HISTÓRIA E CULTURA

A China transforma igrejas em fábricas, 'centros culturais' para garantir que os cristãos não possam se reunir

igrechina111/10/2020 - para garantir que os cristãos não possam se reunir, o Partido Comunista da China supostamente demole igrejas e reaproveita locais de culto, transformando-os em locais de entretenimento, fábricas ou "centros culturais" que promovem os valores socialistas do presidente Xi Jinping. Bitter Winter, uma publicação que monitora as violações da liberdade religiosa na China, relata que em abril, o governo do distrito de Guangxin, na cidade de Shangrao, fechou uma antiga igreja local por “organizar reuniões ilegais” e se recusar a aderir à Igreja dos Três Autores.

No mês seguinte, foi convertido em uma “Estação de Prática de Civilização para uma Nova Era”, um projeto nacional lançado pelo PCCh em julho de 2018 para encorajar pessoas de fé a abandonar as religiões e seguir o Partido.

“Cartazes de propaganda do partido foram colocados em todo o local, e mesas de tênis de mesa foram trazidas para dentro”, disse um membro da igreja a Bitter Winter, acrescentando que a congregação da igreja agora é forçada a se reunir em casas de crentes. A igreja foi apenas uma das muitas fechadas pelo PCCh nos últimos meses.

De acordo com o Bitter Winter, no ano passado, mais de 70 locais protestantes - incluindo igrejas das Três Próprias aprovadas pelo estado - foram fechadas nas cidades de nível de prefeitura da província de Jiangsu de Lianyungang e Suqian.

Em agosto, em uma reunião dos diretores da Igreja das Três Autônomas em Bailu, uma cidade no condado de Guannan, em Lianyungang, as autoridades municipais explicaram que as igrejas vazias devem ser alugadas ou vendidas.

Leia também - Lendas de Bruxas - a bruxa de Woodplumpton

Uma das igrejas, que estava sem uso desde seu fechamento em junho do ano passado, foi alugada em agosto, enquanto outra foi vendida no mesmo mês. Outra igreja, a Igreja Chenzhuang, foi vendida por apenas 20.000 RMB (cerca de US $ 3.000).

“O governo está erradicando igrejas”, disse o diretor da igreja.

No condado de Shuyang, na cidade de Suqian, uma igreja fechada foi convertida em um memorial para os heróis revolucionários da China. Funcionários contratados pelo governo removeram uma cruz do prédio, substituindo-a por um grande pilar com um sinal “Deus ama o mundo”. Uma placa, dizendo "Auditório Político e Militar do Distrito de Huaihai", foi exibida acima da entrada da igreja.

“A igreja agora será usada para ensinar a geração jovem sobre o espírito revolucionário da China”, explicou um oficial da vila.

No condado de Siyang de Suqian, pelo menos três igrejas Três-Self fechadas foram demolidas, e uma clínica e uma fábrica de roupas foram construídas em seu lugar.

“As pessoas de fé superam os membros do Partido Comunista, e o Partido não está conquistando o coração das pessoas”, explicou um oficial da vila. “O governo teme que isso traga instabilidade. As igrejas são erradicadas para garantir que haja mais membros do PCCh do que crentes ”.

Nos últimos anos, surgiram vários relatórios de autoridades chinesas substituindo cruzes pela bandeira do PCCh e imagens de Jesus Cristo com o Presidente Xi, além de converter igrejas em prédios para atividades políticas. O PCCh também tem pressionado cada vez mais os líderes da igreja a infundir ideologia política em seus sermões. Além disso, os censores começaram a remover as palavras “Cristo” e “Jesus” de algumas publicações, inclusive nas redes sociais chinesas.

Essas atividades são parte de uma estratégia maior por parte do PCCh de encerrar qualquer tipo de organização fora do partido, de acordo com o órgão de vigilância da perseguição Open Doors USA, que classifica a China em 23º lugar em sua lista de 50 países onde é mais difícil seja um cristão. Segundo estimativas, existem mais de 60 milhões de cristãos na China. Mike Pompeo, secretário de estado dos EUA, enfatizou recentemente que está cada vez mais claro que o “PCCh não é amigo da democracia, do estado de direito, da transparência nem da liberdade de navegação”.

Fonte: https://www.christianpost.com/