BRASIL - Muito Além do Cidadão Kane - Parte 6

kane_lulaO Movimento sindicalista - O novo movimento sindicalista surgiu entre os metalúrgicos do ABC paulista no final da década de 70. Eles entraram em greve. Os militares tentaram dominar o sindicato e prenderam Lula, o líder dos metalúrgicos com base na lei de segurança nacional.  Luis Inácio Lula da Silva, presidente do Sindicado dos Metalurgicos de São Paulo: "Porque a achavam que nós não deveríamos falar para a Globo, porque a globo só mentia a respeito da greve. Ela não dava as informações corretas, não dava o número de participantes correto, não dava as nossas deliberções corretas, não dava o númer de pessoas paralisadas corretamente.

Ela só informava sobre os interesses patronais..um exemplo: um dia a globo entrevista o Lula falando em nome dos trabalhadores e entrevisa o Mário Garnero, falando em nome dos empresários. No dia da entrevista só aparece o Mario Garnero e não aparece o Lula."

kane86

Armando Nogueira, Editor de noticias da Globo, 1967-89: "A recomendação que a gente tinha, a instrução que a gente tinha de parte da ditadura era de fazer uma cobertura absolutamente "soft", sem som ambiente, ou seja, sem trilha sonora e sem que se pudesse ouvir os líderes sindicais... só se podia ouvir os líderes patronais."

O escritório central da globo permitiu que uma equipe de repórteres fizesse um documentário sobre as greves e os novos sindicatos. Quando terminado nem se preocuparam em submete-lo a censura federal.

kane87

Fernando Pacheco, Jordão, jornalista: "Este foi um ótimo documentário, muito forte, muito claro, mas ele nunca foi apresentado, nem mesmo para a diretoria da rede globo. Na chefia de jornalismo é que foi censurado, acho que este foi um momento em que não houve interferência do governo, foi uma decisão da globo."

O Escandaloso Caso Brizola

kane3

Em 1982, Leonel Brizola, importante líder da esquerda, antes do golpe militar, voltou do exílio para se candidatar a governador do Rio de Janeiro, contra o canditado militar.

kane88

Luis Carlos Cabral, Produtor da TV Globo Rio 1982: "A TV Globo, ja antes das eleições, ela estava lendo de uma maneira distorcida os resultados das pesquisas do IBOPE."

O anúncio ofical do resultado das eleições veio lentamente e foi constantemente adiado. O jornal e estações de tv de Roberto Marinho haviam previsto que Brizola iria perder. Poucos no Rio acreditavam nisso e ouve hostilidade as equipes da tv Globo nas ruas.

Luis carlos Cabral, produtor da TV Globo Rio 1982: "Depois da eleição, houve como é notório, uma tentativa organizada pelo sistema, pelos membros remanescentes dos sistemas de informação, de tortura, ligados ao poder militar, a ditadura, ao que havia de mais cruel nesse sistema militar...eles articularam um golpe sobre o golpe popular"

Os conspiradores haviam alterado os programas oficias dos computadores que projetavam resultados da eleição, para preverem a derrota de Brizola. Planejavam roubar as urnas, cheias de votos para Brizola, para garanti a vitória do candidato militar. Tinham certeza de que a REde Globo condicionaria o povo aceitar o resultado. A conspiração foi descoberta e Brizola foi eleito.

Leonel Brizola: "Costumamos dizer ele (Roberto Marinho) é uma espécie de Stálin das comunicações em nosso pais. Quem não concorda com ele, ele manda para a Sibéria, a sibéria do gelo, a sibéria do esquecimento."

Chico Buarque: "Eu acho que ele é mais poderoso que o cidadão Kane, inclusive, o cidadão kane nunca imaginou que tivesse tanto poder. O Roberto Marinho é hoje a força política mais importante num pais de 150 milhóes de habitantes, nada se faz sem consultar o dr roberto marinho...é assustador."

