RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Milhares de batismos invalidados pelo uso de uma palavra errada pelo padre

batismos2316/02/2022 - Priest em Phoenix, Arizona, renuncia depois de usar erroneamente a frase 'nós batizamos você' em vez de 'eu batizo você' por anos. Milhares de batismos em uma igreja católica no Arizona foram invalidados porque um padre usou as palavras erradas ao realizar a cerimônia. O padre Andres Arango renunciou à igreja paroquial de São Gregório em Phoenix no início deste mês, depois que os líderes da diocese descobriram que ele havia usado erroneamente a frase “nós batizamos você” em vez de “eu batizo você” por anos. Seu erro significa que inúmeros batismos – um requisito irrevogável para a salvação na teologia católica – terão que ser ...

realizados novamente. E alguns fiéis podem descobrir que seus casamentos não são reconhecidos. “Um batismo inválido … invalida quaisquer sacramentos subsequentes, especialmente confirmação, casamento e ordens sagradas”, disse a diocese de Phoenix em uma página da web destinada a responder às perguntas dos paroquianos. Ao anunciar a renúncia do padre, o bispo de Phoenix, Thomas Olmsted, pediu aos fiéis que “se juntem a mim na oração pelo padre Andrés e por todos aqueles que serão impactados por esta situação infeliz”. O contrito padre Arango, por sua vez, buscou perdão em sua própria mensagem aos fiéis.

“Me entristece saber que realizei batismos inválidos durante todo o meu ministério como padre, usando regularmente uma fórmula incorreta”, escreveu ele.

“Lamento profundamente meu erro e como isso afetou inúmeras pessoas em sua paróquia e em outros lugares”, acrescentando que ele permaneceria sacerdote e “dedicaria minha energia e ministério em tempo integral para ajudar a remediar isso e curar os afetados”.

A fonte do conhecimento sobre o assunto é a congregação do Vaticano para a doutrina da fé em 2020, que, além de declarar as vacinas Covid-19 “moralmente aceitáveis”, também explicou as palavras corretas que precisavam ser usadas durante os batismos.

A congregação “afirma que os batismos administrados com fórmulas modificadas são inválidos, incluindo: ‘Nós vos batizamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’”, anunciou o Vaticano. A declaração foi considerada necessária após perguntas sobre se tal frase significava que três entidades sagradas separadas estavam envolvidas nos batismos, ou apenas uma.

“O problema de usar 'nós' é que não é a comunidade que batiza uma pessoa, mas sim Cristo, e somente Ele, que preside a todos os sacramentos, então é Cristo Jesus quem batiza”, escreveu Olmsted. em uma mensagem postada no site da Diocese de Phoenix.

Propaganda

“Não creio que o padre Andrés tivesse a intenção de prejudicar os fiéis ou privá-los da graça do batismo e dos sacramentos. Em nome de nossa igreja local, também lamento sinceramente que esse erro tenha resultado na interrupção da vida sacramental de vários fiéis”.

Ele disse que a determinação foi feita “após um estudo cuidadoso por funcionários diocesanos” e consulta com líderes católicos em Roma. Arango, que nasceu no Brasil, tornou-se padre em 1995 e mudou-se para os EUA em 2001, trabalhando em uma igreja na Califórnia, depois em três na área de Phoenix, mais recentemente em St Gregory. O site da diocese de Phoenix inclui um formulário para se registrar para um novo batismo, e um porta-voz disse que vários fiéis já aproveitaram. Todos os batismos realizados após 17 de junho do ano passado, quando o erro foi descoberto, são considerados válidos, acrescenta a diocese.

Mas quem se casou depois de ser batizado por Arango deve ligar urgentemente para a diocese.

“Se seu batismo foi inválido e você recebeu outros sacramentos, pode ser necessário repetir alguns ou todos esses sacramentos depois de ser validamente batizado também”, afirma o site.

Fonte: https://www.theguardian.com/