HISTÓRIA E CULTURA

A crise de energia da China passa do chão de fábrica para as casas

chinaenergia126/12/2021 - A crise energética da China está começando a atingir as pessoas onde elas vivem, adicionando o risco de instabilidade social a uma desaceleração econômica e interrupções na cadeia de suprimentos global. Moradores em várias províncias do norte já estão lidando com apagões, enquanto os semáforos desligados estão causando caos nas estradas em pelo menos uma grande cidade. Guangdong, um centro industrial do sul com uma economia maior que a da Austrália, ...

está pedindo às pessoas que usem luz natural nas casas e limitem o uso de ar-condicionado depois de implementar grandes cortes de energia nas fábricas. O impacto nas casas das pessoas mostra a rapidez com que a crise de energia está aumentando, já que a China normalmente pede primeiro aos grandes usuários industriais que reduzam o consumo quando o fornecimento estiver apertado. Economistas da Nomura Holdings Ltd. e da China International Capital Corp. rebaixaram suas previsões de crescimento para a economia devido à escassez de eletricidade, e os cortes nas fábricas estão levantando preocupações de mais uma chave para as cadeias de suprimentos globais.

A China está enfrentando problemas de poder em duas frentes. Algumas províncias ordenaram cortes industriais para atender às metas de emissões e intensidade energética, enquanto outras estão enfrentando uma falta real de eletricidade, pois os custos altíssimos do carvão e do gás natural fazem com que os geradores diminuam a produção em meio à alta demanda. A escassez forçaria as empresas a aumentar os preços dos produtos para os consumidores chineses e acelerar a inflação, disse o Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista Chinês, em um editorial publicado no domingo. Isso traria desordem desnecessária à economia e à sociedade, disse.

Leia também - Para que servem os direitos sociais? - ou: 100 anos de Constituições que prometem mundos sem fundos

Causando estragos

As províncias do norte de Liaoning, Jilin e Heilongjiang sofreram apagões no fim de semana, informou Caixin, com cortes nos semáforos causando estragos na hora do rush. O vice-governador de Jilin, Wu Jingping, pediu na segunda-feira para garantir as necessidades de eletricidade residencial e evitar cortes de energia por todos os meios. As restrições de energia provavelmente continuarão até março do próximo ano, e os moradores devem se preparar para que os cortes de água se tornem normais, de acordo com um relatório da mídia local da província.

A administração de energia da província de Guangdong emitiu um aviso no domingo pedindo que todas as esferas da sociedade contribuam para evitar interrupções generalizadas. Cortes em larga escala nas fábricas já foram implementados, disse, e agora está pedindo aos funcionários de escritórios que usem escadas nos três primeiros andares, shoppings para manter os cartazes publicitários em menos horas e que as casas usem luz natural o máximo possível. e manter os condicionadores de ar acima de 26 graus Celsius. Os cortes de energia provavelmente reduzirão a taxa de crescimento da China em 0,1 a 0,15 ponto percentual no terceiro e quarto trimestres, disseram economistas do CICC em um relatório. O Nomura cortou sua estimativa de expansão para o ano inteiro para 7,7%, de 8,2% na sexta-feira, e agora vê a possibilidade de mais cortes nas previsões devido à escassez de energia.

Fonte: https://www.bloomberg.com/