HISTÓRIA E CULTURA

Lenda Japonesa: GHOL

lenja1Um dos animes mais assistidos e comentados é Tokyo Ghoul. Independente da versão animada ser light em relação ao mangá e tenha se perdido muito com a censura que excluiu todo o sangue e carnificina que esperavam estar presentes no anime, uma curiosidade que surgiu em relação à história foi quando a questão sobre o que era um ghoul. Um ghoul (inglês) – da palavra árabe ghul, que significa demônio - é um demônio necrófago que segundo o folclore árabe habita lugares inóspitos ou desabitados e frequenta cemitérios.

A grosso modo, um ghoul é um carniçal (sem nenhuma relação com vampiros), uma criatura que profana tumbas e se alimenta de cadáveres humanos, mas que também sequestra ou engana crianças e adultos a fim de devorá-los. Embora os ghouls tenham chegado a literatura oriental japonesa, foi no mundo árabe islâmico onde apareceram as primeiras lendas. Segundo elas, esses seres pertenciam a uma raça rebelde de espíritos malignos. Habitavam principalmente os desertos, mas também se escondiam em cavernas, vagavam por bosques e procuravam lugares onde haviam mortes recentes de humanos. Os ghouls com sua conduta canibal e gosto por saquear tumbas, foram temidos por todo o norte da África, Oriente Médio e Índia. Além disso, apesar de consumir com prazer qualquer tipo de cadáver que encontrassem em seu caminho, boa parte dessas criaturas se satisfaziam apenas quando elas mesmas matavam alguém.

Um ponto interessante é que não se pode descrever com precisão estes necrófagos. Algumas histórias dizem que assume a forma de uma hiena ou qualquer outro animal do deserto, outros dizem que é uma criatura com pêlos abundantes e rebeldes que lhe cobre os olhos.

Leia também - As 10 armas mais mortais do mundo na antiguidade

Dizem que seu aspecto não importa, pois essas criaturas são capazes de se transformar constantemente para atrair a atenção dos humanos. Às vezes adotam a forma de um viajante solitário que afirma conhecer um atalho e assim levam viajantes inexperientes ou desavisados para o deserto, onde podem matar suas vítimas sem dificuldade e devorá-las em seguida. Mas o truque preferido desse demônio é se transformar em uma mulher bonita para atrair homens à morte.

Curiosamente a palavra ghoul também serve para se referir de modo pejorativo a uma pessoa que se deleita com coisas macabras ou cuja profissão está ligada a morte, como o coveiro. Em árabe coloquial, esse termo às vezes é usado para descrever uma pessoa exageradamente ambiciosa ou gulosa. Algumas traduções trazem a palavra ghoul para o português como “vampiro”, mas as semelhanças param por aí, como citado no começo do texto, foi utilizado o termo carniçal para defini-los melhor quanto criatura, mas esse conceito também é desvinculado do vampiro, uma vez que os carniçais ligados a estes seres são humanos que ao tomar sangue de vampiro se tornam seus servos e adquirem habilidades especiais.

Adaptado de: Mitologia e Lendas do Japão

Fonte: http://docepsicose.blogspot.com/