RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

PROJETO VÊNUS - Parte 2

venustopo2TIMES INTERDISCIPLINARES DE PROFISSIONAIS - Qual o enfoque dos profissionais que conduzirão essa nova sociedade? Nós temos a habilidade e conhecimento para aplicar times interdisciplinares aos problemas. No entanto, apenas em tempos de guerra e emergências nacionais nós alocamos esses times para ajudar a encontrar uma solução para problemas sociais. Se mobilizarmos os mesmos recursos para os problemas sociais como fazemos em tempos de guerra, efeitos benéficos em grande escala podem ser alcançados em um curto período de tempo.

Isso pode ser facilmente alcançado utilizando muitas de nossas universidades para formação de pessoal para melhor determinar os métodos alternativos para resolver esses problemas. Este caminho pode ser uma importante fase inicial para definir os parâmetros do futuro de toda civilização.

O processo de alterações sociais deve permitir a mudança de condições para continuamente atualizar os parâmetros do projeto e para a infusão de novas tecnologias em uma cultura emergente. Times projetistas utilizando computadores socialmente integrados podem ser automaticamente informados sobre qualquer mudança.


DESCONSTRUÇÃO DE LEIS INÚTEIS E INEFICAZES


Como o uso de leis pode ser eliminado?


Nos dias de hoje nós tentamos controlar o comportamento humano estabelecendo leis ou sinalizando ameaças sem fazer nenhuma mudança nas condições físicas do ambiente, que são responsáveis pelo comportamento aberrante. Quando os recursos da Terra forem entendidos como uma herança comum a todos, leis irrelevantes e contratos sociais desaparecerão.

Numa economia baseada em recursos, a responsabilidade social não será uma função de leis artificiais ou de força. Proteções contra o abuso poderão ser projetadas como integrantes do ambiente. Um exemplo disso é a proposta de cidades onde pessoas terão o acesso livre a recursos sem uso de débito. Isto eliminaria o roubo. Tais medidas não se tratam de leis para prevenir e punir abusos. Ao contrário, são meios de eliminar falhas na construção social, eliminando assim a necessidade de leis.

Nós estamos propondo acabar com os sistemas que causam corrupção e sofrimento humano em primeiro lugar. Numa cidade com transporte limpo e seguro não precisamos de polícia para monitorar a velocidade, semáforos ou aplicar multas.

Outros exemplos são a água e o ar. Embora ambos sejam fundamentais para a sobrevivência de todos nós, não existem leis regulando a quantidade de respirações por hora e goles de água que possamos usufruir, pois temos uma enorme abundância destes recursos.


INEFICÁCIA DO SISTEMA DE GOVERNO


Não precisamos apenas de pessoas decentes no governo?

 

venus6


Não é suficiente criticar, mostrar os defeitos da sociedade ou dizer que precisamos eleger pessoas honestas e de elevado caráter para o executivo. Isso faria pouca diferença no avanço da civilização. O que é necessário é o gerenciamento inteligente dos recursos mundiais, uma organização compreensiva e funcional do ambiente e dos interesses sociais que estejam em perfeita sintonia com os recursos existentes e com a capacidade do nosso planeta. Mesmo com a eleição de homens e mulheres de impecável moral em nosso governo, sem recursos disponíveis e tecnologia avançada, guerra, pobreza e corrupção prevalecerão não importa a quantidade de leis aprovadas ou tratados assinados. Não é a democracia que elevou nosso padrão de vida, são nossos recursos, água, terra arável, e novas tecnologias. Retórica e proclamações em papéis são irrelevantes no gerenciamento de assuntos humanos e sociais.


PESSOAS MOTIVADAS PELO DINHEIRO PREOCUPAM!


Preocupo-me com pessoas que tenham o dinheiro como principal motivação. Por exemplo, se essa for a motivação de um médico ao invés da vontade de resolver problemas no campo da medicina e saúde para melhorar a vida das pessoas, para muitos e para mim o trabalho dele não seria muito confiável. É um tremendo mito perpetuado no sistema monetário de que as pessoas são motivadas a maior parte das vezes por dinheiro para realizar e produzir. Poderia dar infinitos exemplos de pessoas que lutaram, estudaram, criaram, e triunfaram sem a necessidade do dinheiro como recompensa, existem muitas recompensas mais significantes do que o dinheiro. Ele depende do sistema de valores que é condicionado e a cultura da qual cresceu para reforçar o que é tido como recompensa.


