VERDADES INCONVENIENTES

Robô aspirador tirou foto de mulher no banheiro que foi compartilhada no Facebook

aspiradorrob121/12/2022 - Um robô aspirador iRobot Roomba tirou fotos íntimas de uma mulher no banheiro e de uma criança que foram compartilhadas no Facebook. De acordo com um relatório da MIT Technology Review na segunda-feira, as fotos sensíveis foram tiradas por versões de desenvolvimento dos aspiradores de pó robô da série Roomba J7 da iRobot em 2020. As imagens foram enviadas para a Scale AI, uma startup que contrata trabalhadores de todo o mundo para rotular dados de áudio, foto e vídeo usados para treinar inteligência artificial (IA).

A partir daí, as fotos foram supostamente compartilhadas em grupos privados no Facebook e no aplicativo de bate-papo Discord por funcionários de TI na Venezuela. O MIT Technology Review obteve 15 capturas de tela dessas fotos privadas, que foram postadas em grupos fechados de mídia social. Em uma fotografia comprometedora, uma jovem com uma camiseta lilás está sentada no vaso sanitário, o short puxado até o meio da coxa. O rosto da mulher está bloqueado na imagem principal, mas não está obscurecido na rolagem de fotos abaixo dela.

Em outra imagem, um menino que parece ter oito ou nove anos, e cujo rosto é visível, está deitado de bruços em frente ao eletrodoméstico no chão de um corredor. As outras fotos mostram quartos de casas de pessoas ao redor do mundo. Móveis, decoração e objetos são acompanhados de rótulos como “tv” ou “planta_ou_flor”.

‘Dois milhões de imagens’

Um porta-voz da iRobot, fabricante do Roomba - que a Amazon está adquirindo - confirmou que as imagens foram capturadas por seus dispositivos.

aspiradorrob2
Imagem capturada pelo iRobot Roomba Vacuum mostra criança no chão

A empresa diz que as 15 fotos que acabaram nas redes sociais estavam entre cerca de dois milhões de imagens compartilhadas com o Scale AI. No entanto, o porta-voz da iRobot acrescentou que as fotos foram tiradas por “robôs de desenvolvimento especial com modificações de hardware e software que não estão e nunca estiveram presentes nos produtos de consumo da iRobot para compra”.

O porta-voz acrescentou que os dispositivos foram entregues a “colecionadores e funcionários pagos” que assinaram acordos por escrito reconhecendo que quaisquer dados coletados pelo iRobot, incluindo vídeo, poderiam ser enviados de volta à empresa para fins de treinamento.

A empresa diz que os dispositivos especiais de teste foram marcados com um adesivo que deixava claro que a gravação de vídeo estava em andamento e que aconselhou os participantes do teste a “remover tudo o que considerarem sensível de qualquer espaço em que o robô opere, incluindo crianças”.

A iRobot recusou-se a permitir que o MIT Technology Review visse os acordos de consentimento e não disponibilizou nenhum de seus coletores pagos ou funcionários para discutir sua compreensão dos termos.

aspiradorrob3
Imagem capturada pelo iRobot Roomba Vacuum mostra etiquetas ao redor da sala

Imperfeições

Tanto a iRobot quanto a Scale AI admitem que o compartilhamento de imagens nas mídias sociais violou seus acordos. A Scale AI também diz que os trabalhadores contratados que compartilham as fotos também violaram seus próprios acordos. A iRobot diz que as imagens vieram de seus dispositivos em países como França, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Japão. Funcionários de TI discutiram as imagens no Facebook, Discord e outros grupos online que eles criaram para compartilhar conselhos sobre como lidar com pagamentos e rotular objetos complicados.

Esse processo de gravação e rotulagem de imagens é usado para melhorar a visão computacional de um aspirador de pó robô, o que permite que os dispositivos mapeiem com precisão seus arredores usando câmeras de alta definição e uma série de sensores baseados em laser.

A tecnologia permite que o robô aspirador Roomba determine o tamanho de uma sala, evite obstáculos como móveis e cabos e ajuste sua rotina de limpeza. O incidente revela as falhas em um sistema no qual grandes quantidades de dados são trocadas entre fabricantes de tecnologia e empresas terceirizadas que ajudam a melhorar seus algoritmos de IA. O relatório surge no momento em que a Amazon está trabalhando para fechar um acordo de US$ 1,7 bilhão para comprar a iRobot, levantando questões sobre como as empresas de tecnologia usam e protegem os dados que coletam.

Fonte: https://petapixel.com