Armando Nogueira, Editor de noticias TV Globo, 1967-89: "Apenas nós cometemos um erro, porque para efeito de economia, por medida de economia a rede globo apoiou a sua cobertura de números no sistema de computadores de O Globo, do jornal O Globo."´

O Movimento das Diretas Já

Com o Governo civil no horizonte, um amplo movimento político se alastrou pelo Brasil, exigindo que o novo presidente fosse eleito pelo povo, com eleições diretas. A Principio a Globo ignorou o movimento, mas com meio milhão de pessoas nas ruas de São Paulo, tinha que dizer algo, mesmo que de forma tentenciosa.

Chamada do Jornal Nacional: "Festa em São Paulo !! A cidade comemorou os seus 430 anos com mais de 500 solenidades, a maior foi um comício na praça da Sé. São Paulo 430 anos, 9 milhões de brasileiros vindos de todo o país. Cidade de trabalho, São Paulo fez feriado hoje para comemorar o seu aniversário. Foi também o aniversário de seu templo mais importante a Catedral da Sé. De manhã o Cardeal Arcebispo, Dom Paulo Evaristo Arms lembrou o importante papel da Catedral da Sé nesses 30 anos que ela vive no coração da cidade."

Enquanto a Globo continuava a promover essa visão bastante excêntrica e insignificante das manifestações populares, amadores filmavam mais de meio milhão de pessoas nas ruas do Rio exigindo eleições diretas. Na eleição presidentcial de 1989, foi por voto direto do povo. se nenhum candidato tivesse a maioria dos votos o primeiro turno, os dois mais votados iriam para o segundo turno. Todos os partidos e candidatos tinham horário livre na televisão e pela primeira vez os partidos de esquerda tiveram acesso direto em sem censura para a audiência de tv nacional.

Leonel Brizola, candidato a presidencia 1989: "Tanto que o dia em que o nosso partido chegar ao governo da república, nós vamos mudar esse sistema. A partir do primero dia, da primeira manhã, nós estaremos tomando medidas contra esse monopólio."

Collor e Lula - A Manipulação

kane91

kane92

Na festa de 70 anos de Chacrinha, em 1987, aparecia um jovem e desconhecido governador Alagoas, um dos estados mais pobres do nordeste brasileiro. Fernando Collor de Melo começou a aparecer frequentemente na TV Globo.

kane90

O Partido trabalhador de lula chamou seu programa eleitoral de "Rede Povo - No ar uma estação de TV diferente". Chamadas da Rede Povo: "1975, lula se candidatava a presidente do sindicato dos metalúrgicos...e onde estava Collor? No Rio de Janeiro, dando uma festa de Marajá para 5000 convidados, era sua festa de casamento com Lilibeth Monteiro de Carvalho, filha de um milionário, sócio de Roberto Marinho. AQUI VOCÊ VÊ A VERDADE NA TV. A reportagem da Rede povo foi a Alagoas e registrou as péssimas condições de atendimento da população pelo sistema de saúde do estado. O único pronto socrro do estado esta em precárias condições de funcionamento, o esgoto escorre em goteira pelo corredor da UTI, agulhas de injeção descartáveis são usadas mais de uma vez."

Collor e Lula foram para o segundo turno, dois debates foram transmitidos para todo o pais, lula claramente venceu o primeiro. Três dias antes da votação houve um segundo debate. No dia seguinte o Jornal Nacional editou e transmitiu um resumo editado de 6 minutos assistido por 64% da audiência. Foi especialmente pautado para deter Lula e eleger Collor. Depois do resumo o Jornal Nacional apresentou os resultados de uma pesquisa telefonica sobre o debate feita pela agência responsável pela contrução da imagem eleitoral de Collor, Vox Populi.

As perguntas eram vagas. Collor venceu lula em todos os sentidos. Não foi perguntado às pessoas entrevistadas em quem elas iriam votar. Alguns dos resultados:

Melhor Desempenho:  Collor 44,5%  /  Lula 32%

Idéias mais claras: Collor 45%  / Lula 34,1%

O mais preparado para governar: Collor 48%  / Lula 30%

PARTE 7