decodificando-a em partes menores. 1° – O Fogo, ou princípio da Ignição, ligado a Marte. É o princípio Ativo, a chama da Vontade do Mago. Ligado a Igni, senhor Elemental do Fogo, e as Salamandras, seus elementais menores. Foi o primeiro elemento a surgir. Tem em si o poder gerador do calor, mas também é o exterminador supremo.

2° – A Água, ligada a Lua. Princípio feminino, passivo, responsável pela manutenção da criação. Niksa é seu Rei Elemental, e as Ondinas e Tritões seus elementais menores. É o Gerador supremo, mas também a estagnação em suas oitavas baixas.

3° – Ar, o terceiro elemento gerado. É neutro, nem ativo e nem passivo, mas intermediário, disseminador da vida. Paralda é seu rei elemental e as Sílfides sua corte de elementais menores. Vênus é associado no contexto de ser um elemento de intelecto e reflexão. Lúcifer era tido como ‘O Príncipe das Potestades do Ar’. Em uma oitava baixa, é também a dispersão.

4° – Terra, o quarto e ultimo elemento denso gerado. Ligado ao planeta Plutão. Tende a características mais humanas, como a riqueza e a convicção. Ghob é seu Rei elemental e os gnomos seus representantes menores. Em uma oitava baixa é a inatividade e a preguiça.

5° – Éter / Akasha – Primeiro princípio criado. A essência divina. Ligada a Saturno e ao elemento do Sangue. Seu Rei é o Demiurgo que nos aprisionou na matéria densa e física e a espécie humana é seu elemental, decaído e corrompido. É a quintessência e responsável pela Necromancia e formador dos fios que conectam os vivos a seus corpos de carne, também é a matéria que forma as infinitas planícies convalescentes dos Reinos para além da umbra.

Leia também - Como Desenvolver Telecinese

6° – Caos. Formado pelo nada e pelo vazio. O submundo de Urano. São os seres do Caos, nunca nascidos em planos densos, transitando entre o Éter e outros elementos. Se apresentam normalmente como seres bestiais, nosso Abismo interno manifestado Externamente. Satã é seu Rei e os Diabretes seus menores representantes.

7° – A Ordem. Ligada a esfera solar e aos planos sutis superiores. Tem como Rei o Criador. É a emanação do Todo, suas Leis, sua organização, muito além do material, mas englobando Toda criação gerada. Tem os Anjos e Querubins como seus representantes menores.

Destes 7 aspectos apresentados, 6 são controlados pela Vontade do Mago. O último sendo acessível somente através da Devoção e da teurgia.

post scriptum ¹: As terminologias angelicais aqui apresentadas, tais como as de deus e demônios, não possuem conotação religiosa ou teológica, mas magística. Não se trata de um texto religioso, mas de alquimia de profunda classe.

post scriptum ²: Há diversas tabelas e relações entre os planetas e os elementos, bem como classificações infindáveis encaixadas em diversos contextos. A aqui apresentada foi específica para este estudo e classificação geral das cerimônias de acordo com suas entidades/ elementos e não vem a confrontar qualquer outro arranjo deste tema.

E aquele que souber interpretar estas chaves, que as gire em suas fechaduras corretas.

Fonte: https://arautodochaos.wordpress.com/