HISTÓRIA E CULTURA

China promove iniciativas de educação para tornar os meninos mais 'viris'

chinboy102/04/2021 - Um aviso do Ministério da Educação da China causou polêmica após sugerir que os jovens chineses se tornaram muito "femininos". A mensagem foi criticada como sexista por muitos usuários online - mas alguns dizem que as celebridades masculinas da China são parcialmente culpadas. Por um tempo, o governo da China sinalizou preocupação com o fato de que os modelos masculinos mais populares do país não são mais figuras atléticas fortes como "heróis do exército". Até o presidente Xi Jinping, um conhecido entusiasta do futebol, há muito tempo busca cultivar as melhores estrelas do esporte.

Então, na semana passada, o ministério da educação emitiu um aviso com um título que não deixava dúvidas sobre seu objetivo final. A Proposta de Prevenção da Feminização de Adolescentes do sexo masculino apelou às escolas para que reformem totalmente a oferta de educação física e fortaleçam a contratação de professores. O texto aconselhava o recrutamento de atletas aposentados e pessoas com experiências esportivas - e o "desenvolvimento vigoroso" de determinados esportes, como o futebol, com o objetivo de "cultivar a masculinidade dos alunos".

É um impulso decisivo em um país onde a mídia não permite nada além de estrelas totalmente limpas e "socialmente responsáveis". Mas havia alguns sinais anteriores sugerindo que tal movimento estava chegando. Em maio passado, um delegado do principal órgão consultivo da China, Si Zefu, disse que muitos dos jovens homens da China haviam se tornado "fracos, tímidos e mesquinhos".

Havia uma tendência entre os jovens chineses do sexo masculino para a "feminização", afirmou, que "colocaria inevitavelmente em risco a sobrevivência e o desenvolvimento da nação chinesa", a menos que fosse "efetivamente administrada".

Si Zefu disse que o ambiente doméstico é parcialmente culpado, com a maioria dos meninos chineses sendo criados por suas mães ou avós. Ele também observou que o crescente apelo de certas celebridades masculinas significava que muitas crianças "não queriam mais ser 'heróis do exército'". Portanto, sugeriu ele, as escolas deveriam desempenhar um papel mais importante para garantir que os jovens chineses tenham uma educação equilibrada.

'Do que os homens têm medo?'

A reação da esmagadora maioria dos chineses ao anúncio foi negativa. Centenas de milhares de chineses recorreram às redes sociais para expressar sua raiva, com muitos rotulando a mensagem do governo de sexista.

"A feminização agora é um termo depreciativo?" um usuário do Weibo perguntou, recebendo mais de 200.000 curtidas. Outro disse: "Os meninos também são humanos ... sendo emocionais, tímidos ou gentis, essas são características humanas."

"Do que os homens têm medo? Ser iguais às mulheres?" perguntou um. “Há 70 milhões de homens a mais do que mulheres neste país”, afirmou outro. "Nenhum país do mundo tem uma proporção sexual tão deformada. Isso não é masculino o suficiente?"

Leia também - Sobreviver a queda de 5500 metros sem paraquedas e ter que convencer nazis de que não era espião

Outro disse: "Nenhuma dessas propostas veio de mulheres." Eles podem estar bem ali - muito já foi escrito sobre como a liderança da China é significativamente dominada por homens. De alguns meios de comunicação, porém, houve uma recepção positiva para a campanha. O jornal Global Times notou que "ganhou algum apoio".

Na plataforma de mídia social Sina Weibo, os comentários apontaram que as celebridades masculinas da China são as culpadas, principalmente aquelas que são conhecidas como "carnes frescas" (小 鲜肉). Esta é uma palavra da moda que se refere a ícones masculinos chineses jovens que são vistos como completamente limpos, bem tratados e com características delicadas.

A boyband TF Boys e o cantor chinês Lu Han se enquadram nessa categoria, assim como muitas estrelas do K-pop. Embora figuras como o jogador de basquete Yao Ming tenham alcançado fama no exterior, é notável que o futebol especificamente esteja incluído na proposta.

Isso não deve ser uma surpresa. O presidente Xi já havia falado de suas esperanças de que o país se tornará uma "superpotência mundial do futebol" em 2050. Mas as repetidas tentativas de testar o futebol da China falharam e foram ridicularizadas como uma tarefa aparentemente impossível. Esta foi a resposta há dois anos, quando Marcello Lippi, que levou a Itália a vencer a Copa do Mundo da FIFA de 2006, renunciou ao cargo de técnico da seleção chinesa de futebol.

Enquanto isso, o governo tem se empenhado nos últimos meses para apresentar e promover novos modelos para os jovens chineses. No que diz respeito às mulheres, a pandemia Covid-19 tem sido uma boa oportunidade para demonstrar o papel significativo das mulheres como trabalhadoras da linha de frente.

E as conquistas da China no espaço no ano passado foram uma grande oportunidade para promover figuras como Zhou Chengyu, que se tornou uma sensação viral como comandante espacial de 24 anos. Mas, como Si Zefu sugeriu no ano passado, para os jovens chineses o apelo de serem soldados, policiais ou bombeiros fortes e destemidos está diminuindo.

O fenômeno das "carnes frescas" continua a ser um sucesso comprovado, mas as celebridades masculinas são cada vez mais examinadas e acham difícil ser qualquer coisa que saia do molde completamente limpo. Nos últimos anos, a mídia tem lutado para permitir que jovens estrelas do sexo masculino apareçam nas telas chinesas com tatuagens ou brincos. E uma das principais estrelas pop da China sofreu críticas ferozes online em 2019, quando foi fotografada fumando.

Fonte: https://www.bbc.com/