HISTÓRIA E CULTURA

'Slaughterbots' estão a um passo do seu bairro - e precisamos de uma proibição

roboassar113/12/2021 - Armas autônomas letais estão se tornando uma realidade. Se você está preocupado com robôs assassinos nas forças armadas, prepare-se para a chegada deles nas mãos de civis. As armas de IA logo se espalharão dos campos de batalha para as ruas das cidades, alertaram ativistas, a menos que novas regras globais sejam impostas à tecnologia. Uma conferência da ONU esta semana pode aliviar os temores. Em uma reunião em Genebra que começa hoje, os delegados debaterão a proibição de armas que visam pessoas sem “controle humano significativo”.

Os ativistas, no entanto, estão pessimistas sobre o resultado. Embora alguns países tenham endossado novas leis, as principais potências militares do mundo não parecem entusiasmadas. Os EUA, por exemplo, rejeitaram pedidos para regular armas autônomas letais (LEIs). Em vez disso, as autoridades americanas propuseram o desenvolvimento de “um código de conduta não vinculativo”. Isso pode delinear alguns princípios de uso, mas não haveria nenhuma obrigação legal de cumpri-los.

China e Rússia também mostraram pouco apetite por um tratado global. Como a reunião da ONU exige um acordo unânime sobre quaisquer novas regras, as perspectivas de restrições significativas parecem sombrias. Em última análise, a oposição às novas regras pode ser autodestrutiva.

“Os maiores perdedores disso serão os países que são militarmente dominantes, porque essas armas são incrivelmente baratas”, disse Max Tegmark, pesquisador de IA do MIT e cofundador do Future of Life Institute (FLI), à TNW.

“Eles serão pequenos, baratos e leves como smartphones, além de incrivelmente versáteis e poderosos. Claramente, não é do interesse da segurança nacional desses países legalizar armas superpoderosas de destruição em massa”.

A FLI produziu um filme que vislumbra o futuro desses “slaughterbots” não regulamentados.

Leia também - As Bruxas de Salém

As imagens são um pesadelo. Eles retratam execuções em massa em assembleias de voto, robôs assassinos usados ​​em assaltos e drones com reconhecimento facial visando indivíduos e grupos demográficos específicos.

Essa visão distópica pode um dia se tornar realidade. LAWs podem já ter matado soldados sem obter permissão de um operador humano. No futuro, a Tegmark espera que a maioria das armas sejam usadas por e em civis:

Se você pode comprar matadouros pelo mesmo preço de um AK-47, isso é muito preferível para cartéis de drogas, porque você não será mais pego quando matar alguém.

Também é muito mais eficaz para penetrar nas defesas. Mesmo que um juiz tenha muitos guarda-costas, você pode voar pela janela do quarto enquanto eles dormem e matá-los… E vai muito além disso. Porque muito em breve qualquer um que queira derrubar alguém por qualquer motivo será capaz de fazer isso.

Embora a Tegmark não espere que uma proibição global surja esta semana, ele acredita que nações individuais podem gradualmente aderir a novas regras. Com o tempo, ele espera que as leis se tornem tão estigmatizadas que todo poder militar seja pressionado a concordar com as proibições. Se não o fizerem, as armas de destruição em massa da IA ​​podem entrar no mainstream.

Fonte: https://thenextweb.com/