RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

O clero francês abusou sexualmente de mais de 200.000 crianças desde 1950, revela investigação

vaticasex1a10/05/2021 - A Igreja Católica mostrou 'indiferença profunda, total e até cruel por anos', diz chefe da comissão. O clero francês abusou sexualmente de mais de 200.000 crianças nos últimos 70 anos, segundo uma grande investigação divulgada na terça-feira, e seus autores acusaram a Igreja Católica de fechar os olhos por muito tempo. A igreja mostrou "indiferença profunda, total e até cruel por anos", protegendo a si mesma e não às vítimas do que era um abuso sistêmico, disse Jean-Marc Sauvé, chefe da comissão que compilou o relatório. A maioria das vítimas eram meninos, disse ele, muitos deles com idades entre 10 e 13 anos. “Diante desse flagelo, por muito tempo a reação imediata da Igreja Católica foi proteger-se como instituição e demonstrou total, até cruel, indiferença para com aqueles que sofreram abusos”, disse o relatório.

Último escândalo

As revelações, que mostraram que o problema na França era mais difundido do que se pensava anteriormente, foram as últimas a abalar a Igreja Católica Romana, após uma série de escândalos de abuso sexual em todo o mundo, muitas vezes envolvendo crianças. O Papa Francisco expressou gratidão às vítimas por terem a coragem de se apresentar.

"Em primeiro lugar, seus pensamentos vão para as vítimas, com grande pesar, por seus ferimentos", disse um comunicado do Vaticano.

"[Seus pensamentos vão para] a Igreja da França, para que, na consciência dessa terrível realidade ... ela possa embarcar em um caminho de redenção".

O chefe da Conferência dos Bispos da França, Éric de Moulins-Beaufort, disse que a Igreja estava envergonhada. Ele pediu perdão e prometeu agir. A comissão foi estabelecida por bispos católicos na França no final de 2018 para esclarecer os abusos e restaurar a confiança do público na Igreja em um momento de diminuição das congregações. Tem trabalhado independentemente da igreja. Sauvé disse que o problema ainda estava lá. Ele acrescentou que a igreja, até os anos 2000, mostrou total indiferença às vítimas e que só começou a realmente mudar sua atitude em 2015-2016.

Igreja pede reforma

Os ensinamentos da Igreja Católica sobre assuntos como sexualidade, obediência e santidade do sacerdócio ajudaram a criar pontos cegos que permitiram que o abuso sexual por parte do clero acontecesse, disse Sauvé, observando que a Igreja precisa reformar a maneira como aborda essas questões para reconstruir a confiança com sociedade. A igreja deve assumir a responsabilidade pelo que aconteceu, disse a comissão, e garantir que os relatos de abuso sejam transmitidos às autoridades judiciais.

Deve também proporcionar às vítimas uma compensação financeira adequada, "que, apesar de não ser suficiente [para enfrentar o trauma do abuso sexual], é indispensável, pois completa o processo de reconhecimento". O auge do abuso ocorreu entre 1950 e 1970, disse a comissão em seu relatório, com um aparente ressurgimento de casos no início dos anos 1990.

Muitos casos estão cobertos pelo estatuto de limitações, mas os promotores estaduais foram alertados para casos mais recentes e a comissão enfatizou que a igreja deve fornecer compensação, independentemente de quando uma ofensa foi cometida.

Acrescentou uma lista de recomendações que incluíam a verificação sistemática dos antecedentes criminais de qualquer pessoa designada pela Igreja para estar em contato regular com crianças ou pessoas vulneráveis ​​e fornecer aos padres treinamento adequado. Sauvé disse que a própria comissão identificou cerca de 2.700 vítimas por meio de um pedido de depoimento, e milhares mais foram encontradas em arquivos.

Mas um amplo estudo realizado por grupos de pesquisa e pesquisas estimou que houve cerca de 216.000 vítimas, e o número pode subir para 330.000 ao incluir o abuso por membros leigos. Sauvé disse que a escala não tem precedentes, com a maioria das outras investigações de abusos sexuais da Igreja Católica concentrando-se em vítimas identificadas individualmente. Houve cerca de 2.900-3.200 pedófilos suspeitos na igreja francesa nos últimos 70 anos, disse ele.

'Desgraça à nossa humanidade'

François Devaux, vítima de abuso na igreja e fundador da associação de vítimas La Parole Libérée, disse aos representantes da igreja na apresentação do relatório: "Vocês são uma vergonha para a nossa humanidade.

"Neste inferno houve crimes em massa abomináveis... mas houve ainda pior, traição de confiança, traição de moral, traição de crianças."

Ele acusou a igreja de covardia e agradeceu à comissão, dizendo que o relatório seria um ponto de virada: "Você finalmente traz às vítimas um reconhecimento institucional da responsabilidade da igreja". As descobertas francesas vêm um ano depois que a Grã-Bretanha disse que a Igreja Católica recebeu mais de 900 queixas envolvendo mais de 3.000 casos de abuso sexual infantil na Inglaterra e no País de Gales entre 1970 e 2015, e que houve mais de 100 denúncias por ano desde 2016.

Em junho, o Papa Francisco disse que a crise de abuso sexual da Igreja Católica era uma "catástrofe" mundial. Desde sua eleição em 2013, ele tomou uma série de medidas destinadas a acabar com o abuso sexual de menores por clérigos. Este ano, ele emitiu a mais extensa revisão da lei da Igreja Católica em quatro décadas, insistindo que os bispos tomem medidas contra clérigos que abusam de menores e adultos vulneráveis. Mas os críticos acusam Francisco de responder muito lentamente aos escândalos de abuso sexual, de não ter empatia com as vítimas e de acreditar cegamente na palavra de seus colegas do clero.

Fonte: https://www.cbc.ca/