HISTÓRIA E CULTURA

Até 1913, pais enviavam seus filhos pelo correio

corrcri108/11/2019, por Thiago Lincolins - Carimbando e selando os pequenos, as famílias economizavam bastante em passagens. Começou por uma questão prática. Até 1913, os correios dos Estados Unidos só mandavam cartas, com um limite de 2 libras (907 g). Então, foi criado o serviço de encomendas postais, permitindo mandar pacotes de até 11 libras (4,98 kg). Os pais de um bebê chamado James Beagle, de 8 meses, fizeram as contas e mediram seu rebento – ele pesava 10 libras. Assim, decidiram mandá-lo para passar um tempo com a avó através da agência dos correios, que não teve alternativa a não ser carimbar e enviar – nenhuma regra dizia que as 11 libras não poderiam ser de gente.

Não demorou muito para que a história do pequeno James se tornasse viral. "Ele teve algumas manchetes quando aconteceu, provavelmente porque era muito fofo", afirma a historiadora do Serviço Postal dos Estados Unidos Jenny Lynch. Após o estouro nos jornais, outras famílias começaram a tentar o esquema. Numa "feliz" coincidência, os correios haviam subido o limite máximo para 50 libras (22,6 kg).

Encomendas humanas

Leia também - Al Gore, Secretário-Geral da ONU, outros agora exigem 'Grande Reinicialização' do capitalismo global

May Pierstorff, de 4 anos, foi enviada de sua casa em Grangeville, Idaho, até a de seus avós, a cerca de 73 quilômetros de distância, com selos colados no casaco. Edna Neff, de 6 anos, seria a recordista, mandada de Pensacola, Flórida, até Christiansburg, Virgínia, num percurso de 1.158,73 quilômetros. A história não é tão chocante quanto parece. As crianças não eram jogadas em sacos junto com outras encomendas. Simplesmente acompanhavam os funcionários do correio pelo caminho. Muitos desses eram conhecidos pelas famílias. Daí vinha a confiança dos pais em entregar os filhos de olhos fechados. No ano seguinte, os correios decretaram que era ilegal mandar crianças. Ainda assim, com a ajuda de funcionários coniventes, os "pacotinhos" continuaram a ser enviados até 1920, quando mandar humanos por correios se tornou um crime federal nos EUA.

 

Bebês por correspondência: a história bizarra do envio de crianças pelo correio

 corrcri2

29/11/2019 - A época de fim de ano é muito movimentada para os serviços postais em todo o mundo: pessoas em todos os lugares solicitando e enviando cartões e presentes. Aqui no MyHeritage, a nossa venda de DNA do Black Friday MyHeritage está a todo vapor e estamos oferecendo frete grátis para mais de 2+ kits! We mean kits. Mas não seria ótimo se você pudesse ter seus netos enviados para você como presentes de natal?

Acredite ou não, por um breve período de 6 anos, foi possível enviar um bebê ou criança pequena através dos Correios dos EUA! Postal Service!

Enviando as crianças para a vovó

O Serviço Postal dos Estados Unidos introduziu encomendas postais em 1913. Antes disso, todos os pacotes enviados pelo correio tinham que pesar 2 kg ou menos. Com o início do serviço de encomendas, as pessoas podiam enviar qualquer coisa abaixo de 23 kg. Não demorou muito para as pessoas perceberem que enviar bebês e crianças pequenas pelo correio era mais barato do que comprar passagens de trem. Em 1913, o primeiro bebê foi enviado pelo correio: James Beagle, de 8 meses, que pesava 4,6kg, foi enviado de Glen Este, Ohio, para a casa de sua avó em Batavia, a alguns quilômetros de distância. Os pais pagaram 15 centavos por postagem e US$ 50 pelo seguro.

corrcri3

Você pode achar perturbador imaginar bebês sendo embalados em caixas e jogados na traseira de um caminhão, mas não era bem assim! Bebês e crianças que foram enviados pelo correio foram transportados ou guiados andando ao longo da rota. Uma criança fez a viagem em um vagão de trem: May Pierstorff, de 5 anos, foi enviada de Grangeville para Lewiston, Idaho, para visitar sua avó em 19 de fevereiro de 1914. May estava abaixo do limite de peso, com 21,9kg, e seus pais perceberam que enviá-la pelo correio seria mais barato do que comprar uma passagem de trem. Eles colaram o selo – que custou 53 centavos – ao casaco de May, e ela viajou no compartimento de correspondência do trem até Lewiston. Ela foi pessoalmente entregue na casa da avó por Leonard Mochel, o funcionário de serviço.

corrcri4
May Pierstoff

Algumas crianças foram enviadas para muito longe. Edna Neff, 6, anos, foi enviada a 720 milhas de Pensacola, Flórida, para Christiansberg, Virgínia, onde seu pai morava.

Bebê por encomenda

Houve até um caso em que um homem da Geórgia tentou enviar um bebê para adoção. Um artigo apareceu no The New York Times, em janeiro de 1913 declarando que o general dos correios havia recebido uma carta desse homem pedindo seu conselho sobre “especificações a serem usadas no embrulho para que ele (bebê) cumprisse os regulamentos e permitisse o envio por remessa postal, como a empresa tinha o manuseio muito rígido. ”

corrcri5
Recorte do NYT na carta enviada ao general dos correios

Parece que havia dúvidas quanto à legalidade do transporte de seres humanos mesmo em 1913, mas em 1920, o general dos correios finalmente decidiu de uma vez por todas que as crianças não podem ser transportadas pelo correio. Desde então, bebês e crianças pequenas tiveram que andar de trem, avião ou ônibus com todo mundo!

Leia também - 100 sarcófagos lacrados de mais de 2500 anos são encontrados no Egito

Embora a breve história do envio de crianças pelo correio possa parecer negligente ou totalmente cruel, Jenny Lynch, historiadora do correio dos Estados Unidos, explica que na verdade era um sinal de quanto as comunidades rurais confiavam nos funcionários postais locais.

“Os carteiros eram servidores de confiança, e essa é uma prova disso”, disse ela ao Smithsonian.com. “Há histórias de carteiros rurais dando ajudando em trabalhos de parto e cuidando de doentes. Mesmo agora, eles salvam vidas porque às vezes são as únicas pessoas que visitam uma casa remota todos os dias. ”

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/
           https://blog.myheritage.com.br/