TEMAS INEXPLICADOS

Cidades Inteligentes: Prisões Digitais da Grande Reinicialização

cidadeinteli126/03/2021 - O impulso para um futuro “Smart City” está sendo projetado por organizações internacionais como o Fórum Econômico Mundial, os arquitetos do The Great Reset. (Esta é a parte 2 de nossa investigação sobre Cidades Inteligentes. Leia a parte 1, COMPREENDENDO OS PERIGOS DAS ZONAS DE INOVAÇÃO E CIDADES INTELIGENTES, para entender melhor os perigos das Cidades Inteligentes e Zonas de Inovação.) O público está sendo levado a um futuro de “Cidade Inteligente”, que nos dizem que acabará com o racismo sistêmico, ...

a superlotação, a poluição e o crime. Conforme abordado na parte 1 desta investigação, existem preocupações legítimas com o movimento Smart City. Sem proteções adequadas, essa visão significará o fim da privacidade, propriedade e liberdade de movimento. Este é o sonho do Fórum Econômico Mundial e seus parceiros nas Nações Unidas.

Em um futuro em que todas as cidades estão equipadas com a mais recente tecnologia inteligente, lutar para manter a privacidade e a liberdade de movimento é crucial. Também é importante entender as “zonas de inovação”, “zonas econômicas especiais” e “cidades inteligentes” no contexto da visão “The Great Reset” do Fórum Econômico Mundial. Como essas tecnologias e conceitos emergentes desempenham um papel no fomento da visão centralizada e autoritária imaginada pelas cabeças falantes do WEF?

A Grande Reinicialização, Agenda 2030 e Cidades Inteligentes

Uma cidade inteligente é promovida como um ambiente urbano que “usa dados e tecnologias emergentes para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, compartilhar informações com o público, impulsionar o crescimento econômico e construir uma sociedade mais inclusiva”. Essa cidade envolveria o uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e drones para “melhorar a vida dos cidadãos e resolver os desafios de hoje enquanto se prepara para enfrentar os de amanhã”.

O Fórum Econômico Mundial – os arquitetos do The Great Reset – e uma série de outras parcerias público-privadas internacionais vêm promovendo o conceito como uma solução para combater as mudanças climáticas há anos. A operação COVID-19 ajudou a consolidar ainda mais a ideia de que nossas cidades e infraestrutura são insustentáveis ​​e, portanto, devemos atualizar para Smart Cities.

Em junho de 2019, o WEF anunciou que estava colaborando com a liderança do G20 para liderar um “novo esforço global para estabelecer normas e diretrizes universais para a implementação da tecnologia de cidades inteligentes”. A mudança trouxe o WEF para o grupo de organizações globais focadas em dar vida à visão de Cidade Inteligente.

Esta “Global Smart Cities Alliance” (GSCA) foi formada para “estabelecer padrões globais para coleta e uso de dados, promover maior transparência e confiança pública e promover as melhores práticas na governança de cidades inteligentes”. O WEF e a Smart Cities Alliance descreveram a necessidade de tecnologia de cidade inteligente da seguinte forma:

“Para apoiar suas populações urbanas em expansão, muitas cidades passaram a contar com a internet das coisas (IoT) – ou seja, a rede mundial de dispositivos conectados em constante expansão – para coletar, compartilhar e analisar dados em tempo real em ambientes urbanos. Os dados coletados usando tecnologias de IoT estão ajudando essas “cidades inteligentes” a combater o crime, reduzir a poluição, diminuir o congestionamento do tráfego, melhorar a preparação para desastres e muito mais. No entanto, também está levantando preocupações crescentes sobre privacidade, segurança e outros riscos.

Sem governança adequada, essas tecnologias de cidades inteligentes apresentam desafios significativos que podem superar seus benefícios. Mas, apesar do número crescente de cidades inteligentes em todo o mundo, não existe uma estrutura global para regular como os dados devem ser coletados em espaços públicos (como por câmeras de trânsito ou pontos de acesso Wi-Fi) e usados ​​posteriormente.”

O GSCA e o WEF estão agora preparados para serem as principais organizações a estabelecer uma estrutura global para a governança de cidades inteligentes. Além disso, em novembro de 2020, o WEF selecionou 36 cidades para “pioneira em um novo roteiro de política global para cidades inteligentes desenvolvido pela G20 Global Smart Cities Alliance”. As cidades devem ser os modelos para o futuro da Smart City. Essas cidades serão usadas como campos de testes para o “roteiro” do FEM e do G20. Essas chamadas “cidades pioneiras” incluem Barcelona, ​​Espanha; Buenos Aires, Argentina; Dubai, Emirados Árabes Unidos; Londres, Reino Unido; Cidade do México, México, e San José, Estados Unidos.

