VERDADES INCONVENIENTES

Pfizer planeja vender sua vacina contra a covid com uma margem de lucro de 10.000% em 2023

pfizerpreço128/10/2022, por Annalisa Merelli - A Pfizer chegará a cobrar até US$ 130 pelo Comirnaty, cuja produção custa cerca de US$ 1,18 por dose. Há mais de dois anos, o governo dos EUA compra todas as vacinas contra a covid administradas no país, no que se tornou a maior campanha pública de vacinação da história americana. Essas compras incluíram mais de 500 milhões de doses da Pfizer. Os primeiros 100 milhões custam cerca de US$ 20 a dose, graças a um acordo anterior no qual o governo dos EUA investiu US$ 1,95 bilhão na produção de vacinas.

As doses restantes foram compradas por cerca de US$ 30 cada.

Mas assim que os suprimentos do governo dos EUA acabarem (provavelmente no primeiro trimestre de 2023) e as vacinas e terapias contra a covid forem movidas para plataformas comerciais de saúde, a Pfizer poderá aumentar o preço de suas injeções.

A empresa anunciou em 20 de outubro que pretende vender a vacina contra a covid, comercializada sob a marca Comirnaty, por US$ 110 a US$ 130 a dose. Isso é cerca de quatro vezes o preço de venda atual – e 100 vezes o custo estimado de fabricação da vacina.

Custa cerca de US$ 1,18 para produzir um frasco de vacina

De acordo com a People's Vaccine Alliance, uma coalizão de mais de 100 organizações que trabalham para acabar com a desigualdade de vacinas, a Pfizer gasta menos de US$ 1,20 para produzir cada dose de vacina. Essa estimativa foi extraída de uma análise conduzida pela organização internacional sem fins lucrativos Oxfam, com base em dados da defesa do consumidor Public Citizen e do Imperial College, em Londres.

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A Pfizer não contestou a estimativa, o que implicaria que o preço de 2023 representaria uma margem de lucro de 10.000% sobre o custo de fabricação. Mas a empresa forneceu uma explicação para o aumento de preço.

Por que a Pfizer está aumentando o preço de sua vacina contra a covid-19

“Existem diferenças importantes entre um modelo de emergência e um modelo tradicional que aumentam os custos de fabricação e distribuição da vacina COVID-19”, disse Pfizer ao Quartz por e-mail. Esses custos, diz a empresa, incluem distribuir por vários canais e pagadores em vez de um, além de produzir as doses em frascos individuais, que podem ser até três vezes mais caros e incorrer em custos de transporte mais altos.

A Pfizer também diz que a expectativa da empresa é que a maioria dos pacientes com seguro privado continue a não arcar com os custos diretos da vacina e que forneça assistência financeira aos pacientes sem seguro para que possam continuar recebendo a vacina gratuitamente.

Fonte: https://qz.com