HISTÓRIA E CULTURA

10 Descobertas surpeendentes sobre a Segunda Guerra Mundial

descoguerra topoA Segunda Guerra Mundial terminou há mais de 70 anos, porém ainda está muito viva na memória de sobreviventes e parentes de quem lutou ou presenciou aquela época. No decorrer das décadas, foram encontradas centenas de evidências de batalhas, além de aviões, navios e materiais bélicos que eram tidos como desaparecidos. Até hoje acontecem descobertas surpreendentes sobre a Segunda Guerra, como você pode conferir nos itens abaixo.

1 – Cartão-postal

descoguerra1

Em 1943, um cartão-postal foi enviado de um hospital militar em Illinois e só chegou ao seu destino em 2012. A correspondência foi enviada pelos pais do soldado George Leisenring, que foram visitá-lo durante a sua recuperação no hospital, para as irmãs do rapaz, que estavam em uma pequena cidade do estado de Nova York. O postal dizia: “Queridas Pauline e Theresa, chegamos em segurança e fizemos uma boa viagem, mas estamos bastante cansados”. O problema é que, quando o cartão chegou ao seu destino com 70 anos de atraso, ninguém mais da família morava na casa endereçada.

Leia também - Setenta livros metal encontrados em caverna na Jordânia pode mudar a nossa visão da história bíblica

2 – Obras de arte

descoguerra2

Em 2011, mais de 1,5 mil pinturas, que eram tidas como destruídas na Segunda Guerra Mundial foram encontradas na Alemanha. O tesouro em obras de arte que os nazistas roubaram dos seus proprietários vale bilhões e foi descoberto por trás de latas de comida estragada em um apartamento em Munique. As pinturas eram dadas como perdidas e destruídas pelo bombardeio de Dresden em 1945, porém foram achadas no apartamento (em péssimo estado) de Cornelius Gurlitt. Segundo os investigadores, a coleção aparentemente veio do pai de Gurlitt, Hildebrandt, que era um historiador de arte quando os nazistas tomaram o poder nos anos 1930. Ele teria adquirido centenas de quadros vendidos por preço de banana pelos judeus, que estavam tentando escapar do regime nazista, e as repassou para o seu filho antes de morrer.

3 – Pombo-correio

descoguerra3

Durante a reforma de uma lareira em sua casa em 1982 — em Surrey, na Inglaterra —, David Martin descobriu um pombo-correio em sua chaminé, portando uma mensagem que ainda estava ligada ao seu esqueleto. Os especialistas acreditam que a ave foi enviada pelas Forças Aliadas a partir da França ocupada pelos nazistas em 6 de junho de 1944, ou seja, durante as invasões ocorridas no histórico Dia D. Juntamente com os ossos do pombo, foi encontrada uma pequena cápsula vermelha que continha a mensagem codificada. O texto, enviado com destino ao posto XO2 — provavelmente o Comando de Bombardeio — apresenta 27 códigos, cada um deles composto por cinco letras ou números.

descoguerra3a

A mensagem, cujo conteúdo os agentes acreditam ser top secret, provavelmente traz informações sobre o progresso das operações. Os pombos-correios participaram ativamente durante a Segunda Guerra Mundial, e 32 deles chegaram inclusive a ser condecorados como heróis, como foi o caso da ave “GI Joe”, cuja mensagem salvou mais de mil vidas ao evitar o bombardeio de um vilarejo que havia sido retomado pelas forças britânicas.

4 – Barris de gordura

descoguerra4

Diversos barris de gordura foram encontrados na praia da Reserva Natural de St. Cyrus (na Escócia), depois que uma tempestade atingiu o local. A madeira dos barris já havia se desfeito há muito tempo, porém a forma foi mantida devido às cracas marinhas que os recobriram. Acredita-se que os barris tenham vindo de um navio mercante bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e que eles continuam a aparecer no decorrer das décadas devido às tempestades que agitam o mar e os levam para as praias.

5 – Campo de batalha

descoguerra5

Em 2010, um campo de batalha inteiro — incluindo armas, equipamentos e ossadas de soldados — foi descoberto praticamente intacto em uma floresta de Papua Nova Guiné. O local foi encontrado pelo capitão aposentado Brian Freeman, que se baseou em antigos diários e mapas para chegar ao campo de batalha. O cenário encontrado mostra o resultado de uma das mais sangrentas batalhas entre soldados japoneses e australianos, conhecido como Eora Creek, na qual 79 australianos morreram e outros 145 ficaram feridos.

Leia também - Otameshi - Prova de corte de espadas samurais

6 – Submarino japonês

descoguerra6

Um supersubmarino japonês desaparecido em 1946 foi avistado ao largo da costa sudoeste de Oahu a quase 700 metros de profundidade. O I-400 foi o maior e mais avançado tecnologicamente da época. Era capaz de viajar uma vez e meia ao redor do mundo sem reabastecimento e liberar três bombas de 1,8 mil quilos rapidamente. O submarino foi capturado pelos militares americanos no final da Segunda Guerra Mundial e mantido em Pearl Harbor para a inspeção. Quando começou a Guerra Fria, os soviéticos exigiram o acesso à embarcação, mas os Estados Unidos, não querendo que a tecnologia caísse mãos dos inimigos, negaram qualquer conhecimento de seu paradeiro.

7 – Uma fortuna em prata

descoguerra7

Um navio mercante britânico afundado pelos nazistas em 1941 foi descoberto recentemente a cerca de 480 quilômetros da costa da Irlanda. O navio continha cerca de 61 toneladas de prata, que eram divididas em 1.574 lingotes, somando um valor estipulado de aproximadamente 36 milhões de dólares.

8 – Bomba antiga detonada por acidente

descoguerra8

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial, que ficou enterrada desde então, foi detonada em um canteiro de obras na Alemanha, matando um motorista de escavadeira e ferindo mais oito trabalhadores. A explosão ocorreu quando o motorista levantava a terra e os detritos do terreno, mas nem sequer imaginava que havia algo tão perigoso por ali.

9 – Bombardeiro encontrado

descoguerra9

Em 2010, foi encontrado um bombardeiro americano tido como desaparecido desde julho de 1943, contendo os restos mortais do sargento Thomas L. Meek e do capitão Henry S. White. O avião foi achado no Pacífico Sul em um recife de corais. Também foram encontradas na aeronave moedas norte-americanas e australianas, além de pertences dos militares.

Leia também - Super-soldados

10 – Submarino alemão

descoguerra10

Um submarino U-550 foi encontrado em águas profundas a cerca de 112 quilômetros ao sul de Nantucket, Massachusetts. Em abril de 1944, o U-550 torpedeou um navio-tanque que partia para a Grã-Bretanha com 140 mil barris de gasolina. Em seguida, o submarino tentou se esconder, mas foi descoberto pelo USS Joyce, um dos três navios da escolta do tanque. O Joyce atingiu o submarino com cargas de profundidade, forçando-o a subir à superfície, onde foi atacado por outra embarcação e afundou.

Fonte: megacurioso.com.br