O desemprego tem aumentado e não há nada que possamos fazer. É uma realidade que bate à nossa porta, levando as pessoas à um futuro sombrio. Estamos vivendo a QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Há cerca de um ano atrás entrei em um restaurante na encantadora cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Na ponta da mesa do Buffet por quilo havia uma balança sozinha, sem nenhum funcionário. Junto à balança, havia um pequeno cartaz com instruções para colocar o prato e retirar o ticket informando o peso e o valor a ser pago. Alguns podem dizer que não é novidade, mas foi a primeira vez que vi e pensei comigo mesmo: “- uma pequena máquina substituiu uma pessoa”. Hoje vivemos tempos em que as máquinas não substituem apenas um funcionário, mas também o seu posto de trabalho. As máquinas vieram para ficar. Imagine um funcionário que trabalhe 24 horas por dia, sem descansar nos finais de semana, sem salário, férias ou assistência médica e que não entre com uma ação trabalhista. É o sonho de qualquer empresa. E este sonho está a cada dia se tornando realidade.