TEMAS INEXPLICADOS

O mistério do lago perdido

laperdi1Por Green Savers, 2020 - Acontece todos os Verões sem grande explicação científica: um lago é sugado por um buraco misterioso e desaparece no parque Willamette National Forest, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. Só volta a aparecer água quando chega a temporada de Inverno naquela região. Apesar do insólito, os cientistas ainda não conseguiram explicar o fenómeno. De acordo com um comunicado do parque, a fissura do lago – conhecido agora como “Lost Lake” (em português, ‘lago perdido’) – tem origem vulcânica e a água escoa por meio de canais abertos por lava no subterrâneo.

“Não se sabe ao certo para onde a água vai, mas alguns investigadores apontam que ela cai por tubos de lava e se infiltra na rocha vulcânica, convertendo-se num lago subterrâneo”, disse à BBC um porta-voz do Parque Nacional de Willamette. Alguns especialistas dizem que por estar sob uma área vulcânica, onde passa um rio de magma, a água endurece durante o Inverno e fica fria no Verão. Com isso, vai para a superfície quando a lava está endurecida e volta a ser sugada pelo buraco quando o magma volta ao estado líquido.

Leia também - Os Nove Estágios da Concentração Meditativa

“A lava quente continua a fluir por debaixo da crosta terrestre, como se fossem túneis submarinos”, disse a porta-voz do parque. Esses túneis carregam a água como se fossem um sistema de saneamento. “O lago enche-se de água no inverno e depois seca por completo, convertendo-se num pasto.”

 

O lago perdido do Oregon

laperdi2

laperdi3

laperdi4

 

 

2015 - Tubos de lava não são incomuns no Oregon, o estado é o lar de uma cadeia de vulcões ativos que se estende do sul da Colúmbia Britânica até o norte da Califórnia. Esses tubos, cujo interior é semelhante ao de uma gruta, se formam quando a lava expelida por um vulcão flui sob a superfície antes de solidificar. A abertura pode ocorrer logo a seguir à erupção ou ser o resultado da erosão da crosta que em tempos tapou a superfície do tubo.

Leia também - Rapanui: A Misteriosa escrita da Ilha da Páscoa

Especialistas não sabem dizer ao certo para onde vai a água que desaparece do lago. Acredita-se que ela se infiltre num nível imediatamente abaixo da superfície, abastecendo o aquífero que alimenta algumas nascentes nas imediações. Os guardas florestais encontram todos os anos, peças de carro, motores e outros detritos do buraco que drena a água, colocados pelas pessoas que fazem isso por divertimento ou tentando bloquear o escoamento da água e os guardas, alertam que se a água não fosse escoada periodicamente como vem sendo, inundaria a região e inclusive a autoestrada que passa por ali perto.

Fonte: https://greensavers.sapo.pt/
           https://www.magnusmundi.com/