PADRÕES INADEQUADOS REFORÇADOS PELA EDUCAÇÃO


A partir do livro "Looking Forward", de Jacque Fresco:

"Quando pouco se sabia sobre a antropologia cultural, sociologia e psicologia, parecia bastante válido para resistir às reformas propostas dizendo que "não vai funcionar, é contra a natureza humana." É difícil para muitas pessoas apreciar o fato de que o que chamam de "natureza humana" simplesmente não existe. Pessoas são como espelhos que refletem amplamente seus arredores. Se as pessoas viessem ao mundo com uma "natureza" fixa que consiste em respostas automáticas, a civilização seria impraticável. Como as formigas, iríamos viver a nossa vida em padrões que são modificados, mas muito pouco com o passar do tempo. A diferença maravilhosa sobre nossa existência é que viemos a este mundo com a máxima flexibilidade."

De "The Best That Money Can't Buy", Página 89, por Jacque Fresco:

"Intolerância, racismo, nacionalismo, inveja, superstição, ganância e egoísmo são todos padrões de comportamento que aprendemos e que são reforçados pela nossa educação. Esses padrões de comportamento não são traços humanos herdados ou da "natureza humana", como a maioria das pessoas tem sido ensinadas a acreditar. Se o ambiente permanece inalterado, um comportamento semelhante irá reaparecer. Nós chegamos ao mundo como um folha em branco.


COMPORTAMENTO CONSTRUTIVO

 

venus45a

 


Na análise final, qualquer julgamento quanto a comportamentos humanos indesejáveis não serve para nada sem uma tentativa de alterar o ambiente que os criam. Em uma sociedade que oferece a maioria das necessidades humanas, o comportamento construtivo seria encorajado e as pessoas que têm dificuldade para integrar à comunidade receberiam ajudada ao invés de serem presos.

Funcionalidade moral é a capacidade de fornecer um processo de modo a atingir um ambiente sustentável para todas as pessoas. Com isso, queremos dizer que pretendemos proporcionar ar puro e água limpa, bens e serviços e um ambiente saudável e inovador que é emocional e intelectualmente gratificante. É difícil conceber quaisquer soluções que sirvam ao interesse da maioria em um sistema monetário. Nada disso pode ser realizado sem uma ampla remodelação do nosso sistema social e eventual substituição do sistema monetário por uma economia baseada em recursos.


ENSINO, COOPERAÇÃO E SAÚDE


Como são desenvolvidos o ensino, a cooperação e a saúde dentro do sistema?


Se nós quisermos que as crianças alcancem relacionamentos positivos e construtivos entre si e que venham a se tornar membros de uma sociedade, precisamos projetar um modo em que o ambiente estimule tal comportamento. Por exemplo, quando crianças querem aprender como montar um pequeno carro a motor, o projetista solicita que quatro crianças levantem o carrinho enquanto outras duas prendem os pneus. O resto do carro é montado de modo similar, necessitando de ajuda e cooperação de todos para que ele esteja pronto para o uso. Este modo mais construtivo de educação traz aos estudantes as vantagens da cooperação.

Os exercícios em nossas escolas não serão compulsórios, monótonos nem competitivos, serão integrados diretamente na experiência de sala de aula. Por exemplo, uma aparelho que as crianças gostam pode estar localizado em um morro no meio de um lago. Para chegar lá, elas terão que remar um bote e então escalar um morro. Isso desenvolve o exercício físico e também um senso de empreendimento, além de ser bom para a saúde mental.


