HISTÓRIA E CULTURA

Reino Unido e EUA buscam uma nova ordem mundial para compartilhamento de dados e privacidade transfronteiriços

reinounidoordem112/09/2021 - Autoridades dos EUA e do Reino Unido sinalizaram a intenção de moldar juntos uma nova ordem mundial para o compartilhamento de dados entre fronteiras. A secretária de Comércio Internacional Anne-Marie Trevelyan e Nadine Dorries, secretária de Estado para Digital, Cultura, Mídia e Esporte, reuniram-se com a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, para manter discussões sobre fluxos de dados transfronteiriços, cadeias de suprimentos e tarifas.

Uma declaração conjunta divulgada por Raimondo e Dorries na quarta-feira disse que os dois países se comprometeram novamente a “promover o uso confiável e a troca de dados além das fronteiras” e planejam colaborar no design e na criação de ferramentas de última geração que moldam novas normas globais sobre uso de dados.

As duas nações querem um regime que "promova e avance a interoperabilidade entre diferentes estruturas de proteção de dados, facilitando os fluxos de dados transfronteiriços enquanto mantém altos padrões de proteção e confiança de dados".

A dupla também gostaria de trabalhar com “parceiros afins” e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para construir confiança nas formas como seus governos acessam informações relacionadas à segurança pública, segurança nacional e aplicação da lei.

Dorries anunciou mais tarde que o Reino Unido e os EUA estavam se associando em um desafio projetado para superar os desafios técnicos e de adoção relacionados à tecnologia de aprimoramento da privacidade (PET).

“De todas as tecnologias de afirmação da democracia, estamos particularmente interessados naquelas que podem nos ajudar a usar dados pessoais ou confidenciais de forma responsável”, disse Dorries em um discurso para o Summit for Democracy.

Em seu discurso, Dorries traçou paralelos entre a Cúpula para a Democracia - um evento que o governo Biden convocou esta semana - e o Future Tech Forum realizado menos de duas semanas antes, onde o secretário do Reino Unido assinou três memorandos de entendimento relacionados ao comércio digital (MOUs) com Cingapura. Durante o Future Tech Forum, Dorries também exaltou as virtudes da nova Digital Trade Network (DTN) do Reino Unido, um programa piloto de três anos projetado para apoiar empresas do Reino Unido que desejam crescer digitalmente na Ásia-Pacífico.

Embora Dorries se concentrasse no fluxo de dados e nos acordos de comércio digital, não era a única coisa na agenda. Raimondo e Trevelyan concentraram seus esforços em aço e alumínio, seu excesso de capacidade global e preocupações relacionadas às tarifas dos EUA e às contramedidas do Reino Unido.

A dupla também acenou com a cabeça com entusiasmo sobre a cooperação em tecnologia limpa para descarbonização, embora nenhum item de ação tenha sido revelado, pelo menos ao público. 

Fonte: https://www.theregister.com