CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Vingança de Giordano Bruno

mikao1O físico Michiu Kaku faz uma interessante palestra no Global Competitiveness Forum (Forum de Competitividade Global), na Arábia Saudita em 2011. Michio Kaku é um físico teórico estadunidense. É professor e co-criador da teoria de campos de corda, um ramo da teoria das cordas. Kaku formou-se como bacharel na Universidade de Harvard em 1968, quando ele foi primeiro em sua turma de física. Palestra: "Hoje eu gostaria que você abrisse sua mente. Abrisse sua mente para a possibilidade de que algum dia nós vamos fazer contato com uma ...

civilização inteligente do espaço que pode estar milhares, milhões de anos a nossa frente em tecnologia. Estamos falando de satélites em órbita: O Kepler, o Corot, novos esforços para identificar planetas gêmeos da Terra no espaço. Nós vamos ter um choque existencial olhando para o céu noturno e nos dando conta de que aqui, aqui e aqui existem planetas gêmeos da Terra. Este é meu próximo livro: A Física do Futuro onde falo sobre o ano de 2100. Deixe-me fazer uma previsão: de que em algum momento na metade desse século é possível que façamos contato com uma civilização inteligente do espaço exterior. E porque eu digo isso? Porque enquanto conversamos, o satélite Kepler e o satélite Corot estão descobrindo centenas de exoplanetas no espaço, 500 ja confirmados até agora. Os primeiros planetas parecidos com a Terra estão agora sendo identificados, talvez eles tenham oceanos líquidos, talvez tenham químicos orgânicos, talvez tenham aminoácidos, talvez eles tenham até vida. Esse é um dos objetivos dos cientistas procurando por sinais de vida no espaço.

ansiedade

Veja Aqui !!!

 

Mas então aa questão é: se acharmos vida microbiana no espaço, isso não é muito interessante. Mas o projeto SETI recebeu muitos investimentos eles podem agora analisar mil vezes mais estrelas do que antes. E o projeto SETI quer descobrir civilizações que se comunicam. Sou um físico. E quando nós físicos procuramos por civilizações alienígenas, nõs não procuramos por homenzinhos verdes: procuramos por energia, consumo de energia. Procuramos por civilizações tipo 1,2 e 3. Uma civilização tipo 1 tem poder sobre um planeta inteiro, eles controlam o clima, os oceanos, eles controlam vulcões, eles controlam terremotos. Buck Rogers, Flash Gordon seriam um exemplo de uma civilização tipo 1, uma "civilização planetária" no espaço. Uma civilização tipo 2 controla a energia de uma estrela, eles brincam com estrelas, eles são imortais. Nada conhecido pela ciência pode destruir uma civilização de tipo 2. Eras glaciais podem ser modificadas meteoros e cometas podem ser defletidos, até a morte de seu sol não é um problema. Eles podem mudar seu planeta de lugar, reacender sua estrela ou simplesmente achar uma estrela nova no espaço. Esta é uma civilização tipo 2.

Um exemplo de civilização tipo 2 vem da ficção científica, A Federação Unida dos Planetas, de Jornada nas estrelas, é baseada numa típica civilização tipo 2. E então temos o tipo 3. Uma civilização tipo 3 é galáctica. Eles controlam a produção energética de toda uma galáxia. Para mim, isso é muito interessante porque uma civilização tipo 3 seria capaz de controlar a energia Planck. A energia Planck é o ponto em que o espaço se torna instável o espaço começa a "ferver" na energia Planck, a energia Planck é um quadrilhão de vezes mais potente que o Grande Colisor de Hádrons (LHC) e talvez portais, "buracos de minhoca", portas, aberturas...talvez para outras dimensões começam a se abrir para uma civilização tipol 3.

Então temos tipo 1 que é planetária, tipo 2 que é estelar e tipo 3 que é galáctica. Mas um dia eu estava em Londres e um menino veio até mim, 10 anos de idade. Ele vem até mim e diz: Professor, você esta errado, Existe o tipo 4. Então olhei para ele, esse peste...e disse: Fique quieto, garoto. Porque vocÊ não vai brincar no trânsito, tem um bom cruzamento ali. E ele continuou me incomodando dizendo..., professor, você esta errado, existe o tipo 4. E eu disse, olha garoto temos planetas, estrelas e galáxias. É isso. Não ha nada mais. Esta são a únicas plataformas para civilizações avançadas. E ele continuou dizendo: Nao, você esta errado, existe o tipo 4...a energia do continuum. E vocÊs fãs de Jornada nas Estrelas sabem que a energia do continuum é habitada pelos "Q". Existe algo além de galático: e isso é a Energia Escura. Existe uma forte de energia além das galáxias, constituuindo 73% de todo o Universo: Energia Escura.

Então a questão é: se começarmos a explorar o espaço, procurando civillizações avançadas. Por que elas não fazem contato, por que elas não aterrisam aqui, na Arábia Saudita, e dizem : Nós viemos em paz! Pense nisso: Se você esta andando pela rua, e vê um formigueiro você vai até as formigas e diz: Eu vos trago bugigangas, trago idéias, energia nuclear. Leve-me a seu líder? Ou talvez você pisa em algumas delas? Talvez nós não sejamos assim tão interessantes. Então me deixe terminar com a seguinte nota: Que lições podemos tirar disso?

Antes de mais nada, isso tem implicações teológicas. Giordano Bruno foi queimado vivo há 400 anos, em 1600, por dizer que há civilizações no espaço. "Porque se for assim", disse a Igreja Católica, "eles tem um papa? Quantos papas há no espaço, mil? um milhão? um bilhão de papas? Quantos santos existem no espaço? A mente borbulha pensando em bilhões de santos, bilhões de papas no espaço. Ao invés de pensar em bilhões de papas eles simplesmente queimaram Giordano Bruno vivo. O que isso significa para nós, o que somos nós? Somos tipo 1, que controla o poder de um planeta? Somos o tipo 2, que controla a energia de uma estrela? Somos o tipo 3, que pode controlar galáxias, através de toda a fábrica do espaço e tempo? Não, nós somos tipo 0 !

Nós conseguimos nossa energia de plantas mortas, óleo e carvão. Mas pegue uma calculadora, quanto tempo iremos levar para nos tornarmos tipo 1? A resposta é: 100 anos. Por volta do ano 2100, nos tornaremos uma civilização tipo 1. E podemos ver o começo disso agora: O que é a internet? A internet é um sistema de telefone tipo 1. Somos privilegiados em estar vivos para ver o nascimento de um sistema de telefone tipo 1. O que é a União Européia? A União Européia é o começo de uma economia tipo 1, porque estamos aqui hoje? EStamos vendo o nascimento de uma economia tipo 1. O que é o futebol? futebol é o começo de esportes tipo 1. Va para a internet, quais são as línguas comuns na internet? Número um, é o inglÊs. Número 2 é o mandarim. Estamos começando a ver o início de um idioma tipo 1. O que é rock"n"roll? O início de uma cultura jovem tipo 1. O que é Channel e Gucci? O início de uma moda tipo 1. Então, deixe-me dizer que nós estamos agora testemunhando a maior transição da história da raça humana. Transição do tipo 0 para o tipo 1.

A geração agora viva é priviliegiada por ver as dores do parto do nascimento de uma nova civilização tipo 1, planetária ! Energia planetária, economia planetária, ambiente planetário. E para concluir gostaria de dedicar meus comentários a Giordano Bruno, que há 400 anos disse que existem planetas no espaço. Toda semana, toda semana, descobrimos um novo planeta orbitando outra estrela. eu chamo isso de "A vingança de Bruno"....Obrigado"