HISTÓRIA E CULTURA

Avião de guerra 'Lost Squadron' da Segunda Guerra Mundial é descoberto nas profundezas de uma geleira da Groenlândia

avigelo125/08/2018 - Um avião da Segunda Guerra Mundial que foi perdido na Groenlândia décadas atrás foi encontrado nas profundezas do gelo glacial. O avião de guerra fazia parte do chamado Esquadrão Perdido e foi visto pela primeira vez por um drone aéreo, embora uma pesquisa em terra tenha confirmado a localização. Os pesquisadores esperam eventualmente derreter o gelo e recuperar o avião de guerra. Pesquisadores localizaram os destroços de um caça P-38 Lightning enterrado nas profundezas de uma geleira na Groenlândia, mais de 70 anos depois que um esquadrão perdido de aviões de guerra dos EUA caiu no gelo durante a Segunda Guerra Mundial. A equipe de busca planeja cavar e derreter o avião de guerra redescoberto da geleira no próximo verão – e os ...

pesquisadores esperam que suas técnicas possam localizar outros naufrágios da Segunda Guerra Mundial na região, incluindo alguns que transportavam aviadores americanos desaparecidos em ação. O Esquadrão Perdido de aviões incluía um grupo de dois bombardeiros B-17 e seis caças P-38 voando dos EUA para a Grã-Bretanha em julho de 1942, quando atingiram uma tempestade e caíram na remota Groenlândia. Aqui, uma foto do caça P-38 no gelo.

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O líder da busca, o empresário da Califórnia Jim Salazar, disse à Live Science que a equipe encontrou o P-38 destruído em 4 de julho sob mais de 91 metros de gelo usando uma antena de radar de penetração no solo instalada em um drone aéreo de carga pesada. . O drone estava escaneando uma parte da geleira onde foram detectados indícios do avião de guerra enterrado em 2011. Uma equipe de terra então usou uma sonda térmica para derreter o gelo espesso – ele veio coberto de óleo hidráulico da aeronave enterrada. Depois que um drone encontrou o local onde o 'Esquadrão Perdido' pode ter sido, uma sonda térmica foi usada para derreter o gelo espesso e surgiu coberta de óleo hidráulico da aeronave enterrada.

Salazar disse que o drone equipado com radar localizou o avião de guerra sob o gelo em poucos minutos de tempo de voo, enquanto uma equipe de terra levaria 6 ou 7 horas para cobrir a mesma área com um trenó de radar. O avião enterrado estava em uma região remota tornada perigosa por fendas de gelo escondidas, tempestades repentinas e ursos polares famintos. "Esta é uma região de clima muito frio e um local inóspito", disse Salazar.

Rota Bola de Neve

Esta última descoberta ecoa a recuperação de 1992 de outro caça P-38 do mesmo "Esquadrão Perdido" de aviões de guerra dos EUA na Groenlândia. Esse lutador foi finalmente restaurado à condição de vôo sob o nome de "Glacier Girl". Um caça P-38 do mesmo Esquadrão Perdido conhecido como "Glacier Girl" também foi recuperado do gelo. Foi finalmente restaurado à condição de vôo. Ambas as aeronaves faziam parte de um grupo de dois bombardeiros B-17 e seis caças P-38 voando dos EUA para a Grã-Bretanha em julho de 1942. Eles estavam viajando por uma cadeia de bases aéreas secretas em Terra Nova, Groenlândia e Islândia, conhecida como Rota Bola de Neve.

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Centenas de aeronaves dos EUA voaram nessa rota durante a Segunda Guerra Mundial como parte da Operação Bolero, que entregou aviões de guerra, pilotos, equipamentos e suprimentos para a planejada invasão aliada da Europa ocupada pelos nazistas. Mas depois de voar em uma forte nevasca, as oito aeronaves do esquadrão perdido foram forçadas a pousar na superfície da geleira ao lado da Baía de Køge, no sudeste da Groenlândia. Salazar disse que a área era conhecida pelos pilotos como Piteraq Alley por causa de sua tendência a gerar tempestades de neve severas que podem surgir em minutos - chamadas "piteraq" na língua inuit da Groenlândia.