Mais recentemente, o WEF lançou uma plataforma chamada “Moldando o Futuro da Internet das Coisas e Transformação Urbana” para ajudar a transformar “os espaços em que vivemos, trabalhamos e nos divertimos para permitir um futuro mais sustentável, resiliente e próspero para todos”. O WEF está trabalhando com mais de 100 parceiros globais para implementar as principais iniciativas da plataforma, que incluem Future of the Connected World, focada na Internet das Coisas (IoT); Future of Real Estate, discutindo a transição do setor imobiliário; e Future of Cities, que discutirá o “uso responsável e ético de tecnologias de cidades inteligentes com parceiros que representam mais de 200.000 cidades e governos locais”.

Claramente, o Fórum Econômico Mundial é um dos principais proponentes do impulso para as Cidades Inteligentes. Por meio de suas parcerias, iniciativas e publicações, o WEF está desempenhando um papel descomunal na promoção da visão tecnológica para áreas urbanas. No entanto, após um exame mais detalhado, fica claro que o WEF está simplesmente repetindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU nº 11

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) são uma coleção de 17 objetivos interligados projetados para ser um “plano para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos”. Os ODS foram estabelecidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com a intenção de alcançá-los até o ano de 2030. Os ODS faziam parte de uma resolução maior conhecida como Agenda 2030, ou Agenda 2030.

A linguagem do WEF e da Global Smart Cities Alliance reflete claramente a linguagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. Por exemplo, o décimo primeiro ODS é “tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. As “Metas da Meta 11” incluem reduzir o “impacto ambiental per capita adverso das cidades” e fornecer “acesso universal a espaços verdes e públicos seguros, inclusivos e acessíveis” até 2030.

As Nações Unidas também lançaram a iniciativa “United for Smart Sustainable Cities” (U4SSC) para ajudar a alcançar o ODS 11. De acordo com seu site, “U4SSC serve como plataforma global para defender políticas públicas e incentivar o uso de Informação e Comunicação Tecnologias (TICs) para facilitar e facilitar a transição para cidades inteligentes e sustentáveis.” Coincidentemente, a 5ª reunião da Iniciativa U4SSC ocorreu em 9 de outubro de 2020, cerca de uma semana antes do Fórum Econômico Mundial estar envolvido no exercício de simulação de pandemia do Evento 201.

As Nações Unidas não estão sozinhas em liderar o esforço para que as Cidades Inteligentes ajudem a alcançar os ODS da ONU. Há também organizações não governamentais (ONGs) envolvidas no processo. Isso inclui a 100 Resilient Cities Network (100RC), desenvolvida pela Rockefeller Foundation para ajudar “cidades ao redor do mundo a se tornarem mais resilientes a choques físicos, sociais e econômicos”, e o C40 Cities Climate Leadership Group, financiado pela Bloomberg Philanthropies com ex- Prefeito de Nova York Michael Bloomberg como Presidente do Conselho.

Como a propaganda da cidade inteligente se espalha no nível local

O impulso para a tecnologia e os programas de Smart City não é uma atividade exclusiva de governos e ONGs internacionais. A disseminação da propaganda da Cidade Inteligente também acontece por meio de órgãos governamentais locais que ajudam a implementar os ODS da ONU. Desta forma, os funcionários locais aprovam resoluções e formam comitês que visam implementar as metas da Agenda 2030/Grande Reinicialização sob o pretexto de embelezar suas respectivas cidades e vilas. Um excelente exemplo é o prefeito de Houston, Sylvester Turner. Turner é um ótimo exemplo de um indivíduo usando sua posição de poder para emular os ODS da ONU.

Em maio de 2018, Turner estabeleceu um Conselho Consultivo de Cidade Inteligente para ajudar na transição de Houston para a cidade do futuro enquanto trabalhava para reduzir as mudanças climáticas. “A era da tecnologia chegou e não podemos ficar ociosos”, disse Turner na época. “Devemos saltar, não caminhar para o futuro. O conselho consultivo preparará o cenário para que Houston se torne a Cidade Inteligente do mundo”.

Sob a presidência de Turner, Houston também fez parceria com a gigante de tecnologia Microsoft como parte da iniciativa Microsoft Innovation Alliance. A Turner também fez parceria com a Verizon Inc para tornar Houston o local da primeira implementação de 5G nos Estados Unidos. O relacionamento de Turner com a Verizon e a indústria sem fio é tão grande que o grupo de lobby da Cellular, Telephone and Internet Association (CTIA) apresentou a ele o “5g Wireless Champion Award” de 2018 por remover “barreiras à implantação da infraestrutura sem fio de próxima geração”. A CTIA afirmou que “sob a liderança do prefeito Turner, Houston simplificou o processo de licenciamento ao não exigir uma licença ou acordo de anexo para novos postes ou pequenas células e conclui a revisão antes dos prazos. “

A conexão com redes 5G é importante porque a tecnologia é a espinha dorsal da visão de Smart City. Para que os veículos autônomos, drones, assistentes de robôs, luzes inteligentes e sensores na rua funcionem, deve haver pouca ou nenhuma latência entre os dispositivos na Internet das Coisas (IoT). Isso significa que as cidades inteligentes devem ser equipadas com 5G. De fato, a plataforma de Inteligência Estratégica do Fórum Econômico Mundial tem uma página dedicada às maneiras como o 5G moldará o mundo nos próximos anos.

