HISTÓRIA E CULTURA

Mindblowing: avanços na tecnologia do cérebro estimulam os 'neuro-direitos'

neurodir229/04/2021 - Enquanto o thriller de ficção científica "A Origem" liderou as bilheterias em todo o mundo, o público ficou encantado e chocado com sua história futurista de uma gangue criminosa invadindo os sonhos das pessoas para roubar dados valiosos. Mais de uma década depois, a tecnologia imaginada pelo cineasta Christopher Nolan provavelmente não está longe, de acordo com especialistas no Chile, que levaram o debate sobre segurança além dos alarmes contra roubo para proteger os imóveis mais valiosos que as pessoas já possuem: suas mentes. A nação sul-americana pretende ser a primeira do mundo a proteger legalmente os "neuro-direitos" dos cidadãos, com os legisladores esperando aprovar uma reforma constitucional que bloqueia a tecnologia que busca "aumentar, diminuir ou ...

perturbar" a integridade mental das pessoas sem o seu consentimento. O senador da oposição Guido Girardi, um dos autores da legislação, está preocupado com a tecnologia - sejam algoritmos, implantes biônicos ou algum outro gadget - que possa ameaçar "a essência do ser humano, sua autonomia, sua liberdade e seu livre arbítrio".

"Se essa tecnologia conseguir ler (sua mente), antes mesmo de você estar ciente do que está pensando", disse ele à AFP, "poderia escrever emoções em seu cérebro: histórias de vida que não são suas e que seu cérebro não será capaz de distinguir se eles eram seus ou o produto de designers."

- 'Evitar manipulação' -

Dezenas de filmes e romances de ficção científica ofereceram ao público o lado sombrio da neurotecnologia – talvez invocando mentes criminosas escondidas em fortalezas secretas, manipulando o mundo com uma risada covarde enquanto acariciam um gato. De fato, a tecnologia nascente já demonstrou como pode ter aplicações significativamente positivas. Em 2013, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu a iniciativa BRAIN (Brain Research through Advancing Innovative Neuro-technologies), que visava estudar as causas de distúrbios cerebrais como Alzheimer, Parkinson e epilepsia.

Leia também - A política espacial e o Tratado do Espaço

De volta ao Chile, o ministro da Ciência, Andrés Couve, disse à AFP que o debate sobre neurodireitos "faz parte da consolidação de uma nova institucionalidade científica no país que agora está atraindo a atenção internacional". Mas muitos estão preocupados com a possibilidade de atores nefastos abusarem dos avanços tecnológicos. O presidente do Chile, Sebastian Piñera, propôs na cúpula ibero-americana da semana passada em Andorra que os países legislassem juntos sobre a espinhosa questão.

"Apelo a todos os países ibero-americanos que antecipem o futuro e protejam adequadamente, agora, não apenas os dados e informações de nossos cidadãos, mas também seus pensamentos, seus sentimentos, suas informações neuronais, para evitar que sejam manipulados pelas novas tecnologias. ", disse o conservador Piñera.

O projeto de lei chileno contém quatro campos principais de legislação: guarda dos dados da mente humana, ou neuro-dados; fixar limites à neurotecnologia da leitura e especialmente da escrita nos cérebros; estabelecer uma distribuição e acesso equitativo a essas tecnologias; e colocando limites em neuro-algoritmos. O cientista espanhol Rafael Yuste, especialista no assunto da Universidade de Columbia em Nova York, disse à AFP que algumas dessas tecnologias já existem, e mesmo as mais remotas estarão disponíveis em 10 anos.

- 'Um novo Renascimento' -

Eles já estão sendo aplicados em animais em laboratórios. Os cientistas fizeram experimentos com ratos, implantando imagens de objetos desconhecidos em seus cérebros e observando como eles aceitam esses objetos na vida real como seus e os incorporam ao seu comportamento natural.

"Se você pode entrar lá (nos processos químicos do cérebro) e estimulá-los ou inibi-los, você pode mudar as decisões das pessoas. Isso é algo que já fizemos com os animais", disse Yuste.

A ciência abriu a possibilidade de projetar humanos híbridos com habilidades cognitivas artificialmente aprimoradas.O risco é que, sem as devidas salvaguardas, a tecnologia possa ser usada para alterar o pensamento das pessoas, empregando algoritmos via internet para reprogramar sua fiação física, para ditar seus interesses, preferências ou padrões de consumo.

“Para evitar uma situação de duas velocidades com alguns humanos aprimorados e outros que não são, acreditamos que essas neurotecnologias precisam ser reguladas segundo princípios de justiça universal, reconhecendo o espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, disse Yuste.

Yuste considera a neurotecnologia um "tsunami" com o qual a humanidade terá que lidar, e é por isso que as pessoas precisam estar preparadas.

"A neurotecnologia pode ser assustadora se você pensar em cenários distópicos de ficção científica. No entanto, para cada cenário distópico, existem 10 cenários benéficos", disse Yuste, que vê a neurotecnologia como "um novo Renascimento para a humanidade".

Leia também - As mulheres, o casamento e o poder na Roma imperial

Já as neurotecnologias são usadas em pacientes que sofrem de Parkinson ou depressão, estimulando o cérebro com eletrodos para "aliviar os sintomas", disse Yuste. Da mesma forma, os surdos são tratados com "implantes cocleares no nervo auditivo" que estimulam o cérebro. Espera-se que algo semelhante no futuro restaure a visão dos cegos ou trate os portadores de Alzheimer, fortalecendo os circuitos neuronais da memória.

"Será uma mudança benéfica para a raça humana", disse Yuste.

Fonte: https://news.yahoo.com/