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Uma tempestade semelhante manteve a equipe de busca em suas tendas na geleira por três dias durante a expedição deste verão, disse Salazar.

Triângulo das Bermudas da Groenlândia

O caça redescoberto foi identificado no local do acidente como P-38 "Echo", pilotado pelo tenente-coronel Robert Wilson do Corpo Aéreo do Exército.

Wilson e os outros aviadores dos aviões de guerra do esquadrão perdido foram resgatados do gelo, mas outros militares dos EUA cujos aviões caíram na mesma área não tiveram tanta sorte.

"É o 'Triângulo das Bermudas' da Groenlândia... o clima muda em questão de minutos", disse Salazar. "Como piloto, você pode entender claramente por que houve tantas dificuldades nessa área."

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Salazar leva pesquisadores à geleira da Groenlândia em busca dos aviões do Esquadrão Perdido desde 2011, por meio de uma organização sem fins lucrativos que ele cofundou com o colega Ken McBride chamada Arctic Hot Point Solutions. As expedições de verão, cada uma composta por uma equipe de cerca de seis pesquisadores, custaram entre US$ 300.000 e US$ 450.000 cada, disse Salazar. A maior parte desse dinheiro veio do próprio Salazar, dono de uma empresa de máquinas em Pasadena, Califórnia. Depois que a localização do Esquadrão Perdido foi identificada provisoriamente por um drone, uma equipe em terra fez uma pesquisa para confirmar a localização da aeronave enterrada.

A equipe agora espera recuperar o caça P-38 recém-encontrado de sua tumba gelada e restaurar o avião à condição de vôo. O P-38 Lightning de cauda dupla foi uma aeronave icônica da Segunda Guerra Mundial, mas apenas cerca de 10 permanecem em museus ao redor do mundo e apenas alguns ainda estão voando, disse Salazar.

Cemitério de aeronaves

Salazar agora espera que drones aéreos equipados com radar de penetração no solo possam ajudar a equipe a encontrar os destroços de uma aeronave anfíbia "Duck" Grumman J2F-4, operada pela Guarda Costeira dos EUA. Aquele avião caiu na mesma geleira na Groenlândia em novembro de 1942, apenas alguns meses depois que o esquadrão perdido caiu.

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A aeronave Duck fazia parte de um esforço de busca para a tripulação sobrevivente de uma aeronave C-53 Skytrooper, operada pelo Corpo Aéreo do Exército dos EUA, que também caiu na geleira com mau tempo, disse Salazar. Os corpos da tripulação do C-53 acidentado nunca foram recuperados; nem os corpos de três militares dos EUA a bordo da aeronave Duck foram recuperados, apesar de um esforço de busca multimilionário financiado pela Agência de Contabilidade de Defesa POW/MIA do governo dos EUA, ou DPAA.

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Em 2013, a DPAA anunciou que havia encontrado o local do acidente de Duck, mas a descoberta relatada acabou sendo um "falso positivo", disse Salazar. Se tudo correr bem, e o clima na Groenlândia permitir, a equipe de Salazar trabalhará em três destroços de aeronaves no próximo verão: derretendo e cavando o gelo para recuperar o P-38 recém-encontrado, procurando os destroços do US Coast Guard Duck, e procurando os destroços do C-53. Embora o contato de rádio tenha estabelecido que cerca de cinco dos militares norte-americanos a bordo do C-53 haviam sobrevivido ao acidente, o mau tempo e os subsequentes acidentes da aeronave de busca e salvamento significaram que os tripulantes nunca foram trazidos de volta – eventualmente eles teriam morrido de fome ou congelado até a morte. "Nossa intenção é repatriar esses homens", disse Salazar.

Artigo original sobre Ciência Viva.

Fonte: https://www.livescience.com/