CIÊNCIA E TECNOLOGIA A SERVIÇO DA VIDA


Se você não conseguir compreender o significado, considere o seguinte: quando os estados se uniram as milícias desapareceram das fronteiras e os Americanos estavam livres de disputas territoriais. Este mesmo processo pode ser aplicado globalmente onde todas as ciências e tecnologias são utilizadas para o benefício de todos os habitantes da Terra. Estes conceitos são baseados em anos de dados acumulados. Se falharmos em nosso pensamento e nos conformar com as instituições sociais estabelecidas, outros irão pensar por nós. Penso também no sistema de incentivos, mas não no sentido centralizado e egocêntrico perpetuado pelas nossas instituições baseadas em dinheiro.

Estamos aqui como um produto da evolução. A resposta científica não é uma questão de "por que estamos aqui", é "quais são os processos que geram diferentes formas de vida?". Também discutimos isso no livro "O Melhor que o dinheiro não pode comprar", por Jacque Fresco, principalmente na página 19 no capítulo "Da Superstição à ciência". Todos fomos criados "treinados, adestrados" acreditando que as pessoas são inspiradas por recompensas ou dinheiro.


FIM DOS TRABALHOS CHATOS E MONÓTONOS


Trabalhos monótonos e perigosos irão inevitavelmente desaparecer com o avanço da tecnologia. Pessoas numa economia baseada em recursos terão a oportunidade de estudar, viajar, trabalhar para ajudar outros, projetar, criar, etc. - ou trabalhar com artes ou ciências - se desejarem. Eu acho triste quando pessoas perguntam, "O que as pessoas vão fazer?". Seus cérebros foram tão achatados que eles não têm outras opções na vida a não ser o trabalho e, na maioria dos casos, um do qual elas não gostam. Crianças, quando jovens, são curiosas sobre tudo e se encorajadas elas podem ter um grande leque de interesses e habilidades. Nossa cultura faz um trabalho excelente em limitar os interesses, oportunidades e habilidades das pessoas e ela os condiciona a serem preguiçosos. As pessoas não nascem desse jeito como também não nascem com intolerância, ódio e preconceito. Estamos cientes de que é o ambiente que forma as pessoas e se a cultura não for alterada, teremos pouca mudança no comportamento humano.


INCENTIVO E MOTIVAÇÃO


Num sistema onde tudo é disponível sem uma etiqueta de preço, o incentivo acabaria?


O sistema de livre-comércio realmente cria incentivo, no entanto ele também fomenta a corrupção, o roubo e a cobiça. Nosso objetivo é encorajar um novo sistema de incentivo não mais centralizado em objetivos como o acúmulo de riquezas, propriedades e poder. Hoje, barreiras financeiras colocam enormes limitações em inovação, criatividade individual e incentivos pessoais. No Projeto Venus, dinheiro não será necessário para ajudar alguém a criar ou realizar algo, pois instalações serão feitas para atender as necessidades de todos. Nós defendemos que todas as pessoas tenham acesso a todos os produtos e serviços, cuidados médicos, educação, abrigo, alimentos etc.

Não é o bastante prover as necessidades da vida apenas. Sentimos que nossas propostas irão gerar um novo sistema de incentivo. Seres humanos precisam de desafios para que possam evoluir intelectualmente e manter um alto nível de curiosidade e uma necessidade de superar carências. O tipo de educação que defendemos é o uso inteligente dos recursos existentes e a proteção do meio ambiente.

O pior do sistema de livre comércio é o desperdício de vida de muitas pessoas – jovens atrás de balcões em lojas esperando por uma venda, homens e mulheres trabalhando em indústrias usando o mínimo de suas capacidades mentais. Nas escolas do futuro as pessoas irão aprender como se relacionar com outros de maneira inteligente, cooperar e compartilhar idéias que ajudem a tornar o mundo um lugar muito melhor e não desperdiçar recursos em guerras e despesas militares.


MAIS TEMPO PARA A FAMÍLIA E LAZER


A energia também pode ser conservada no carregamento e descarregamento de materiais em sistemas de transporte. Por exemplo, em vez de descarregar contêineres de carga separados, uma seção inteira será liberada de um navio de carga e substituída por outra de modo que o navio não perca tempo na doca de carregamento. O mesmo método pode ser aplicado para trens e aviões. Haverá um compartimento de passageiros e bagagens que podem ser desconectados do avião ou trem enquanto um novo compartimento é carregado, tornando o transporte mais eficaz, conservando tempo e energia. Todos os veículos serão operados eletronicamente.

