HISTÓRIA E CULTURA

Supervisores de San Francisco votam para permitir que a polícia use robôs para matar

robomatar130/11/2022 - O Conselho de Supervisores de San Francisco votou 8-3 na noite de terça-feira para aprovar uma política controversa que permitiria à polícia implantar robôs capazes de usar força letal em circunstâncias extraordinárias. A votação ocorreu após um debate acalorado sobre uma política que permitiria aos policiais usar robôs terrestres para matar “quando o risco de perda de vida para membros do público ou policiais é iminente e os policiais não podem subjugar a ameaça depois de usar opções ...

alternativas de força ou de - táticas de escalada”, de acordo com o texto da portaria. A medida ainda requer uma segunda votação na próxima semana e a aprovação do prefeito, disse o escritório do Conselho de Supervisores de São Francisco à CNN.

“Pode haver uma circunstância extraordinária em que, em uma emergência virtualmente inimaginável, eles podem querer usar força letal para impedir, em alguma situação horrível, que alguém cause mais danos”, disse o supervisor Aaron Peskin na reunião do conselho.

Mas os supervisores Dean Preston, Hillary Ronen e Shamann Walton votaram contra a política.

“Existe um sério potencial de uso indevido e abuso dessa tecnologia de nível militar e nenhuma demonstração de necessidade”, disse Preston na reunião.

Por fim, o conselho adotou uma emenda durante a reunião exigindo que um dos dois líderes do alto escalão do Departamento de Polícia de São Francisco autorizasse qualquer uso de um robô para força letal.

A CNN entrou em contato com o Conselho de Supervisores para obter uma cópia da ata da reunião. O porta-voz da polícia, Robert Rueca, disse ao Washington Post que o departamento tem uma frota de robôs e não planeja equipá-los com armas de fogo. Mas ele disse que cargas explosivas podem ser adicionadas aos robôs para violar estruturas fortificadas, ou os robôs podem ser implantados para “contatar, incapacitar ou desorientar” um suspeito perigoso sem arriscar a vida de um policial. Em uma entrevista na quarta-feira à CNN, o chefe da polícia de São Francisco, Bill Scott, enfatizou que a função letal dos robôs só seria usada em circunstâncias extremas.

“Esses robôs seriam o último recurso”, disse ele. “Se algum dia tivermos que exercer essa opção, isso significa que vidas, vidas inocentes, já foram perdidas, ou na balança, e esta seria a única opção para neutralizar essa pessoa colocando essas vidas em risco, ou a pessoa que tem tirou aquelas vidas.”

Leia também - Bernard Madoff e a Maior Fraude Financeira da História

Os robôs são operados remotamente por oficiais com treinamento especializado, disse Scott. “Nossos oficiais treinados para operar esses robôs são muito bem treinados e muito habilidosos no que fazem”, explicou. Os robôs “não são autônomos” nem “pré-programados”, acrescentou. A portaria aprovada pelo conselho de supervisores especifica que apenas os oficiais com o posto de vice, subchefe ou chefe de polícia poderão autorizar a força letal usando os robôs, de acordo com Scott.

“Só quero reiterar e enfatizar novamente que o equipamento já está em nossa posse”, disse ele sobre os robôs. “Nunca tivemos que usá-lo dessa maneira e espero que nunca precisemos usá-lo dessa maneira. Mas precisamos da opção de poder salvar vidas caso tenhamos esse tipo de tragédia em nossa cidade.”

Scott disse que a tecnologia pode ser particularmente útil para prender suspeitos de tiroteios em massa sem colocar a vida dos policiais em perigo.

“Esses eventos, esses assassinatos em massa, são muito comuns”, disse ele. “E Deus me livre de acontecer um aqui, só precisamos dar aos nossos oficiais as ferramentas para fazerem seu trabalho.”

Scott fez referência a uma lei estadual aprovada em 2021 que exige que os departamentos de polícia busquem a aprovação dos órgãos governamentais que os supervisionam antes de arrecadar fundos, adquirir ou usar equipamentos militares.

“O que estamos fazendo e o que tentamos fazer por lei é ser transparente sobre como poderíamos usar esse equipamento”, disse ele. “Não queremos que seja segredo para ninguém. Nós não temos nada a esconder."

Foi amplamente divulgado que o primeiro exemplo conhecido de aplicação da lei dos EUA usando um robô para empregar força letal foi em 2016, quando a polícia de Dallas matou um suspeito armado acusado de atirar fatalmente em cinco policiais ao detonar um dispositivo explosivo colocado em um robô do esquadrão antibomba. encaminhado para o local onde o suspeito se refugiou.

Fonte: https://edition.cnn.com