Verdades Incovenientes

    Como nasce uma programação !

    imagemCientistas colocaram 5 macacos dentro de um recinto fechado contendo uma escada  em seu centro que levava a um cacho de bananas preso ao teto. Quando 1 dos 5 macacos subia a escada para apanhar as bananas, o grupo que ficava no chão era atingido por um fortíssimo jato de água fria. Com o passar do tempo os macacos observaram que o fato de subir a escada detonava os jatos de água, portanto, o macaco que “tentasse” subir as escadas era fortemente surrado pelos os outros macacos e impedido de subir a escada para não “acionar” o banho! O fato de levar uma surra ao ...

    tentar subir as escadas não estimulava nenhum deles a tentar novamente o feito – então a primeira programação foi instalada. Não se deve “tentar” nada que provoque dor e medo. Esse é o controle desse comportamento. Passado algum tempo do programa já instalado, nenhum macaco ousava subir as escadas, apesar da tentação em alcançar as maravilhosas bananas. Para promover outra atitude em relação a essa programação já instalada, os cientistas substituíram 1 dos 5 macacos e lógico, o novato logo que entrou no recinto correu para subir as escadas para pegar as lindas bananas...Qual o procedimento dos veteranos de guerra? Caíram de cacete no jovem macaco antes que ele tentasse subir as escadas e esse fizesse detonar o jato de água fria. 

    Após várias surras, o jovem “entendeu” que não poderia alcançar as bananas sem sentir dor. Foi instalada a programação. Um segundo macaco foi substituído e o mesmo fato ocorreu – apanhou paca com a ajuda do novato. O novato não sabia porque estava batendo, mas com toda certeza se TODOS estão batendo, é porque ele deve merecer! Um terceiro foi trocado e repetiu-se o fato.

    Um quarto, e finalmente, o último dos 5 macacos do início da experiência, foi substituído sofrendo o mesmo padrão. O incrível nessa experiência é que o grupo de 5 macacos substituídos, mesmo NUNCA tendo levado um jato de água fria se quer, continuavam a repetir os mesmos comportamentos do grupo. 

    macaco1

    Se subir as escadas, apanha! 

    Será que não é assim que levamos nossas vidas? Repetindo ações de um grupo sem questionamentos?

    Não arriscamos a fazer as coisas diferentes do que todos fazem porque “ELES” não nos deixam?

    Temos que aprender através da dor, do medo novos padrões?

    Se pudessemos perguntar a esses macacos porque eles surram os que tentam alcançar as escadas, a resposta seria:

    "Não sei, as coisas sempre foram assim desde que cheguei por aqui”
    Assim nasce uma programação.

    Para sair fora da programação – (fora do Matrix), você precisa querer, ousar, e fazer !!!
    Ouse ser diferente, ouse sair fora da opinião dos outros, ouse pensar diferente, ouse fazer as coisas inconvencionais !


    Rede Aquariana

    Translate

    ptenfrdeitrues