O prefeito Turner também procurou usar o COVID-19 como uma promoção para a iniciativa Smart City de Houston para resiliência. A Forbes observa que Houston está “usando dados em tempo real” e “rastreamento digital de contatos” para identificar a disseminação da comunidade e desenvolver políticas mais rapidamente. A cidade também fez parceria com a empresa de tecnologia Intel para um “programa de água inteligente” que usa marcadores genéticos para entender a disseminação da comunidade.

Em janeiro, os prefeitos do clima anunciaram Turner como o próximo presidente da coalizão nacional. Nessa função, Turner “ajudará a catalisar ações voltadas para o clima tomadas em nível local, fornecendo um exemplo de ação climática para líderes em todos os níveis de governo”. Turner também é vice-presidente da Agenda Nacional de Ação Climática, membro do Pacto Global para Prefeitos pelo Clima e Energia e, em outubro de 2020, presidente da Rede de Cidades Resilientes.

Um dos “Core Funders” da Resilient Cities Network é a Rockefeller Foundation, a mesma organização que fundou a 100RC Network. Na verdade, como parte do 100RC, a Rockefeller Foundation ajuda as cidades parceiras a estabelecer “Chief Resilience Officers” para implementar os objetivos da organização. A Fundação Rockefeller está entrelaçada com a Fundação Gates como parte da operação COVID-19. Eles também estão trabalhando com o Fórum Econômico Mundial no passaporte de vacinação CommonPass.

Em fevereiro de 2020, Turner e sua equipe divulgaram o relatório Resilient Houston como parte da Rede de Cidades Resilientes. A Resilient Houston inclui 62 ações alinhadas com os ODS da ONU. O relatório identificou seis temas “para avançar na implementação” desses objetivos, incluindo Cidades Inteligentes. “Os avanços tecnológicos e a inovação no centro do avanço das iniciativas de cidades inteligentes serão aproveitados”, afirma o relatório.

Sustentabilidade para Equidade ou Controle?

À primeira vista, há uma tendência a reconhecer apenas os benefícios dos esquemas propostos por essas organizações. O Fórum Econômico Mundial, a Aliança Global de Cidades Inteligentes, as Nações Unidas, 100RC e o prefeito Turner afirmam que a tecnologia de cidades inteligentes ajudará a inaugurar uma era de ambientes urbanos sustentáveis ​​e inclusivos. Eles dizem que IoT, 5G e Smart Cities são necessários para trazer esse futuro utópico. Essas organizações e os ODS que buscam implementar geralmente falam de equidade e soam bastante inócuos para o leitor casual. Afinal, criar mais ciclovias e espaços verdes para as pessoas relaxarem ao ar livre parece maravilhoso. Até você perceber que a agenda WEF Agenda 2030/Great Reset envolve limitar quem pode dirigir e quem pode voar. A realidade é que a ONU e o WEF estão apenas falando da boca para fora para proteger a privacidade e a liberdade.

Por exemplo, Porto Príncipe, no Haiti, está usando registros de dados de telefones celulares, combinados com técnicas de aprendizado de máquina, para identificar os padrões de tráfego e riscos de inundação mais comuns, a fim de planejar e proteger melhor a infraestrutura de transporte da cidade no futuro. No entanto, não há discussão sobre o que acontecerá com os registros telefônicos que foram coletados e quem tem acesso a eles e por quanto tempo. Sem proteções adequadas, bilhões de dados pessoais de pessoas serão usados ​​para moldar o mundo tecnológico ao seu redor.

Na verdade, o impulso para cidades inteligentes, os ODS da ONU e a Grande Redefinição são baseados em uma agenda mais profunda para monitorar, controlar e direcionar toda a vida no planeta usando a tecnologia. A verdadeira agenda do WEF e das Nações Unidas é estabelecer um Estado Tecnocrata global onde supostos especialistas e tecnólogos tomem decisões para a grande maioria das pessoas em nome da preservação do meio ambiente.

A única coisa que está no caminho da implementação da Agenda 2030 e da Grande Reinicialização é o atual despertar em massa de humanos livres em todo o mundo. Milhões de pessoas começaram a questionar o verdadeiro propósito por trás dos bloqueios e mandatos do COVID-19. Milhões de pessoas estão agora buscando se educar e construir um mundo melhor fora das mãos da Classe Predator. As pessoas estão rejeitando o “Novo Normal” e abraçando a Reinicialização Maior.

Fonte: https://www.thelastamericanvagabond.com/