Em uma sociedade cibernética as pessoas terão mais tempo para os interesses individuais como voltar a estudar, trabalhar em artes, ciências, viajar, etc. Haverá muitas opções para explorar, estudar, desfrutar e participar.

Profissões que não contribuiem para sociedade como banqueiros, seguradoras, publicidade, marketing, vendas, militares, advogados, bolsa de valores, etc, irão evoluir para atividades que são mais úteis.


ALTO PADRÃO DE VIDA PARA TODOS!


Um alto padrão de vida significa que todos os membros da sociedade terão acesso as suas necessidades de suporte a vida – cuidados médicos, educação, alimentos, vestimentas, habitação, entretenimento, lazer e mais. O trabalho humano pode ser reduzido consideravelmente até que seja completamente eliminado. Eliminando obsolescência planejada e a replicação dos mesmos produtos por diferentes fabricantes e superando a necessidade de propaganda, vendedores, advogados, banqueiros e todas as outras profissões não produtivas, poderemos oferecer muito mais bens e serviços para todas as pessoas. A classe média de hoje vive melhor do que todos os reis do passado. Em uma economia baseada em recursos, onde o objetivo principal da ciência e tecnologias inovadoras é direcionado para um alto padrão de vida para todos, nosso estilo de vida pode superar qualquer coisa imaginada hoje.


ECONOMIA BASEADA EM RECURSOS


O que você considera um "padrão de vida elevado" ao qual todos no mundo tem direito? E quem decidirá isso?

Em uma economia baseada em recursos muitas das carências que temos hoje podem ser facilmente superadas pela engenhosidade tecnológica e redução de resíduos. Por exemplo, poderíamos usar uma forma de condensação evaporativa em todas as áreas onde há falta de água. Poderíamos dispor de canais do mar até a terra e cobrir estes canais com caixas transparentes. Isto seria usado na dessalinização evaporativa. No estado da Flórida temos perto de 50 watts por metro quadrado, que não são aproveitados no momento por concentradores de energia solar. Todas as rodovias, estacionamentos e telhados nas novas cidades seriam usados para aquecer água conforme a necessidade da comunidade sem precisar queimar combustíveis fósseis. Usando energia geotérmica (calor natural da terra), poderíamos abastecer a sociedade mundial pelos próximos mil anos, mas isto não é explorado. Existe também a energia das ondas, entre muitas outras fontes de energia. Nunca foi dada a ciência a missão de produzir energia em abundância em beneficio de todas as pessoas da terra.


A FAMÍLIA NUMA SOCIEDADE BASEADA EM RECURSOS


Qual o papel da família?


Atualmente maridos e esposas trabalham. A economia monetária está desconstituindo o seio familiar e o cuidado às crianças. Os pais tem pouco tempo para passar com seus filhos e sofrem constante stress por ter que pagar por remédios, seguros, educação e um estilo de vida cada vez mais caro.

Neste aspecto, esta nova civilização pode trazer grandes benefícios. Menos tempo com trabalho darão a oportunidade dos membros da família passarem mais tempo uns com os outros. O livre acesso aos bens e serviços farão do lar um lugar agradável, sem o stress econômico que traz tanto sofrimento à família.

As pessoas serão mais felizes neste tipo de sociedade? Talvez não seja felicidade o que procuramos. Felicidade é um conceito relativo à individualidade de cada um, existem infinitas maneiras de se alcançar este estado de espírito. Nós procuramos criar uma sociedade onde as pessoas sejam livres para escolher seu estilo de vida, atividades, desenvolver seus potenciais e perseguir sonhos sem a intervenção de um governo ou restrições financeiras.

Uma economia baseada em recursos providenciaria centros de arte, de música, de cinema, etc. e a oportunidade de pessoas retornarem a um ambiente educacional, permitindo que elas busquem seus interesses. Embora possamos nos sentir economicamente seguros, ainda enfrentaremos grandes desafios que nos incentivarão a usar nossa inteligência e criatividade.

PARTE 3