HISTÓRIA E CULTURA

Arqueólogos abrem maior sarcófago de Alexandria e encontram três múmias

mumiago119/07/2018 - Mostafa Waziry, líder do ministério das Antiguidades Egípcias, brincou com os jornalistas e disse que os arqueólogos "não foram atingidos por uma maldição" ao abrir o sarcófago. Após muita expectativa, os arqueólogos abriram a tampa do maior sarcófago encontrado em Alexandria e revelaram seu conteúdo: três múmias em estado de decomposição estavam no interior túmulo, que encontrava-se repleto de água.

Ao realizar o anúncio da descoberta, Mostafa Waziry, líder do ministério das Antiguidades Egípcias, fez uma brincadeira com os jornalistas e afirmou que os cientistas não foram atingidos por alguma maldição ao abrirem o sarcófago. De acordo com Waziry, a água de coloração vermelha seria proveniente de um esgoto, que preencheu parcialmente o túmulo após uma infiltração no revestimento de granito.

mumiago2
Líquido seria de esgoto que corre próximo à região onde o túmulo foi encontrado

As três caveiras encontradas no sarcófago passarão agora por uma análise em laboratório, para identificar suas características físicas e avaliar as possíveis causas das mortes. De acordo com Shaaban Abdel Amonem, especialista em mumificação que participou da descoberta, os cadáveres provavelmente seriam de soldados que morreram em batalha — em uma avaliação inicial, um dos esqueletos apresentava perfurações causadas por flechas.

Leia também - Seis exploradores que foram aos confins do planeta e sumiram sem deixar rastros

Os arqueológos ainda não sabem explicar, no entanto, o motivo do sarcófago ser tão suntuoso em seu exterior. O túmulo tem 2,65 metros de comprimento, 1,85 metros de altura e 1,65 metros de largura, todo construído em granito negro. Foi encontrado enterrado a cinco metros de profundidade.

mumiago3
Crânios encontrados no sarcófago

Tudo indica que foi colocado ali no período chamado de ptolomaico, uma dinastia vinda da Macedônia que governou o Egito por 275 anos, entre 305 a.C. e 30 d.C. É considerada a última fase do Egito Antigo. A tumba se mantinha lacrada, o que indica que nunca foi aberta desde a antiguidade.

mumiago4
Esculturas que provavelmente pertemceram ao dono do sarcófago

Perto dali, outro achado pode trazer a resposta: uma escultura de uma cabeça de quem acreditam ter sido enterrado ali. Entretanto, por ter sido esculpida em uma pedra macia chamada alabastro, ela foi parcialmente corroída. Assim, algum estudo será demandado para fazer saber o dono do maior sarcófago de Alexandria.

 

Querem beber o 'líquido vermelho' do sarcófago encontrado no Egito

 mumiago5

2018 - Algumas pessoas querem beber o "líquido vermelho" do sarcófago negro encontrado no Egito. Até um abaixo-assinado foi feito com esse objetivo na plataforma de petições online Change.org. Milhares de pessoas assinaram uma petição online para tomar o líquido vermelho que foi encontrado dentro do sarcófago descoberto na Alexandria no início deste mês. Até a manhã desta segunda-feira (23/7), o abaixo-assinado havia recebido mais de 17 mil assinaturas. A meta é atingir 25 mil.

“Precisamos beber o líquido vermelho do maldito sarcófago escuro na forma de algum tipo de bebida energética carbonatada para que possamos assumir seus poderes e finalmente morrer”, diz o único texto da petição, feita no site Change.org. O abaixo-assinado foi criado pelo usuário Innes Mck.

Leia também - Fazenda Nazista no interior de São Paulo - Parte 1

Estima-se que o sarcófago tenha dois mil anos. Quando os arqueólogos abriram sua tampa, foram descobertos três esqueletos e um monte de água suja. Segundo o Ministério de Antiguidades do Egito, a água pode ter entrado por uma vala de esgoto. Além disso, especialistas acreditam que o líquido pode ter feito a decomposição das múmias, justificando a presença apenas das ossadas. Acredita-se que os corpos sejam de guerreiros. Um deles possui uma ferida que parece ter sido provocada por uma flechada. Havia uma teoria de que o corpo de Alexandre, o Grande, pudesse estar no túmulo. Contudo, não há evidências que sugiram que algum dos esqueletos seja dele.

 

Autoridades egípcias revelam natureza do líquido vermelho do sarcófago negro 'amaldiçoado'

 mumiago6

O secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mustafa Waziri, descartou os rumores indicando a origem do líquido avermelhado encontrado no interior do sarcófago negro, aberto na semana passada. Segundo Waziri, o desconhecido líquido acumulado em torno de três múmias descobertas no antigo sarcófago não é "suco para múmias que contém um elixir de vida", tão pouco "mercúrio vermelho".

"Os especialistas pegaram amostras deste líquido para analisá-las e descobrir seus componentes", disse Waziri, citado pela agência Sky News Arabia. As amostras confirmaram que se tratava de águas residuais que entraram no sarcófago através de uma fenda e obtiveram cor vermelha após se misturarem com seu conteúdo.

A explicação do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito surgiu em meio a crescentes rumores em torno das supostas qualidades "mágicas" do "elixir do sarcófago negro amaldiçoado".
Uma petição no site change.org, intitulada "deixem as pessoas beber o líquido vermelho do sarcófago negro" ganhou mais de 17 mil assinaturas. O criador da petição apela para fazer do líquido uma espécie de bebida energética carbonatada para que as pessoas "possam absorver sua força e finalmente morrer". O sarcófago negro foi encontrado por trabalhadores durante a construção de um prédio residencial a uma profundidade de cinco metros. A descoberta provocou uma onda de suspeitas e rumores sobre seu conteúdo e origem. Os internautas até pediram para não abrir a tumba por temer que o sarcófago contivesse uma "maldição" para a humanidade.

Leia também - Os Pigmeus

mumiago7

mumiago8

 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com
           Portal R7
           https://br.sputniknews.com