RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Revolução Financeira no Vaticano: Papa Unifica Fundos sob Controle do Banco Vaticano

granavati123/08/2022 - "O Papa Francisco emitiu hoje (23) um documento afirmando que o Instituto para as Obras de Religião (IOR), mais conhecido como Banco do Vaticano, será, a partir de 1º de setembro, o único responsável pela gestão de todas as atividades financeiras e ativos líquidos da Santa Sé, incluindo todos os dicastérios, escritórios e organismos vinculados a ela. O Rescriptum ex audientia foi divulgado após uma audiência concedida ao secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, na segunda-feira (22).

Por meio deste documento, o Papa esclarece que o artigo 219, parágrafo 3, da constituição apostólica Praedicate Evangelium, deve ser interpretado de forma a atribuir a exclusiva responsabilidade ao Instituto das Obras de Religião pela gestão de bens e custódia do patrimônio móvel da Santa Sé e suas instituições relacionadas. Por conseguinte, o Papa Francisco determina que 'a Santa Sé e as instituições associadas a ela que possuam atividades financeiras e ativos líquidos, independentemente de sua forma de manutenção em outras instituições financeiras que não sejam o IOR, devem informar o IOR e transferi-los para o mesmo o mais rapidamente possível, dentro de um prazo de 30 dias a partir de 1º de setembro de 2022'.

Esta decisão entrará em vigor imediatamente após sua publicação no jornal diário da Santa Sé, L'Osservatore Romano. Além disso, o documento ressalta que ações anteriores que não estejam em conformidade devem ser ajustadas de acordo com estas instruções. O Instituto para as Obras da Religião (IOR) divulgou seu relatório anual em 7 de junho, indicando um lucro líquido de 18,1 milhões de euros em 2021. Esse lucro é inferior aos 44 milhões de euros em 2020 e 46 milhões de euros em 2019, sugerindo uma perda de clientes nos últimos anos.

Conforme informado no site oficial do IOR, a missão do Instituto é atender à Igreja Católica em todas as suas manifestações (Santa Sé, entidades vinculadas, ordens religiosas, instituições católicas, clero, corpo diplomático credenciado e funcionários da Santa Sé), por meio da guarda e administração dos bens confiados e fornecendo serviços de pagamento especializados em escala global."

REFERENCIAS:  YOUTUBE

                         VEJA

                         AGENCIA BRASIL

                         UOL